quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

XVI Gala Cantar os Reis em Vila Flor

No dia 10 de Janeiro, realizou-se no Centro Cultural de Vila Flor a XVI Gala Cantar os Reis. Apesar da neve que caia com alguma intensidade, estando as estradas e ruas cobertas de neve os participantes não deixaram de estar presentes levando assim a cabo mais uma Gala dos Reis. O Público também esteve em grande, estando o auditório cheio. Participaram 10 grupos, representando a vila e algumas aldeias do concelho. Foi a primeira vez que assisti à Gala Cantar os Reis, tendo também a minha filha mais velha participado no 8. º Grupo - Grupo Danças e Cantares de Vila Flor. Devido à neve a Gala começou meia hora mais tarde da hora marcada. Às 15:00 horas, Susana Silva e Eulália Moreia deram então início a XVI Gala Cantar os Reis, começando por cantarem uma canção escrita pelo poeta Fernando Silva. De seguida começaram por Apresentar os seguintes grupos:
.
1. º Grupo - Escola de Música Zécthoven:

Eram bastantes jovens participantes no grupo da Escola de Música Zécthoven, estando alguns à volta do auditório e outros em palco, tocando vários instrumentos. O som no inicio não estava nas melhores condições, o que não me permitiu fazer um vídeo com qualidade, decidindo então colocar aqui um postal com algumas imagens do grupo. Apesar do som não estar a seu favor, não deixaram de brilhar, ficando o publico radiante com a sua actuação. Dos restantes grupos fiz um pequeno vídeo por grupo que passo a colocar aqui, estando estes também no YouTube em:

2. º Grupo - Seixo de Manhoses:



3.º Grupo - Vilas Boas (com participantes de Vilas Boas, Ribeirinha e Meireles):




4.º Grupo - Vale Frechoso :




5.º Grupo - Carvalho de Egas:




6.º Grupo - Freixiel:




7.º Grupo - Vieiro:




8.º Grupo - Grupo Danças e Cantares de Vila Flor (1.ª Parte):




8.º Grupo - Grupo Danças e Cantares de Vila Flor (2.ª Parte):


Relativamente a este 8.º Grupo - representado pelo Grupo Danças e Cantares de Vila Flor, tive que dividir o vídeo em duas partes, devido ao seu tamanho. Este Grupo também vai estar presente na Gala dos Reis do dia 16 de Janeiro de 2010, no Teatro Municipal de Bragança às 21:30 horas.

9.º Grupo - Valtorno:

,

.

10.º Grupo - Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor:

.

Este foi o último grupo a actuar, encerrando assim mais uma Gala Cantar os Reis. De seguida deu-se lugar a entrega dos prémios do Concurso de Presépios e do Concurso de Montras, à qual não pude estar presente por motivos pessoais.

Todos os Grupos participantes e organização, estão de parabéns por levarem a cabo mais uma Gala Cantar os Reis, e pelo sucesso que teve. Apesar da neve e do frio que se fazia sentir, o Auditório esteve cheio de espectadores alegrando-se e divertido-se com os cantares e cenários apresentados pelos grupos participantes.

Deixo aqui uma sugestão às restantes aldeias do concelho, que formem grupos e que participem nas próximas Galas Cantar os Reis, que tragam a palco as tradições e cantares dos Reis das suas terras, pois é sempre bom reviver tradições antigas.

1 comentário:

PEREYRA disse...

LUFADA DE AR FRESCO!
De todos os grupos apresentados nos vídeos, aquele que mais me divertiu, a valer, foi o Grupo dos Cinco, da aldeia do Vieiro. Achei-os fora de contexto, e com isso ganharam a minha simpatia, não só pela ousadia e inovação, mas por marcarem a diferença, saindo da rotina e da repetição monótona. Nota-se neles que há vontade de criar qualquer coisa que fuja ao tradicionalismo. Vê-se que não são profissionais, que não estão batidos nestas galas. É de gente assim que virá a renovação do folclore. Preservar tradições, inovando, é o que estes tótós fizeram! Parabéns ao grupo. Mantenham a "pureza" de intenções e atitudes sem recear ombrear a
concorrência de grupos com créditos reconhecidos.