quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Neve em Vila Flor

Hoje, 16 de Dezembro de 2009, a neve chegou a Vila Flor, tal como ao resto do Nordeste Transmontano. Em Vila Flor deve ter começado a nevar por volta das 04:30 horas, pois às três horas não estava a nevar e acordei às cinco da manhã com o barulho de algum granizo que caía misturado com a neve a bater nos vidros da janela do quarto. Fui então à janela e estava a nevar, havendo já um pequeno manto de neve nas ruas. A primeira fotografia foi tirada às 05:10 horas da manhã.

Às 08:00 horas, foi hora de pôr a pé, fui então à varanda e estava então tudo coberto de branco. A propria estrada estava cheia de neve, onde alguns condutores aventureiros circulavam, deslizando um pouco os carros. Cá em casa todos ficaram contentes por ver tal cenário.

Às minhas filhotas estavam desertas que eu fosse com elas para a rua fazer um boneco de neve e então, eu lá tive que ir fazer-lhes a vontade. A mais novinha ficou muito admirada, pois nunca tinha visto neve nem um boneco de neve. Foi uma novidade para ela!

Depois de fazer o boneco de neve e brincarmos um pouco com a neve, fomos tomar o pequeno almoço.

Eu e minha filha mais velha, fomos a pé até ao centro da vila, onde fizemos algumas fotografias. Passamos pela Santa Luzia em direcção ao Centro Cultural, donde se avista a Praça e a Igreja Matriz, as quais fotografei, vendo-se a rua e os telhados das casas cobertos de branco. Aí encontramos o amigo Aníbal, que também andava nas andanças das fotografias, depois de um dedo de conversa seguimos caminhos diferentes.

Eu e a minha filha, seguimos em direcção à Câmara Municipal, descendo de seguida à Praça, para fotografar os jardins.

Depois de algumas fotografias, fomos em direcção à Igreja Matriz, descendo até ao Arco D. Dinis, e à Fonte Romana.

Começou a cair novamente neve misturada com granizo, isto às 11:30 horas, mas de pouca dura. Decidimos então regressar a casa, passando novamente pela Praça.

Já perto de casa derigimo-nos a uma vinha proxima, para fazer algumas fotografias, pois as videiras já podadas cobertas de neve, chamaram-me a atenção.

Da parte de tarde a neve começou a desaparecer nas ruas, com a passagem dos carros, mas mantendo-se nos passeios e nos telhados das casas e nos terrenos, que ainda continuam cobertos de neve. Pois caso não chova de noite amanhã ainda teremos vestigios deste maravilhoso cenário.

Espero que este cenário ainda se volte a repetir este ano, pois é sempre agradavel ver nevar e ver tudo coberto de branco.

2 comentários:

Alexandrina Areias disse...

Isso é que é ter coragem para 'encarar' o frio:) Mas, valeu bem a pena, pois o resultado são estas belas fotos de Vila Flor...
Eu fui mais de tirar umas fotos logo de manhã mas só ao pé de casa, sem me aventurar na rua...:)
Beijos para todos aí em casa.
AA

Valentim Coelho disse...

Olá,
Vila Flor ficou muito bonita com a neve!!
Boas fotos
Cumprimentos