quinta-feira, 2 de abril de 2009

Zedes é Notícia

A Aldeia de Zedes, freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães, foi notícia no Jornal Nordeste na publicação de 31-03-2009, referenciando a Anta de Zedes ou Casa da Moura, bem como o Solar da Casa Barbosa.
Quem passa por Zedes, como diz Sandra Canteiro no Jornal Nordeste, a Anta é a primeira paragem obrigatória, encontrando-se a uns 100 metros desviada da estrada, um pouco antes de chegar aldeia, não passando por despercebida, uma vez que tem uma placa à beira da estrada a indicar a sua localização.
Além da Anta, Zedes, tem um património rico em antiguidades, destacando-se as capelas antigas da aldeia, bem como o Solar Brasonado da Casa Barbosa, encontrando-se em abandono, o que acontece com muitos por este Nordeste Transmontano, o que é uma pena! Esteve em destaque nesta notícia a Anta megalítica de Zedes ou Casa da Moura, havendo também destaque para o Solar Brasonado da Casa Barbosa.
Notícia extraída do Jornal Nordeste por Sandra Canteiro:

Zedes e a Casa da Moura O aspecto renovado e limpo das ruas da freguesia funde-se com a sua antiguidade e origem remota. Rumo a Zedes, a seis quilómetros de Carrazeda de Ansiães, a Anta, baptizada com o nome da freguesia, é a primeira paragem obrigatória para quem pretende perder-se entre maravilhas arqueológicas e patrimoniais da região.Conhecida, também, como a Casa da Moura, conta-se que terá sido uma moura a trazer, à cabeça, a pedra que cobre as outras, enquanto carregava o seu filho às costas e enrolava um novelo de lã. Com origem, ao que se supõe, entre o final do Neolítico e a Idade do Bronze, a anta é um monumento megalítico funerário, construído para prestar culto aos mortos. Integra oito esteios inclinados de formas diferentes e tampa, formando uma câmara poligonal. No seu interior, é possível descobrir vestígios de pintura mural que retratam, possivelmente, figuras humanas e de animais. É possível ver, ainda, um báculo sobre um conjunto de linhas onduladas, bem como duas representações antropomórficas, fossetes e sulcos num dos esteios. Segundo alguns estudos, a Casa da Moura estaria relacionada com um habitat, do qual foram descobertos, em escavações efectuadas, fragmentos de peças de cerâmica e um instrumento cortante de sílex. Entrando na localidade, as ruas ordenadas conduzem ao largo da Igreja matriz, do século XVIII, onde se ergue, também, o solar brasonado da Casa Barbosa, bem como a sua capela datada de 1873. “Era uma das famílias mais importantes da região, que empregava e ajudou muitas pessoas da aldeia”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Zedes, António Lopes.
Freguesia é povoada desde a pré-história e conta, actualmente, com 170 habitantesOs turistas podem, ainda, visitar as capelas de Santa Margarida e a de São Roque do século XVII ou passar os olhos pelas diversas casas tradicionais em granito, com varandas de ferro forjado ou de madeira. “Antes vinham pessoas de todo o País para visitar Zedes, mas agora o turismo diminuiu bastante”, lamenta o autarca. Povoada desde a pré-história, como comprova a presença da Anta na localidade, a própria toponímia de Zedes é anterior à nacionalidade. O nome da localidade deverá derivar do nome árabe de Zeide, Zaida ou Zeida, que era a filha de um rei mouro de Sevilha (Espanha).Após converter-se ao cristianismo e ser baptizada com o nome de Maria, a princesa casa com Afonso XI de Castela."
Zedes, além dos monumentos antigos, também nos delícia com uma paisagem natural magnífica, como se pode ver nas figuras abaixo.

3 comentários:

Alexandrina Areias disse...

Olá Jorge!
Ainda bem que Carrazeda também é notícia por coisas boas...:)
Gostei bastante da postagem... As fotos são muito boas...! Infelizmente só vi a Anta de Zedes uma única vez... quando andava no ciclo e fomos até lá numa visita de estudo... Acho que um dia destes tenho que 'a visitar' pois vale bem a pena...:)
A foto desse pomar de macieiras com as ventoinhas utilizadas no combate às geadas também é sem dúvida uma referência dessa localidade... e até do concelho, sendo ele tão importante a nível de produção de pomóideas...
A última foto colocada nesta postagem é linda!
Muito boa divulgação... Parabéns!
Cumprimentos,

AA

Nuno de Sousa disse...

Belos postais que aqui tens, bom o texto que aqui tens e uma boa divulgação.
Abraço,
Nuno

Regina disse...

Oi.Nasci em Zedez, sempre me emociono quando vejo suas fotos.muitas lembranças do meu tempo de menina, a Anta nós usavamos para brincar de casinha...\\por favor mande mais noticias...