terça-feira, 28 de junho de 2011

Ansiães na Idade Média (No Castelo de Ansiães)

Afim de complementar a postagem anterior "Ansiães na Idade Média (Zona envolvente do Pelourinho)", ficam aqui algumas imagens captadas no Castelo de Ansiães, na tarde do dia 26 de Junho.
Quando cheguei ao Castelo, poucas eram as pessoas, que ali se encontravam para assistir, mas ao início do espectáculo já eram muitos os que ali se concentraram, junto à porta do Castelo.
Às 18:00 horas, deu-se então a concentração das tropas reais sob o comando de Vasco Pires de Sampaio para repor a ordem, seguindo-se o Assédio ao Castelo pela hoste de Vasco de Sampaio para desalojar os trabalhadores entrincheirados no castelo.
 A seguir, já dentro das Muralhas, no terreiro do Castelo, deu-se início a um torneio de armas a cavalo, terminando com o Apaziguamento dos trabalhadores e regresso ao povoado para os festejos.
Estes momentos vividos no Castelo, foram os momentos altos do dia, onde todos os que assistiram vibraram com todo o espectáculo.
Por motivos pessoais, não pude ficar para à noite, mas Carrazeda, continuava assim a viver na Idade Média, com o Juízo de Deus; Actuação musical das três culturas (Cristã, Mocárabes, Judia e Moura Sarracena), estando programado o encerramento dos festejos para as 23:00 horas.



Em breve, estará disponível, aqui no blogue, um vídeo, com alguns momentos, vividos durante a tarde do dia 26 (Domingo), na Zona envolvente do Pelourinho de Carrazeda de Ansiães e No Castelo de Ansiães.

Todo a Organização, participantes/figurantes e todos que contribuíram para a realização deste evento, estão de parabéns, por fazerem reviver, Carrazeda de Ansiães e o Nordeste Transmontano na Idade Média.

3 comentários:

At Ento/ViverParambos disse...

Olá.
Belos enquadramentos, muito boa reportagem de um acontecimento que nos fala de outros tempo no cenário apropriado.
Saudações com a nossa verde amizade.
At Ento

JORGE DELFIM disse...

Olá! Obrigado, pelos elogios.
De facto é um acontecimento/evento, que nos leva no tempo e ainda mais com tal cenário.
Esperamos, que este evento seja para continuar por terras de Ansiães.

Abraço

Jorge Delfim

LRCardoso disse...

Muito interessante esta reportagens, aliás, EXCELENTE, como todas as reportagens que partilhas nos teus blog. Parabéns pela entrega à divulgação do que há de bom nas terras transmontanas.
Curiosamente uns vão de dia ao castelo mas... http://ngomiesocturnosolhares.blogspot.com/ ... espreita.
com amizade.
Nocturnos Olhares