
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Burro em Codeçais (2)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Arco-íris sobre Codeçais
.jpg)
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Aldeia do Arco no concelho de Vila Flor
.jpg)
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Alfândega da Fé adere à rede “Sete Sóis Sete Luas”
O concelho de Alfândega da Fé, é o primeiro do Nordeste Transmontano a aderir à rede "Sete Sóis Sete Luas", tendo sido notícia em vários jornais:
JORNAL NORDESTE
Alfândega da Fé procura novas rotas turísticas
"Alfândega da Fé é o primeiro município do Nordeste Transmontano a integrar a rede cultural “Sete Sóis Sete Luas”, procurando novos caminhos para fomentar o turismo no concelho.O projecto “Alfândega da Fé na Rede Cultural Sete Sóis Sete Luas” foi apresentado, na passada quarta-feira, no âmbito da BTL 2010 – Feira Internacional de Turismo, em Lisboa.Esta rede, composta por 25 cidades e 10 países do Mediterrâneo e do Mundo Lusófono, tem como principal objectivo promover o diálogo intercultural e divulgar as potencialidades das localidades e dos países envolvidos.O Festival “Sete Sóis Sete Luas” é uma das iniciativas de promoção, que faz das artes plásticas e da música popular contemporânea o instrumento privilegiado para a divulgação turística e cultural dos aderentes. Os presidentes honorários do Festival são o escritor José Saramago e o italiano Dário Fo, ambos distinguidos com o Prémio Nobel da Literatura.Como concelho nordestino pioneiro nesta rede, Alfândega vai participar e receber o Festival, com a perspectiva de traçar caminhos alternativos, bem como novas potencialidades ao nível turístico e cultural.Nesta linha, o município encarou esta participação na BTL como uma oportunidade para debater o início de uma nova estratégia para afirmar o concelho numa nova rota turística."
Por: Teresa Batista (Jornal Nordeste)
***************************************************
JORNAL DE NOTÌCIAS
Alfândega da Fé adere à rede "Sete Sóis Sete Luas"
"O concelho de Alfândega da Fé é o primeiro do nordeste transmontano a fazer parte da rede "Sete Sóis Sete Luas", projecto internacional de intercâmbio e divulgação de potencialidades culturais. (...)
O propósito deste projecto, que já conta 17 edições, é promover o diálogo intercultural e divulgar a cultura, artistas e potencialidades das localidades e países participantes. (...)
A rede cultural "Sete Sóis Sete Luas" é constituída por 30 cidades de dez países: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Portugal."
Fonte: (Jornal de Notícias) Ver a notícia completa »
Codeçais - Cantar dos Reis 2010
.jpg)
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
MCLT - Comunicado do Fim Anunciado da Barragem do Tua

Warren Buffet, 2º homem mais rico do mundo, sobre os Estados Unidos da América, justificando a sua compra no início de Novembro da Burlington Northern and Santa Fe, segunda maior companhia ferroviária do país, num negócio de 34 mil milhões de USD.
“Este país não pode viver sem barragens e ninguém nos pode impedir de as construir”
Orlando Borges, Presidente do Instituto Nacional da Água, sobre o estudo encomendado pela Comissão Europeia que conclui que o Plano Nacional de Barragens do Governo está cheio de erros, viola directivas comunitárias, e não deveria avançar.
“(O sector ferroviário) é um sector que está para ficar, é um sector de futuro. Tem de crescer mais do que os outros transportes, sendo que é mais seguro, mais limpo, energeticamente mais eficiente, e, em muitos casos, mais confortável”
Manuel Seabra Pereira, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, em declarações à “Ciência Hoje” numa visita à Fertagus.
“Claro que uma barragem leva à perda de biodiversidade (…). Eu gosto muito mais da zona de Alqueva agora. (…) Até 2013 está prevista a execução de mais de 500 milhões de euros na defesa da costa. Esta verba (…) permitirá combater a erosão, defender a orla costeira, requalificá-la e valorizá-la”
Dulce Pássaro, Ministra do Ambiente, em declarações ao Jornal de Notícias.
“Restabelecer as estradas, os acessos e caminhos existentes (…) garantindo as equivalências funcionais, designadamente o troço da linha-férrea do Tua que ficará inundado devido à construção da barragem”
Cláusula 10ª do Caderno de Encargos do Concurso para a atribuição de concessão de captação de água no rio Tua, para a produção de energia hidroeléctrica e concepção, construção, exploração e conservação de obra pública da respectiva infra-estrutura hidráulica.
“Como cidadão não sou defensor da construção da barragem. Há outras formas de produzir energia hidroeléctrica e aquele vale fica perdido e a linha fica submersa para sempre”
José Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, em declarações ao Jornal de Notícias.
“A desertificação do Interior Norte é directamente proporcional ao desinvestimento em vias-férreas e comboios”
João Paulo Guerra, jornalista do Diário Económico.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
XVI Gala Cantar os Reis em Vila Flor

.
3.º Grupo - Vilas Boas (com participantes de Vilas Boas, Ribeirinha e Meireles):
4.º Grupo - Vale Frechoso :
5.º Grupo - Carvalho de Egas:
6.º Grupo - Freixiel:
7.º Grupo - Vieiro:
8.º Grupo - Grupo Danças e Cantares de Vila Flor (1.ª Parte):
8.º Grupo - Grupo Danças e Cantares de Vila Flor (2.ª Parte):
Relativamente a este 8.º Grupo - representado pelo Grupo Danças e Cantares de Vila Flor, tive que dividir o vídeo em duas partes, devido ao seu tamanho. Este Grupo também vai estar presente na Gala dos Reis do dia 16 de Janeiro de 2010, no Teatro Municipal de Bragança às 21:30 horas.
9.º Grupo - Valtorno:
,
.
10.º Grupo - Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor:
.
Este foi o último grupo a actuar, encerrando assim mais uma Gala Cantar os Reis. De seguida deu-se lugar a entrega dos prémios do Concurso de Presépios e do Concurso de Montras, à qual não pude estar presente por motivos pessoais.
Todos os Grupos participantes e organização, estão de parabéns por levarem a cabo mais uma Gala Cantar os Reis, e pelo sucesso que teve. Apesar da neve e do frio que se fazia sentir, o Auditório esteve cheio de espectadores alegrando-se e divertido-se com os cantares e cenários apresentados pelos grupos participantes.
Deixo aqui uma sugestão às restantes aldeias do concelho, que formem grupos e que participem nas próximas Galas Cantar os Reis, que tragam a palco as tradições e cantares dos Reis das suas terras, pois é sempre bom reviver tradições antigas.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Vila Flor coberta de branco
.jpg)
3.jpg)
5.jpg)
6.jpg)
7.jpg)
8.jpg)
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Um Olhar sobre Torre de Moncorvo
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Cantar dos Reis em Vila Flor

Lagarta

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Pormenores em Ferro em Torre de Moncorvo

Cabeço de Nossa Senhora da Assunção em dia de nevoeiro
.jpegsxsx.jpg)
.jpegx.jpg)
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Esquecida no tempo
Depois de tanto ter rolado, ali ficou esquecida no tempo. Imagens como esta, encontram-se em vários prédios rústicos pelo vasto Nordeste Transmontano, para alguém se abrigar do temporal, ou por simples abandono.
Fotografias: tiradas em Codeçais
Burro em Codeçais (1)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Rio Sabor ainda é selvagem...!
1.jpg)
3.jpg)
4.jpg)
.jpg)