quinta-feira, 18 de junho de 2009

Codeçais – Margens do Rio Tua

Dia 13 de Junho, como estava em Codeçais e dia estava convidativo para um passeio, resolvi dar uma descida até ao rio. Desci de carro o caminho em terra batida até à Estação. Não pude deixar de tirar umas fotografias à Linha e à Estação, só depois desci ao rio, na expectativa de fazer umas fotografias com reflexos nas águas do Tua.
.


Descendo em direcção ao rio, qual foi o meu espanto ao ver um grupo de perdigotos ainda bem pequenos a correr à minha frente tentando esconderem-se entre a vegetação e as silvas, vendo mais à frente a mãe a correr.

Tive a sorte de ter ficado um pra traz, podendo-o assim fotografar, como se pode ver na fotografia.
Deixei que fosse ao encontro de seus irmão e continuei meu caminho ao longo das margens do rio.

Mais à frente parei para fotografar os reflexos junto a um barco, feito por alguém de Codeçais, para passarem para a outra margem do rio, afim de cultivarem terrenos do lado de lá do rio.

Continuei a caminhar parando aqui e ali fotografando algumas flores, borboletas e lagartos. Como a Primavera é linda! Estava um calor insuportável, estando 38 graus, decidi voltar para traz em direcção ao açude, onde a água do rio passa por cima, levando bastante corrente. Por ali passei algum tempo sentado à sombra nos bancos de madeira que colocaram debaixo das arvores, não perdendo muito tempo sentado pois a vontade de fotografar algo era mais forte.
.

Como estava muito calor decidi terminar o meu passei por ali. Ao passar por onde tinha visto os perdigotos, voltei a ver outro, mas desta vez não me deu tempo para o fotografar, ainda estive à espera que sai-se do meio da vegetação, mas sem sucesso.
.

Quando se vai a Codeçais, é sempre agradável dar um passei até ao rio, admirando a paisagem que envolve o rio e a linha.

4 comentários:

c santos disse...

é uma maravilha recordar a minha infancia.so e pena não vermos o teu banho.obrigado jorge.

JORGE DELFIM disse...

Essa do banho, seria interessante pena não estar alguém a filmar, pois dava para o Istó Só Video. Nisto da fotografia também acontece destes percalços,cair ao rio por uma fotografia.

Não tive a oportunidade de estar contigo em Codeçais, fui logo embora nesse dia. Numa proxima falamos.

Um abraço.

Jorge Delfim

Alexandrina Areias disse...

Olá Jorge,
mas que belas fotos deste passeio pelas margens do rio Tua...!
Acho que o 'perdigoto' se sentiu um pouco intimidado com a objectiva...:) Esta semana também tive o privilégio de ver uma perdiz e os seus filhotes... mas... faltou-me lá a máquina para fazer uns cliques:-)
Gostei da foto desse barco tão original...:) Haja criatividade!
Bom domingo.

AA

PEREYRA disse...

Bonito passeio, fotos lindíssimas e texto agradável de ler.