segunda-feira, 30 de julho de 2012

Libélula na Barragem de Vilarelhos (Concelho de Alfândega da Fé)

"A Libélula, é um animal voador invertebrado do filo dos artrópodes, da classe dos insetos da ordem dos odonatos e família dos Libelulídeos. Da ordem do odonatos fazem parte as libélulas e libelinhas de que se conhecem no mundo quatro mil oitocentas e setenta espécies. Como todos os odonatos as libélulas são insetos carnívoros, cujo abdómen é comprido e estreito. Possuem quatro asas transparentes com finas nervuras e os olhos são globosos e facetados. 
As libélulas voam nos bosques e nos campos por vezes afastadas das suas zonas aquosas onde tiveram origem. São os insetos voadores mais versáteis do mundo podendo atingir velocidades entre os cinquenta e noventa e cinco quilómetros por hora. As libélulas (Aeschna juncea) são insetos carnívoros e atacam outros insetos como vespas e um enorme número de mosquitos quer no estado larvar quer no estado adulto. 
O tórax possui fortes músculos que permitem o trabalho de asas e o abdómen é constituído por dez segmentos o último dos quais, no macho, possui dois ou quatro ganchos utilizados para fixação no acasalamento. No macho, o segundo e terceiro segmentos estão transformados num órgão copulador. Na copulação o macho fixa a fêmea com os ganchos usualmente pela cabeça ou pelo pescoço. A fêmea encurva o abdómen de maneira a que a abertura genital entre em contacto com os órgãos copuladores do macho.
O acasalamento em geral ocorre no ar. Os ovos são colocados em folhas de plantas aquáticas. Os ovos desenvolvem-se e a fase larvar ocorre na água. As larvas e ninfas são os habitantes mais ferozes do pântano ou do curso de água. As libélulas encontram-se na Europa, Ásia e América do Norte. Visíveis a partir do meio da primavera, voam de maio ao início de agosto." 

Fotografias: Libélulas na Barragem de Vilarelhos no Concelho de Alfândega da Fé. 

Fonte do texto: Infopédia http://www.infopedia.pt/$libelula

Sem comentários: