quarta-feira, 4 de julho de 2012

II Passeio Pedonal pela Linha do Douro (Estação do Côa - Estação de Almendra) 2/2

Para complementar a postagem anterior "II Passeio Pedonal pela Linha do Douro (Estação do Côa - Estação de Almendra) 1/2", ficam aqui mais algumas imagens do II Passeio Pedonal pela Linha do Douro, realizado no dia 30 de junho de 2012, desde a Estação do Côa à Estação de Almendra, levado a acabo pela "Foz Côa Friends Associação". Os defensores pela reabertura da linha concentraram-se bem cedo na Praça do Município de Vila Nova de Foz Côa, donde partiram num autocarro cedido pela Câmara Municipal, até à Ponte da Foz do Côa, onde teve inicio o passeio, ao longo da linha e do Rio Douro até à Estação de Almendra.
Todos ficamos fascinados pela paisagem envolvente, mas desiludidos e tristes pelo completo abandono em que se encontra a linha. Ao longo do passeio, podemos contar com o apoio de uma pequena embarcação, onde seguiam dois elementos da "Foz Côa Friends Associação", bem como o apoio de um grupo dos Bombeiros Voluntários, que esperavam por todos, na Estação de Almendra. Terminando então a caminhada, deslocando-nos no autocarro para a Senhora do Campo, onde comemos o farnel, havendo confraternização entre todos.
Ao fim da tarde regressou-se a Vila Nova de Foz Côa, tendo eu e e mais dois amigos, regressado na pequena embarcação de apoio, desde a Estação de Almendra ao Cais do Pocinho, permitindo-nos assim desfrutar e apreciar de uma forma diferente toda a paisagem envolvente ao Douro.
Assim se cumpriu mais uma etapa pela defesa de uma das mais belas linhas ferroviárias do nosso pais, esquecida no tempo, deitada ao abandono. 

Foi um prazer ter acompanhado mais uma vez os Amigos de Foz Côa, neste passeio, pela reabertura da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca d´Alva.

Estas e outras imagens estarão em breve, disponíveis num álbum: "II Passeio Pedonal pela Linha do Douro (Côa - Almendra)", na minha página do Facebook, em:

1 comentário:

João Pala disse...

Obrigado Jorge, não só pelo excelente testemunho que aqui nos deixas, mas também pela tua amizade, cooperação, caracter e companheirismo.
Um forte abraço