terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Codeçais em Festa

Dia 8 de Dezembro, Festa em Codeçais em honra de Nossa Sr.ª da Conceição, Padroira de Portugal e desta aldeia do Nordeste Transmontano.
É com enorme entusiasmo que as gentes da terra preparam a festa. É a única festa na aldeia. Ao contrario de muitas outras festas que acontecem na altura do Verão, aqui em Codeçais, é bem no tempo frio.


Este dia é de festa em Codeçais. As pessoas da aldeia vivem este dia com grande alegria e devoção, em que grande parte das gentes que sairam da aldeia à procura de um modo de vida melhor noutros pontos do país ou mesmo no estrangeiro, regressam à sua terra natal, para festejar este dia junto dos seus familiares.

As pessoas assistem à missa celebrada por o Senhor padre com o máximo de atenção e devoção, em que os homens da terra ficam juntos ao altar mor, como é tradição nesta aldeia. Este ano o coro foi acompanhado ao som da viola, o que tornou a celebração eucarística mais emotiva.
No final da missa, é feita uma procissão pelas ruas da povoação, em que saem a cruz, as lanternas, os estandartes e três andores, em que o principal é o de Nossa Sr.ª da Conceição.

As pessoas seguem a procissão, com grande entusiasmo e devoção a Nossa Senhora, rezando e cantando, sendo também acompanhada ao som da banda filarmónica.





Andor de Nossa Senhora da Conceição à saida da igreja




















Passagem pelo cruzeiro da aldeia
















Os andores, estavam lindos, muito bem enfeitados, com flores e outros arranjos. Uma das coisas que me chamou à atenção foi o andor de Santo António que lavava pão (moletes).

















Andor de Santa Eufémia











Depois de percorridas as ruas, a procissão regressa à igreja, onde o Sr.ª Padre da por encerrada a celebração eucarística.

Então as pessoas saem e ficam no adro da igreja, onde se preparam para a arrematação das ofertas, que se entregaram durante a missa.

















Ofertas entregues






Preparou-se uma mesa em frente à igreja com as ofertas, onde um membro da Comissão de Festas começou por as "arrematar", onde as pessoas mandavam dinheiro pelas mesmas, em que uns mandavam menos e outros mais, depois de "dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe....,duas e meia, três, está entregue". Como acontece em todas as arrematações a maior parte das ofertas nao vale o dinheiro que se manda, mas neste caso vale sempre, as pessoas tentão chegar sempre ao valor mais alto, pois este dinheiro como elas dizem é pra santa, por isso vale sempre a pena.

Terminada a arrematação, as pessoas voltam às suas casas, mais realizadas e cheias de alegria.

Pois chega assim mais um final de festa, em que familiares vindos de fora se despedem para regressar a suas casas, pois pro ano voltarão concerteza.



Parabéns à Comissão de Festas e às gentes de Codeçais.



Daqui a um ano lá estaremos novamente a adorar a Nossa Senhora da Conceição.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabens Jorge, mais uma vez consegui captar e divulgar lindas imagens da "nossa terra". Continue
Um abraço
Margarida

Anónimo disse...

Parabens que plezer de ver a minha terra (Codeçais) no Internet. El e tao pequena mes cheia d'amor.

Annie Franca

23 dezembro 2008

SAO GONCALVES disse...

obrigodo jorge pelas belas fotos publicadas do dia 8 de dezembro dia de nossa senhora da conceicao porque embora longe nunca esquecemos as nossas raizes e é um grande orgulho ver a nossa terra em qualquer parte do mundo . um grande abraco votos de um feliz natal e um 2011 muito feliz . SAO goncalves SUICA
17 DEZEMBRO 2010

rui ramires disse...

e um prazer ver imagens da terra dos meus pais
obrigado