sábado, 17 de março de 2012

Lodões - Escola Primária (Concelho de Vila Flor)

Escola Primária em Lodões, no concelho de Vila Flor. Aqui nesta escola, foram muitos os meninos que aprenderam a ler, a escrever, a brincar e a conviver. Hoje os meninos desta aldeia, vão aprender a ler, a escrever, a brincar e a conviver para Santa Comba da Vilariça, encontrando-se esta escola fechada, como outras tantas por esse país fora. É sinal da desertificação e baixa percentagem de natalidade e cada vez mais a existência de uma população envelhecida nas aldeias do interior do país. 

2 comentários:

PAULO PIMPAO disse...

BOAS LEMBRANÇAS DESSA ESCOLA,TRISTEZA POR VER-LA ASSIM E COMO ESSA MUITAS EM NA NOSSA ZONA.JORGE PARABENS POR O TEU BLOG 1 FANTASTICO TRABALHO,CHEIO DE BONITAS IMAGENS DA NOSSA QUERIDA TERRA MUITAS VEZES ESQUECIDA POR OS DISTINTOS GOBERNOS DO PAIS.1 VEZ MAIS PARABENS JORGE E ESPERO QUE SIGAS DANDONOS ALEGRIAS,1 ABRAÇO

RAÍZES disse...

Parabens pela inicitiva.
É uma pequena escola, mas que foi suficiente para a população de Lodões, a "minha terra". É pena que esteja encerrada e abandonada, o que acontece por força das circunstâncias, consequência de políticas erradas e de muito curta visão, que originaram a saída gradual dos seus laboriosos habitantes, na procura de melhores condições de vida ali negadas.
É pena que assim tenha acontecido e necessário seria que surgissem visões capazes de fazer reverter esta situação. Todas as inicitivas que nesse sintido surjam seriam de acolher, desde logo as que se dirigissem ao restauro e recuparação desta pitoresca escola abandonada, dando-lhe maior dignidade e humanização.
Mais uma vez parabens pelo "bloge" e os meus cumprimentos.
Vasco Roque