quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Pereiros de Ansiães - Fonte da Rua

No centro da aldeia de Pereiros no concelho de Carrazeda de Ansiães, mais propriamente no Largo da Fonte, localiza-se a Fonte da Rua, sendo esta uma fonte de mergulho, porque nela se mergulhava os cântaros para os encher de água. Esta fonte toda ela em granito, com um arco redondo, encontra-se fechada com uma porta em ferro. Noutros tempos era conhecida como Fonte do Poço, uma vez que a água ia para um poço, sendo utilizada para regadio, mas que acabou por ser soterrado. A partir dai deixou então de se chamar Fonte do Poço e passou a chamar-se Fonte da Rua.

1 comentário:

splchina disse...

Olá
Se me permitem gostaria a proposito da mudança de nomes tecer o seguinte comentário:
Tenho reparado ao longo do tempo que os nomes das ruas de Pereiros incluem, na maior parte dos casos,apenas nomes de figuras da nossa cultura secular esquecendo nomes das pessoas importantes que tem feito parte ao longo dos tempos do Historial de Pereiros.
Porque não sugerirmos à junta de freguesia para que futuramente tentem tambem lembrar(imortalizar) os nomes das pessoas que ao longo dos tempos foram para varias gerações importantes na vida cootidana de Pereiros.

Seguramente que muitos terão sugestões relativamente a figuras importante na vida de Pereiros.

Obg.

Saul