quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sampaio – Portas e Janelas

Sampaio rural 1Este fim-de-semana a procura foi na aldeia de Sampaio, freguesia do concelho de Vila Flor. A procura foi feita pelas ruas da aldeia, procurando o antigo.

DSC01881

Desde a Rua Cimo do Povo à Senhora da Conceição, encontrei casas bem rústicas de gente humilde, que as construíram já há muito tempo, estando a maior parte desabitadas, pois os filhos da terra migraram para a cidade, ficando assim as casas vazias e muitas delas ao abandono. A construção é de pedra (xisto) e madeira, onde se destacam as janelas e portas em madeira bem rústicas, proporcionando uma beleza esplêndida.

DSC01882

DSC01874

Portas estas, quase todas elas com trancas de madeira, tendo algumas, uma argola de ferro, que tinha como finalidade prender o macho ou burro à entrada da loja (loja das bestas). Algumas delas também tem um buraco em forma de círculo no fundo, por onde entravam os gatos para a loja para caçarem algum rato.

DSC01883

DSC01884

DSC01875Nalgumas delas destaca-se o antigo e o moderno, pois algumas que tinham trancas de madeira, agora têm fechaduras modernas.

DSC01863

Entre as portas destacam-se também as janelas, sendo a maior parte em madeira. Algumas pintadas outras não ou já sem cor, devido às condições climatéricas ao longo dos anos e ao abandono.

janela 3

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

No meio da povoação, existia a casa da câmara, que segundo diz a tradição, tinha nos seus baixos uma cadeia masculina, sendo hoje uma casa de habitação. Na mesma zona da casa da Câmara existia a cadeia concelhia, aonde se pode ver ainda o gradeamento numa das janelas como se constatar na figura a baixo.

DSC01860

2 comentários:

Alexandrina Areias disse...

Olá Jorge!
E assim se vai conhecendo um pouco mais deste 'nosso' Trás-os-Montes... Gostei das fotos e do texto explicativo e elucidativo que as acompanha...
Abraço,

AA

Anónimo disse...

Olá Jorge gostei muito de ver algumas das fotos da nossa aldeia... bom trabalho.

Sandra Lopes