sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Palheiros redondos em Maçores (Concelho de Torre de Moncorvo)

Numa visita a Maçores no concelho de Torre de Moncorvo, chamaram-me a atenção os palheiros redondos, não sendo os únicos do concelho, pois em Urros existe um grande aglomerado de palheiros de planta arredondada, sendo originais na região transmontana, uma vez que a maioria dos palheiros têm uma planta retangular.
Os palheiros são de uma construção em pedra bastante rústica, onde antigamente se guardava a palha, animais, produtos e utensílios agrícolas.
Apesar de ter verificado, que alguns já sofreram, algumas modificações, ainda são muitos os que conservam a sua arquitectura original, sendo eu da opinião, que deveria haver incentivos para que os seus proprietários, os conservassem originais.   

Numa próxima postagem, publicarei algumas fotografias dos palheiros em Urros.

2 comentários:

tadeu disse...

olá meu caro amigo
muito boa noite pelo menos há hora desta menssagem ok?
TE DIGO UMA COISA ESTE TRABALHO QUE FAZES ESTÁ UM ESPETÁCULO CONTINUA A FAZER MAIS POIS EU ESTOU AGRADECIDO PELO TEU TRABALHO E OUTROS TAMBEM OK?
MEU EMAIL PARA NÃO FICAR MAIS UM DESCONHECIDO É ESTE E PASSO A CITAR
adelinotadeu69@live.com.pt
e espero breve ter noticias tuas ok? até breve

JORGE DELFIM disse...

Olá amigo Tadeu, fico contente, por gostar do meu trabalho. É um prazer partilhar com todos estas maravilhas do Nordeste Transmontano.

Um Abraço

Jorge Delfim