quarta-feira, 4 de maio de 2011

Flor da carqueja

Alguns montes, do nosso Nordeste Transmontano, encontram-se revestidos de tons amarelados e alaranjados pela flor da carqueja. A carqueja,  também designada por: carqueija, flor-de-carqueija, querqueijeira, cresce em terras altas e secas, solos rochosos e campos de areia. 
A Carqueja não tem folhas ou caule, tem tri-ramos que são como folhas para cumprir as funções de fotossíntese. É uma planta da família Fabaceae, comum no norte de Portugal, cujas flores amareladas e alaranjadas, espalhadas ao longo do seu caule com tendência a acumularem-se no topo, aparecem entre Março e Junho, sendo muito apreciadas na culinária (tempero de carnes, principalmente coelho de caça) e na preparação de infusões, pois a carqueja é uma planta que possui muito benefícios, sendo um deles o de ter a capacidade de queimar calorias.
O chá de carqueja, com um sabor agradável, possui crómio que reduz assim o apetite, devendo  contudo, ser consumido com moderação.
O chá de carqueja para além de ajudar a emagrecer, ajuda ainda a resolver problemas de tosse, rouquidão,  gripe, febre, má digestão, anemia, fraqueza e mal estar, protecção do fígado contra a acção nociva do álcool, prisão de ventre, diarreia, e gastroenterite.

Fotografias: Carqueja em flor em Pereiros - concelho de Carrazeda de Ansiães, aquando da subida ao cabeço de nome "castelo".

1 comentário:

meioambienteabertoleiseabusos.blogspot.com disse...

Olá, boa tarde! Gostei muito do Site, sou fã de chá e esse é um dos melhores, abracos.