segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Linha do Tua (Codeçais-Abreiro-Codeçais

No dia 12 de Outubro de 2008, saí para mais uma caminhada ao longo da Linha do Tua.
Desta vez fiz o percurso da Estação de Codeçais à Estação de Abreiro ao longo de 4,20 km e Vice-versa. Apesar de o tempo não estar muito favoravel, estava o céu bastante branco, o que não é nada bom para a fotografia, mas lá deu para tirar umas fotos.
Depois da ponte da Cabreira vi umas ruínas ao lado da linha, punha-se a questão se seria em tempos alguma estação ou apiadeiro, (o amigo Anibal Gonçalves no seu Blog: À Descoberta de Vila Flor", referia não ter a certesa do que seria. Depois de uma conversa com o meu sogro, que trabalhou 17 anos na Linha do Tua, vim a saber que se tratava de um local, onde fizeram algumas construções para ficarem os forjadores, ferreiros, que trabalhavam na linha e onde tinham o material necessário para os trabalhos na linha. Posteriormente postarei algumas fotografias desse local.

Ao longo do rio encontrei alguns pescadores, que esperavam com ansiedade que algum peixe pica-se.
É lindo de se ver a paisagem que encontramos ao longo da linha e do rio, serras e penedos que parecem esculturas. Passado 2 horas estava a chegar à ponte do Vieiro, que é de uma altura estrondosa. Depois de passarmos a ponte metálica estamos na Estação de Abreiro. antes de chegar à ponte do Vieiro, avista-se uma paisagem deslumbrante, onde podemos ver a Estação, a ponte metálica e a ponte que liga o concelho de Mirandela ao de Vila Flor, tudo isto se reflete nas águas do rio, que funcionam como espelho, o que nos proporciona uma visão maravilhosa.

Depois de passar a Estação, podemos ver os pilares de uma antiga ponte que o rio levou, que fazia em tempos a ligação entre os dois concelhos.

Como já estava a ficar tarde e estava a ameaçar chover resolvi voltar para traz fazendo o percurso sentido contrario, teve que ser com o passo mais longo pois estava para vir chuva. Quando cheguei à ponte da Cabreira, os pescadores que tinha visto, também já estavam a por pés a caminho. Eu ainda tinha que chegar a Estação de Codeçais onde tinha deixado o carro, ainda comecei por apanhar umas pingas de chuva mas já estava a uns 500 metros da Estação.

Mais uma etapa ganha!

1 comentário:

Maria disse...

Adorei o modo como editaste os registos, bem como o seu historial!

Muitos parabens, tens aqui um blog de peso :-)

Beijinhos