segunda-feira, 21 de julho de 2008

FREIXIEL - VISTA PANORAMICA

Freixiel é uma das maiores freguesias do conselho de Vila Flor, contando com cerca de 900 habitantes, divididos por três aldeias: Freixiel, Folgares e Vieiro. Situa-se no extremo oeste do concelho de Vila Flor, já próximo do rio Tua, num vale rodeado de montanhas por todos os lados.
O pelourinho que existe no Largo é o símbolo da autonomia administrativa que Freixiel gozou enquanto concelho, desde o século XII até 1836, altura em que as reformas liberais ditaram que fosse integrado no concelho de Vila Flor. Também aí existe uma forca, onde era praticada a justiça concelhia, embora o povo diga que nunca foi usada.
Realizam-se anualmente quatro festas: As Maias, entre Maio e Junho; a festa em honra de Santa Maria Madalena a 22 de Julho; na segunda semana de Agosto a de Nossa Senhora do Rosário; e no segundo domingo de Setembro a festa dedicada a Santa Bárbara.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como natural de Freixiel, fico sempre contente quando vejo esta terra bem tratada; no entanto e julgo que por mero lapso de escrita, diz-se no texto que pertence ao "conselho" quando julgo que pertence ao "concelho" de Vila Flor. Peço desculpa ao autor do blog e já agora, para se "penitenciar", que tal descobrir mais sobre esta linda terra. Vá lá, que será bem recebido.
JP

JORGE DELFIM disse...

Obrigado pelo reparo no portugês.
Foi mero lapso, puro engano, pois logo abaixo está escrito Concelho, isto deve-se ao facto de escrever com frequência Conselho na minha profissão e por vezes também a pressa e a tantas horas da noite/madrugada estar a escrever no blogue já um pouco cansado. Mas fica aqui a correcção onde diz conselho é concelho.
Terei todo o gosto em descobrir mais sobre Freixiel, assim que tiver oportunidade o farei.

Jorge Delfim