terça-feira, 29 de junho de 2010
Freixiel - 1.º Festival de Folclore (2)
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Freixiel - 1.º Festival de Folclore (1)
De manhã por motivos pessoais, não me foi possível estar presente, mas consegui acompanhar alguns momentos em Freixiel, através do canal de televisão TVI, que passou em directo a Eucaristia a partir de Freixiel, onde no final actuou o Rancho Folclórico de Freixiel. Eram já 16:20 Horas, quando sai de casa, pensando eu, que iria chegar atrasado ao Festival de Folclore. Bom cheguei então a Freixiel, eram já 16:45 horas, dirigi-me então até ao Pelourinho, onde se iria realizar o Festival. Bom quando lá cheguei, verifiquei que ainda não tinham começado a actuar, ficando assim mais animado.
Esperamos que o Festival seja para repetir nos próximos anos, pois assim não morrerão as tradições.
Para já deixo aqui uma fotografia de cada um dos grupos mas assim que tiver oportunidade colocarei mais fotografias e vídeos com as actuações dos Ranchos.
domingo, 27 de junho de 2010
No Fundo do Sabor
sexta-feira, 25 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
XXVII Feira de S. Pedro (26/06 a 03/07 de 2010 em Macedo de Cavaleiros)
VIII TerraFlor - Feira de Produtos e Sabores (15 a 18 de Julho de 2010 em Vila Flor)
terça-feira, 22 de junho de 2010
Panorâmica da "Cidade Jardim" - Mirandela
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Miradouro do Penedo Durão
Foi então que decidimos virar no cruzamento antes de chegar a Freixo com direcção a Ligares até à estrada que segue para Poiares, depois de subir, no alto de Poiares ao pé dum Cruzeiro, chegamos ao cruzamento donde parte uma estrada em direcção ao alto do Penedo Durão. Ao chegarmos lá ficamos fascinados com o que conseguíamos ver dali.
Ali existe também uma imagem de Nossa Senhora (Nossa Senhora do Douro) colocada ali no ano de 2002. A toda a volta existe um varandim para segurança dos visitantes, mas que requer sempre algum cuidado.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Outros Montes envolventes à aldeia de Pereiros
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Monte do “castelo” em Pereiros e Codeçais
Quem se desloca de Carrazeda de Ansiães em direcção a Pereiros e Codeçais, antes de chegar a Pereiros, encara logo de frente com este monte, composto por grandes monstros em granito, pois em toda essa zona envolvente, é predominante o granito, ai a justificação para a maioria das habitações, principalmente as mais antigas serem construidas em granito. Além destes monstros de granito existem giestas negrais ou maias, havendo também alguns pinheiros, mas poucos. Visto desde Codeçais, tem uma configuração um pouco diferente, sendo a subida a este monte mais acentuada, e desde a aldeia até bem perto do cimo do monte, existem terrenos agrícolas, mas os monstros em granito e alguns pinheiros continuam a persistir, bem como algumas cartinceiras e sobreiros.
Agora o porquê o nome de “castelo” dado a este monte pelas pessoas de Codeçais!? Na aldeia, falam de ali terem existindo Mouros. Será que existiu ali algum fortificado!? Bom que seria um bom lugar para tal, lá isso não há duvida, pois é bastante alto, conseguindo até mesmo ver-se doutros concelhos, o que facilitaria a observação de possíveis atacantes ao fortificado e defesa do mesmo. Também contam os mais antigos que ali existiria um buraco que daria passagem até à Sobreira do outro lado do Rio Tua. Histórias como esta estamos habituados a ouvir de vários locais, desde o aspecto mítico, histórico e até mesmo religioso, agora se é verdade ou não, fica a dúvida.
Bom nunca tive a oportunidade de explorar este monte, embora vontade não me falte. Espero um dia faze-lo e tentar descobrir algo, até lá, ficam aqui estas fotos do mesmo visto em diferentes perspectivas.
domingo, 13 de junho de 2010
Passagem pela aldeia do Nabo
Voltei a entrar no carro e segui até à aldeia. A vontade de parar e fazer um passeio pela aldeia descobrindo os encantos da mesma era bastante, pois já tinha estado algumas vezes na aldeia do Nabo, mas nunca com o intuito de fotografar algo.
Mas como já se estava a aproximar a hora de almoço e tinha intenções de passar no Arco, decidi não parar para uma visita à aldeia. Vindo apenas a parar à saída da mesma, já na estrada que a liga à aldeia do Arco, para fazer mais umas panorâmicas da aldeia dum outro anglo, como se pode constatar nestas três últimas fotografias.
Com esta passagem pela aldeia, ficou a vontade de lá voltar e descobrir a aldeia, entretanto ficam aqui estas imagens com uma vista geral da mesma.