Já havia publicado estas imagens na minha página do facebook (https://www.facebook.com/jorge.delfim.1), mas não podia deixar de as publicar também aqui no blogue, uma vez que há visitantes do blogue que não têm facebook. Pois estas são algumas das imagens captadas na aldeia de Codeçais (Pereiros - Concelho de Carrazeda de Ansiães), no dia 07 de setembro de 2013, durante as comemorações dos 150 anos do cruzeiro do Senhor dos Aflitos (que data do ano de 1863), o qual se encontra bem no coração da aldeia.
A população da aldeia teve um papel importante e primordial, na realização destas comemorações, tendo estado em grande na realização de um teatro de rua, onde foram representadas várias profissões/atividades rurais vividas no presente, mas sobretudo noutros tempos (antigamente). Foram percorrendo as várias ruas da aldeia, havendo alguns pontos estratégicos onde se fazia a representação da realização dessas atividades, tendo como exemplo as imagens anteriores (a malhada e a lavagem da roupa à mão no tanque na aldeia).
Depois do teatro de rua deu-se lugar à procissão desde à Igreja até ao Cruzeiro, onde foi celebrada uma missa campal com a presença pároco da aldeia e mais dois padres, sendo acompanhada pela Banda Filarmónica de Mirandela. Depois da terminada a celebração, deu-se lugar a procissão pelas ruas da aldeia. Entre os vários andores, houve um que mais se destacou, o andor do Sagrado Coração de Jesus, sendo uma das imagens mais emblemáticas da aldeia, mas devido ao seu tamanho e peso não é habitual sair nas procissões, tendo de ser levado por um grande número de homens.
Às 19:30 horas, começou a atuação do Rancho Folclórico de Freixiel, a primeira vez na aldeia de Codeçais, mostrando às pessoas da aldeia e visitantes as suas danças e cantares. Depois de o Rancho Folclórico terminar a sua atuação, a festa continuou até altas horas, com a atuação do Conjunto Musical "Show Band", não esquecendo é claro o grandioso fogo de artificio.
A aldeia de Codeçais e todos aqueles que contribuíram desde organização, colaboradores e participantes, estão de parabéns pela realização deste evento: "Comemoração dos 150 anos do Senhor dos Aflitos".
Esperamos que daqui a 50 anos se comemorem os 200 anos, pois alguns já cá não estarão, mas outros de certeza que se recordarão do dia 07 de setembro de 2013, em que se comemoram os 150 anos.