terça-feira, 30 de junho de 2009

Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior em Torre de Moncorvo


Torre de Moncorvo, vai dispor de um Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior, criação de Arnaldo Duarte da Silva, Professor e "amante" da fotografia.
Eu, já tive o privilégio de visitar o espaço do núcleo museológico, ainda em fase de andadamento, mas hoje no meu local de trabalho, eu e os meus colegas tivemos o prazer de receber do próprio Arnaldo, o convite e um exemplar da revista n.º1, intitulada Superior D'ouro, ao qual agradeço em meu nome e dos meus colegas.

"Arnaldo Duarte da Silva convida V.Exª para estar presente na apresentação da revista n.º1, intitulada Superior D'ouro, e na inauguração do Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior, no dia 12 de Julho, às 15h, na Rua Dr. Campos Monteiro n.º14, em Torre de Moncorvo."


Poderá ainda visitar a página da Internet:
http://www.fotonucleodourosuperior.net/

segunda-feira, 29 de junho de 2009

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Codeçais - Panorâmica

Ainda, no dia 13 de Junho, depois de regressar do passeio até ao Rio Tua, continuou a aventura por terrar de Codeçais, donde destaco uma linda panorâmica desta aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães, bem no coração do Nordeste Transmontano. Onde o verde das vinhas, das oliveiras e dos pinheiros contrasta com o vermelho do telhado das casas, vigiadas pelo semitério bem lá do cimo da aldeia.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Codeçais – Margens do Rio Tua

Dia 13 de Junho, como estava em Codeçais e dia estava convidativo para um passeio, resolvi dar uma descida até ao rio. Desci de carro o caminho em terra batida até à Estação. Não pude deixar de tirar umas fotografias à Linha e à Estação, só depois desci ao rio, na expectativa de fazer umas fotografias com reflexos nas águas do Tua.
.


Descendo em direcção ao rio, qual foi o meu espanto ao ver um grupo de perdigotos ainda bem pequenos a correr à minha frente tentando esconderem-se entre a vegetação e as silvas, vendo mais à frente a mãe a correr.

Tive a sorte de ter ficado um pra traz, podendo-o assim fotografar, como se pode ver na fotografia.
Deixei que fosse ao encontro de seus irmão e continuei meu caminho ao longo das margens do rio.

Mais à frente parei para fotografar os reflexos junto a um barco, feito por alguém de Codeçais, para passarem para a outra margem do rio, afim de cultivarem terrenos do lado de lá do rio.

Continuei a caminhar parando aqui e ali fotografando algumas flores, borboletas e lagartos. Como a Primavera é linda! Estava um calor insuportável, estando 38 graus, decidi voltar para traz em direcção ao açude, onde a água do rio passa por cima, levando bastante corrente. Por ali passei algum tempo sentado à sombra nos bancos de madeira que colocaram debaixo das arvores, não perdendo muito tempo sentado pois a vontade de fotografar algo era mais forte.
.

Como estava muito calor decidi terminar o meu passei por ali. Ao passar por onde tinha visto os perdigotos, voltei a ver outro, mas desta vez não me deu tempo para o fotografar, ainda estive à espera que sai-se do meio da vegetação, mas sem sucesso.
.

Quando se vai a Codeçais, é sempre agradável dar um passei até ao rio, admirando a paisagem que envolve o rio e a linha.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

I Festival de Migas e Peixes do Rio

Vai decorrer junto à Praia Fluvial da Foz do Sabor, O 1.º Festival de Migas e Peixes do Rio, isto nos dias 18, 19, 20, 21 do corrente mês.
O I Festival das Migas e do Peixe do Rio, organizado pela Douro Superior em parceria com a Associação de Comerciantes, tem como finalidade promover os pratos de peixes do rio e migas, que são uma tradição no Douro Superior.

A sessão de abertura da-se dia 18, a partir das 18 horas e contará com a presença dos dirigentes da ACIM e da Douro Superior Associação de Desenvolvimento.
Durante o Festival, pode-se provar os diversos pratos com migas e peixes do rio e podendo participar em diversos concursos relacionados com peixes e desenho para os alunos dos Jardins de Infância e 1.º Ciclo.
No dia da abertura actuará o Quim Barreiros e nos restantes dias os grupos da região: no dia 19 a Banda Filarmónica de Carviçais e Coro da Escola Sabor Artes, no dia 20 actuará o Rancho Folclórico e Infantil de Vila Nova de Foz Côa, a Banda Filarmónica de Freixo de Espada à Cinta e Grupo de Cavaquinhos da Escola Sabor Artes.

Para saber mais consulte:

http://www.dourosuperior.pt/

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Linha do Tua (Cachão - Frechas)

No dia 30 de Maio fiz, mais uma caminhada na Linha do Tua, desta vez acompanhado pela minha filha.
Tínhamos planeado fazer um percurso pequeno, pois ela, apenas tem 7 anos e não está abituada a andar tanto tempo a pé. Decidimos então ir até à Estação de Frechas de carro e aí esperar pelo metro que nos levaria até ao Cachão e voltaríamos a pé ao longo de 3 quilómetros até Frechas.
Chegamos então à Estação de Frechas às 9:40 horas, onde esperamos até à chegada do metro, que vinha de Mirandela com destino ao Cachão, onde termina o seu percurso, sendo depois o resto do percurso até ao Tua feito por táxi.
Chegou o metro eram 9:50 horas, entramos tiramos o bilhete e enquanto a minha filha deslumbrada pela viagem, eu tirava fotografias ao longo da viagem. Como o percurso era curto, rápido chegamos ao Cachão, isto às 9:58 horas.
Depois de umas fotografias junto à Estação, começamos a nossa caminhada com destino a Frechas.
Depois de deixarmos o Cachão, deparamos com alguns campos entre a Linha e o Rio, com vários produtos agrícolas (feijoeiros, batateiras, ervilhas, tomateiros, abóboras, alfaces, entre outros), bem como algumas arvores de fruto (pessegueiro, cerejeira, pereira, macieira, etc.).
Logo a seguir decidimos descer ao Rio, onde fiz umas fotografias com os montes e as arvores a reflectirem-se nas águas do mesmo.
Como não podia deixar de ser, nesta estação do ano que é a Primavera, as flores são predominantes ao longo da linha, bem como as lindas roseiras floridas que se encontram nalgumas casas encostadas à linha.
Estando, já bem perto de Frechas isto perto do meio dia, ouvimos o metro a aproximar-se, vinha este de regresso a Mirandela. Ao passar por nós, enquanto eu o fotografia, a minha filha filmava-o com a máquina de filmar. Deixamo-lo de ver e seguimos nossa caminhada.
Chegamos à Estação de Frechas eram 12:10 horas.
Foi um passeio magnifico, inesquecível, quer pela beleza ao longo da linha e do rio, quer pela companhia, pois foi a segunda caminhada que fiz com a minha filha, pois a primeira foi muito curta, apenas de Codeçais à Ponte da Cabreira, já há algum tempo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Reflexos no Tua

Duas lindas fotografias do Rio Tua, tiradas no dia 30 de Maio, em mais uma caminhada pela Linha do Tua, desta vez entre Cachão e Frechas.