Afim de complementar a postagem anterior, deixo, aqui em vídeo a Procissão pelas ruas de Vila Flor no dia 24 de Agosto de 2010, na festa em honra de São Bartolomeu.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Vila Flor Em Festa (Festa em honra de São Bartolomeu) 2010
terça-feira, 24 de agosto de 2010
domingo, 22 de agosto de 2010
Vilas Boas - Festa Nossa Senhora da Assunção 2010 - Fogo de Artifício (vídeo)
Fica aqui em vídeo, o espectáculo pirotécnico (fogo de artifício), que encheu de luz o céu por cima do Santuário de Nossa Senhora de Assunção.
Foi assim com o fogo de artifício, que se deu o encerramento da festa em honra de Nossa Senhora da Assunção, que levou muitos a visitarem o Santuário, e que ao fim do fogo o abandonaram, mas sempre com a esperança e vontade de voltarem a visita-lo no próximo ano.
Vilas Boas - Festa Nossa Senhora da Assunção 2010 - Grupo de Acordionistas (vídeo)
Eram 16:00 horas, quando as pessoas, foram surpreendidas, com a chegada de este Grupo de Acordionistas (Jaime Mendo - Construção Civil e Obras Públicas) ao largo ao fundo do escadario, atraindo assim algumas pessoas, que se juntaram de volta do grupo a apreciar o som dos acordeões. Depois de tocarem algumas musicas e como estava bastante calor e o sol a "picar", continuaram a tocar a andar avenida abaixo por entre a multidão, onde muitos paravam a apreciar e a ouvir tocar este grupo de acordionistas.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Vilas Boas - Festa em honra de Nossa Senhora da Assunção (2010)
Depois deste espectáculo foi altura de regressar a casa, foi um pouco complicado devido ao grande número de automóveis que saiam dos parques, mas com a ajuda dos militares da GNR, lá iam saindo uns e outros.
Foi assim mais um ano de devoção a Nossa Senhora da Assunção, mas verifiquei que o numero de visitantes, já não é igual aquele que estava acostumado a ver a alguns anos, pois neste dia há muitas festas noutras localidades não muito distantes, o que talvez esteja na origem de haver menos gente. Mas de qualquer maneira são muitos aqueles que sobem ao “Cabeço de Nossa Senhora da Assunção”, em Vilas Boas.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
III RAID BTT Em Codeçais (2010)
Vila Flor - Festa em honra de São Bartolomeu (21 a 24 de Agosto de 2010)
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Linha do Tua - Estação de Codeçais
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Roios - Festa em honra de N.ª Sr.ª das Graças (2010)
Eram então 19:35 horas quando abandonei a aldeia de Roios, mas ao fim da procissão iria-se celebrar a missa campal e depois à noite actuaria o Conjunto Musical Victor Pica.
Foi agradável ter visitado Roios em dia de Festa, embora já tivesse estado em Roios algumas vezes, nunca lá tinha estado em dia de festa. Quem sabe para ano não volte lá.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Vila Flor Antiga (1)
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Sampaio - Festa em honra de N.ª Sr.ª da Rosa (2)
Como referi na postagem anterior “Sampaio - Festa em honra de N.ª Sr.ª da Rosa (1)”, o dia principal seria então no dia 01 de Agosto (Domingo), em que se celebrou Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Rosa, seguida de Procissão.
A Missa estava marcada para as 15:20 horas. Já no interior da Igreja Matriz, ouvia-se a Banda de Musica de Vila Flor na rua em direcção ao Largo da Fonte (Largo do Sr.º Reitor de Sampaio), dirigindo-se de seguida para a Igreja.
Os elementos da Banda ocuparam então, os bancos da frente, onde tocaram e cantaram os cânticos da Igreja. Foi diferente do habitual, pois é sempre agradável assistir a uma missa acompanhada ao som de alguns estrumemos musicais, sendo esta também celebrada pelo padre da aldeia e um outro padre, estando as pessoas já habituadas aos seus sermões nas festas de Nossa Senhora da Rosa.
Eram então 16:10 horas, quando a Missa terminou e se deu início à Procissão, que percorreu algumas ruas da aldeia. Saíram na procissão os estandartes, a cruz e as lanternas, seguindo-se quatro andores, sendo o primeiro o de St.º António, depois o de N.ª Sr.ª de Fátima, seguido do St.º André (Padroeiro de Sampaio) e por último o de Nossa Senhora da Rosa, logo atrás seguia o Sr.º Padre, depois a Banda de Musica e aqueles que acompanhavam a procissão.
O calor que fazia reflectia-se bem no rosto daqueles que seguiam na procissão, principalmente naqueles que pegavam nos andores.
A procissão terminaria então às 16:50 horas, com a entrada do andor de Nossa Senhora da Rosa na Igreja Matriz.
Depois de o Sr.º Padre dar por encerradas as cerimónias religiosas, a Banda de Música, fez uma pequena actuação em frente à Igreja, ficando algumas pessoas a assistir.
Mas a festa não ficaria por aqui, pois à noite houve arraial com Bruno Cordeiro, ao qual não estive presente, pois decidi ir até Mirandela ao encerramento das Festas da Cidade, de que falarei posteriormente. Mas de certeza que animação e alguns pezinhos de dança não faltaram.