Hoje, 25 de janeiro de 2014, o Clube de Caça e Pesca de Vila Flor, levou a cabo mais uma Montaria ao Javali, desta vez na aldeia do Mourão – Concelho de Vila Flor.
O encontro deu-se às 9:00 horas, junto ao edifício da Junta de Freguesia, onde se preparava o mata-bicho, para os 90 monteiros participantes, quer do concelho, quer de outros concelhos, alguns de bem longe.
Depois do tradicional mata-bicho, deu-se lugar à palestra aos monteiros presentes de forma a alertar para o cumprimento das regras de segurança da montaria e ao sorteio das portas.
A partida dos caçadores para a área da montaria, deu-se às 9:30 horas.
Depois de estarem todos nas portas que lhe foram atribuídas, foi lançado um foguete por volta do meio dia para se dar assim início à montaria, que começou com a largada das matilhas de cães, que percorreram toda a área a fim de cercarem os javalis e os fazerem ir em direção aos monteiros.
Ao passar das horas, parecia não haver grande sorte para alguns dos monteiros, que nem um javali avistaram.
Eram 14:30 horas quando se ouve novamente outro foguete, anunciando assim o fim da montaria. Após este sinal regressaram todos novamente ao edifício da junta.
Com algum desânimo, por parte dos monteiros, pois não havia corrido como se esperava, apenas um javali e uma raposa, foi o que rendeu a montaria desta vez no Mourão, mas o mais importante no meio de tudo, é o próprio convívio entre os monteiros.
Por volta da 15:30 horas, foi a vez de se almoçar, pois a barriga já o pedia.
Ao fim do almoço, deu-se lugar ao sorteio do javali, sendo o contemplado o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, que deu o javali de volta ao clube, sendo depois leiloado, ficando assim para um dos monteiros.
No final, deu-se lugar ao baptismo de um monteiro jovem, pois era a primeira vez que matava um javali.
E assim terminou, mais uma Montaria ao Javali, no Mourão – Concelho de Vila Flor.