segunda-feira, 30 de julho de 2012

Libélula na Barragem de Vilarelhos (Concelho de Alfândega da Fé)

"A Libélula, é um animal voador invertebrado do filo dos artrópodes, da classe dos insetos da ordem dos odonatos e família dos Libelulídeos. Da ordem do odonatos fazem parte as libélulas e libelinhas de que se conhecem no mundo quatro mil oitocentas e setenta espécies. Como todos os odonatos as libélulas são insetos carnívoros, cujo abdómen é comprido e estreito. Possuem quatro asas transparentes com finas nervuras e os olhos são globosos e facetados. 
As libélulas voam nos bosques e nos campos por vezes afastadas das suas zonas aquosas onde tiveram origem. São os insetos voadores mais versáteis do mundo podendo atingir velocidades entre os cinquenta e noventa e cinco quilómetros por hora. As libélulas (Aeschna juncea) são insetos carnívoros e atacam outros insetos como vespas e um enorme número de mosquitos quer no estado larvar quer no estado adulto. 
O tórax possui fortes músculos que permitem o trabalho de asas e o abdómen é constituído por dez segmentos o último dos quais, no macho, possui dois ou quatro ganchos utilizados para fixação no acasalamento. No macho, o segundo e terceiro segmentos estão transformados num órgão copulador. Na copulação o macho fixa a fêmea com os ganchos usualmente pela cabeça ou pelo pescoço. A fêmea encurva o abdómen de maneira a que a abertura genital entre em contacto com os órgãos copuladores do macho.
O acasalamento em geral ocorre no ar. Os ovos são colocados em folhas de plantas aquáticas. Os ovos desenvolvem-se e a fase larvar ocorre na água. As larvas e ninfas são os habitantes mais ferozes do pântano ou do curso de água. As libélulas encontram-se na Europa, Ásia e América do Norte. Visíveis a partir do meio da primavera, voam de maio ao início de agosto." 

Fotografias: Libélulas na Barragem de Vilarelhos no Concelho de Alfândega da Fé. 

Fonte do texto: Infopédia http://www.infopedia.pt/$libelula

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Para a minha avó


Hoje, Dia dos Avós, dedico esta foto à minha Avó Teresa, que se encontra nos cuidados continuados. Para ela muitos beijinhos de rápidas melhoras. 
Um feliz dia para todos que são avós. 

Fotografia tirada em janeiro de 2008

quarta-feira, 25 de julho de 2012

31.º Aniversário da Associação de Zedes (Concelho de Carrazeda de Ansiães)

A Associação de Zedes (concelho de Carrazeda de Ansiães), no dia 22 de julho de 2012, fez 31 anos.
Dina Tavares, fotografou e fez a edição deste vídeo, à qual agradeço a cedência do mesmo, para publicação aqui no blogue.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Cobra na Barragem de Vilarelhos (Concelho de Alfândega da Fé)



As cobras são algumas das espécies animais, que se podem encontrar na barragem de Vilarelhos, no concelho de Alfândega da Fé.
Outras espécies animais, serão em breve publicadas aqui no blogue.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Panorâmica de Pereiros (Concelho de Carrazeda de Ansiães)


Imagens panorâmicas aquando de uma subida em abril de 2011 ao "castelo" (monte entre Pereiros e Codeçais) no concelho de Carrazeda de Ansiães.

Nota: Para visualizar as imagens em tamanho maior, clique com o botão direito do rato em: "abrir hiperligação".

sábado, 7 de julho de 2012

Detalhes de portas em Pereiros (Concelho de Carrazeda de Ansiães)

Ao visitar-se a aldeia de Pereiros no Concelho de Carrazeda de Ansiães, podemos encontrar nalgumas portas de casas mais antigas estes detalhes entre outros...
Imagens captadas em junho de 2011

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Adeganha - Festas 2012 - Recreação de segada e malhada tradicional

A freguesia da Adeganha no concelho de Torre de Moncorvo, no dia 14 de julho de 2012, irá recrear as segadas e malhadas tradicionais, não faltando animação e diversão. 

Visite Adeganha e reviva o tempo das segadas e malhadas. 

Nota: Para visualizar o programa em tamanho maior, clique com o botão direito do rato em “Abrir Hiperligação”.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

II Passeio Pedonal pela Linha do Douro (Estação do Côa - Estação de Almendra) 2/2

Para complementar a postagem anterior "II Passeio Pedonal pela Linha do Douro (Estação do Côa - Estação de Almendra) 1/2", ficam aqui mais algumas imagens do II Passeio Pedonal pela Linha do Douro, realizado no dia 30 de junho de 2012, desde a Estação do Côa à Estação de Almendra, levado a acabo pela "Foz Côa Friends Associação". Os defensores pela reabertura da linha concentraram-se bem cedo na Praça do Município de Vila Nova de Foz Côa, donde partiram num autocarro cedido pela Câmara Municipal, até à Ponte da Foz do Côa, onde teve inicio o passeio, ao longo da linha e do Rio Douro até à Estação de Almendra.
Todos ficamos fascinados pela paisagem envolvente, mas desiludidos e tristes pelo completo abandono em que se encontra a linha. Ao longo do passeio, podemos contar com o apoio de uma pequena embarcação, onde seguiam dois elementos da "Foz Côa Friends Associação", bem como o apoio de um grupo dos Bombeiros Voluntários, que esperavam por todos, na Estação de Almendra. Terminando então a caminhada, deslocando-nos no autocarro para a Senhora do Campo, onde comemos o farnel, havendo confraternização entre todos.
Ao fim da tarde regressou-se a Vila Nova de Foz Côa, tendo eu e e mais dois amigos, regressado na pequena embarcação de apoio, desde a Estação de Almendra ao Cais do Pocinho, permitindo-nos assim desfrutar e apreciar de uma forma diferente toda a paisagem envolvente ao Douro.
Assim se cumpriu mais uma etapa pela defesa de uma das mais belas linhas ferroviárias do nosso pais, esquecida no tempo, deitada ao abandono. 

Foi um prazer ter acompanhado mais uma vez os Amigos de Foz Côa, neste passeio, pela reabertura da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca d´Alva.

Estas e outras imagens estarão em breve, disponíveis num álbum: "II Passeio Pedonal pela Linha do Douro (Côa - Almendra)", na minha página do Facebook, em:

domingo, 1 de julho de 2012

II Passeio Pedonal pela Linha do Douro (Estação do Côa - Estação de Almendra) 1/2

Dia 30 de junho de 2012, uma vez mais, juntei-me aos amigos de Foz Côa, para o II Passeio Pedonal pela Linha do Douro entre a Estação do Côa e a Estação de Almendra, dando assim continuidade ao passeio realizado no dia no dia 23 de Abril de 2011, entre o Pocinho e a Estação do Côa. 
Foi um dia em grande! Depois de almoço convívio na Senhora do Campo, eu e mais dois amigos fizemos a viagem de regresso de barco pelo rio Douro desde a Estação de Almendra ao Pocinho, podendo desfrutar assim de toda a paisagem envolvente ao Douro.

Foi um prazer estar na companhia dos amigos de Foz Côa em mais um passeio pela Linha do Douro.

Em breve estarão disponíveis outras imagens deste passeio...


I Passeio Pedonal entre o Pocinho e a Estação do Côa: 
(http://cantinhodojorge.blogspot.pt/search/label/Linha%20do%20Douro%20%28Pocinho%20-%20C%C3%B4a%29)