segunda-feira, 31 de maio de 2010

As maias

Durante os meses de Maio e Junho, quem passa pelo Concelho de Vila Flor e o Concelho de Carrazeda de Ansiães, depara com o amarelo da flor das mais.

No 1º dia do mês de Maio é hábito, colocar um ramo desta espécie de giesta nas portas ou janelas das casas, contra o mau-olhado, ou “para que haja fartura”.

Este tipo de giesta, também é conhecido por giesta-das-serras, giesta-amarela e giesta-negral. A sua floração. da-se entre Abril e Junho.

É um arbusto caducifólio, de ramos flexíveis, com folhas pubescentes constituídas por 1 a 3 folículos, flores amarelas, sendo o fruto uma vagem arredondada coberta por pêlos.

Este é o estado em que se encontram no mês de Julho, sem flor, mas com o tal fruto, vagem coberta de pelos.

Estas imagens, em que o fruto é visível, bem como as duas últimas foram captadas junto a estrada que liga Carrazeda de Ansiães a Pereiros.

É uma planta bem adaptada a ambientes muito expostos ao sol, que vive nas rochas, sendo o caso desta área envolvente aos Pereiros, onde os montes são constituídos por bastantes rochas.

As primeiras fotografias, foram captadas, junto da estrada que segue de Vila Flor para Vilas Boas, onde não há rochas mas é um terreno bastante descampado exposto ao sol. As imagens com o fruto, bem como estas últimas, como já referi anteriormente foram captadas junto à estrada ao descer para os Pereiros no concelho de Carrazeda de Ansiães, podendo-se assim ver estas duas fazes deste tipo de giesta, onde temos a fase de floração e a fase do fruto.

1 comentário:

PEREYRA disse...

Tema interessante e abordagem que denota pesquisa. Gostei da aula!