quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Subida à Senhora da Lapa em Vila Flor
Dia 27 de Dezembro, depois de já ter subido ao Cabeço de Nossa Senhora da Assunção e de ter passado pela aldeia do Arco , resolvi subir à Senhora da Lapa. Eram 11:00 horas e já não havia nevoeiro na vila, apenas à volta desta. Conclui-se que a Sr.ª da Lapa e a Serra do Facho, são óptimos locais para fazer algumas panorâmicas de Vila Flor, esta linda vila do Nordeste Transmontano.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Boas Festas
A todos os visitantes do Blog: "O Cantinho do Jorge - À Procura do Nordeste Transmontano " desejos de Boas Festas!!!terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Concurso Montras e Presépios em Vila Flor
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Voltou a Neve a Vila Flor (2)
domingo, 20 de dezembro de 2009
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Neve em Vila Flor
Hoje, 16 de Dezembro de 2009, a neve chegou a Vila Flor, tal como ao resto do Nordeste Transmontano. Em Vila Flor deve ter começado a nevar por volta das 04:30 horas, pois às três horas não estava a nevar e acordei às cinco da manhã com o barulho de algum granizo que caía misturado com a neve a bater nos vidros da janela do quarto. Fui então à janela e estava a nevar, havendo já um pequeno manto de neve nas ruas. A primeira fotografia foi tirada às 05:10 horas da manhã. Depois de fazer o boneco de neve e brincarmos um pouco com a neve, fomos tomar o pequeno almoço.
Eu e minha filha mais velha, fomos a pé até ao centro da vila, onde fizemos algumas fotografias. Passamos pela Santa Luzia em direcção ao Centro Cultural, donde se avista a Praça e a Igreja Matriz, as quais fotografei, vendo-se a rua e os telhados das casas cobertos de branco. Aí encontramos o amigo Aníbal, que também andava nas andanças das fotografias, depois de um dedo de conversa seguimos caminhos diferentes.
Eu e a minha filha, seguimos em direcção à Câmara Municipal, descendo de seguida à Praça, para fotografar os jardins.
Depois de algumas fotografias, fomos em direcção à Igreja Matriz, descendo até ao Arco D. Dinis, e à Fonte Romana..jpg)
Começou a cair novamente neve misturada com granizo, isto às 11:30 horas, mas de pouca dura. Decidimos então regressar a casa, passando novamente pela Praça.
Já perto de casa derigimo-nos a uma vinha proxima, para fazer algumas fotografias, pois as videiras já podadas cobertas de neve, chamaram-me a atenção.
Da parte de tarde a neve começou a desaparecer nas ruas, com a passagem dos carros, mas mantendo-se nos passeios e nos telhados das casas e nos terrenos, que ainda continuam cobertos de neve. Pois caso não chova de noite amanhã ainda teremos vestigios deste maravilhoso cenário.Da Foz à Ponte do Sabor
Dia 13 de Dezembro, decidi começar o dia de Domingo, de uma maneira diferente. Levantei-me bem cedo, com um objectivo: fazer uma caminhada a pé ao longo do Rio Sabor, desde a Foz à Ponte do Sabor.
Cheguei à Foz do Sabor às 07:30 horas, ainda o sol estava atraz da Serra do Reboredo, deixei o carro ao pé do café na Foz, e desci até à ponte. Os reflexos no rio, chamaram-me logo a atenção, magnífico, lindo de se ver, as nuvens, as arvores, os barcos, as casas e a propria ponte se reflectiam nas águas do rio. Aí perdi algum tempo a tirar algumas fotografias, pois não podia começar a caminhada sem registar tal beleza.
Ainda um pouco antes de aparecer o sol, começei então a caminhada pela margem direita ao longo do rio. Percebi de imediato que iria chegar a casa com as pernas dos joelhos pra baixo todas molhadas, pois a vegetação ao correr do rio estava toda molhada.
Ao correr do rio, fui fazendo mais umas fotografias, aproveitando ainda os reflexos bem visiveis nas águas do mesmo, mas sabia, assim que o sol começa-se a ficar mais alto que iriam deixar de ser visiveis. Mas claro que haveria sempre algo de interessante para fotografar, ou não seja a propria paisagem envolvente ao rio.
Ao longo das margens do rio, encontram-se alguns barcos, utilizados pelos agricultores, para passar de uma margem para a outra, embora alguns se encontrem já num estado degradado, como se pode ver na imagem abaixo, mas ficando sempre bem num fotografia.
Tive o previlégio de ver duas garças, patos da água e vi também duas lontras, que ainda tentei fotografar, mas estas rapidamente mergulharam nas águas do rio. Depois do Bico da Ribeira (Ribeira da Vilariça que vem a desaguar nesse local conhecido por Bico da Ribeira), na outra margem, havia um rebanho de ovelhas aproveitando a erva verde. A partir daí em diante começei a ver já alguns trabalhos de limpeza e corte de arvores por parte de trabalhadores da barragem que irá ser construida neste Rio Sabor, acabando assim com o único rio selvagem da Europa.
Ainda fiz mais algumas fotografias, junto a ponte, mas desta vez sem reflexos, pois a luz solar já não permitia tal maravilha.Terminando, então os cliques, foi altura de regressar ao carro e ir embora para casa, tomar um banho e vestir uma roupa sequinha e almoçar.
Esta caminhada pelo Rio Sabor, foi a primeira, entre outras que pretendo fazer. Daqui a algum tempo, já não teremos o rio, como estamos abituados a ve-lo, isto devido a construção de uma dita barragem. É pena que se vá assim o rio, e a paisagem envolvente a este.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Projecto Limpar Portugal - Eu já Aderi
Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com milhares de voluntários.
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Num dia de chuva em Codeçais


Num dia de chuva em Codeçais, isto no dia 21 de Novembro, como não dava para fazer um passeio, resolvi fazer umas fotografias, mesmo alí ao lado de casa. Estava a ver chover quando me chamou a atenção as gotas de água da chuva, que escorriam pelas folhas das couves. quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Festa em Codeçais em honra de Nossa Senhora da Conceição
Dia 7 e 8 de Dezembro, Codeçais esteve em festa em honra de Nossa Senhora da Conceição.
A aldeia vive esta festa com toda a alegria e devoção. Aqueles que um dia partiram há procura de um trabalho e/ou melhores condições de vida, sempre têm a sua terra natal no coração, então regressão para visitar e adorar Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal e desta aldeia do Nordeste Transmontano.
.
Depois de percorridas as ruas da aldeia, os andores voltaram à igreja novamente, ficando a aguardar o proximo ano para sair.
.jpg)
Estavam numa mesa várias ofertas, que o Sr. º António, arrematou, começando por um certo valor, em que uns mandavam mais que os outros, depois de "dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe ..., duas e meia, três, está entregue". Não era pelo valor real das ofertas, mas com o intuito de ser para Nossa Senhora, mandando-se sempre um valor superior ao que valeriam em qualquer mercado.
Depois de terminar a arrematação as pessoas regressaram às suas casas e ao final do dia a maior parte daqueles que vieram de fora partiram, voltando a regressar, quem sabe no Natal, nas férias ou mesmo no ano seguinte para mais uma romaria.



2.jpg)
3.jpg)
4.jpg)
.jpg)
.jpg)







.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)