quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mirandela - 16ª Concentração Motard (29, 30 de Junho e 1 de Julho de 2012)


No próximo fim de semana de 29,30 de junho e 01 de julho, realizar-se-a a 16ª Concentração do Moto Clube de Mirandela.

Nota: Para ampliar o cartaz , com o botão direito do rato click em: "abrir hiperligação".

sábado, 23 de junho de 2012

Codeçais - Melros no ninho

Há momentos únicos, que por vezes não esperamos e quando saímos, sem a maquina fotográfica é quando esses momentos se proporcionam, mas graças as novas tecnologias, refiro-me neste caso aos telemóveis, não tivessem eles também a possibilidade de fotografar, não teria registado este ninho com melros, no meio de uma vinha em Codeçais - Concelho de Carrazeda de Ansiães.

Ninho de cegonha em Vila Nova das Patas - Carvalhais

Ninho de cegonha em Vila Nova das Patas - Carvalhais - concelho de Mirandela.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Jogos Tradicionais em Zedes (Concelho de Carrazeda de Ansiães)

Agradeço à Dina Tavares, pela cedência deste vídeo com os jogos tradicionais em Zedes - concelho de Carrazeda de Ansiães, realizados no dia 17 de junho de 2012.

Terra treme em Freixo de Espada à Cinta

Um sismo de magnitude 3.4 na escala de Richter foi sentido, às 23h05 do dia 19 de junho de 2012, na região transmontana de Freixo de Espada à Cinta, informou o Instituto de Meteorologia. "O epicentro do sismo foi registado a quatro quilómetros a noroeste de Freixo de Espada à Cinta", informou a mesma fonte. A região onde o abalo sísmico foi registado fica situada em pleno Douro Internacional. Fonte da Protecção Civil local confirmou à Lusa que se ouviu um " ligeiro estrondo", não havendo até ao momento o registo de vítimas ou danos materiais, apesar de alguns populares se encontrem na rua. O sismo foi igualmente sentido nos concelhos vizinhos de Mogadouro, Torre de Moncorvo e Miranda do Douro. 

Fonte: Rádio Renascença (http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=66896)

terça-feira, 19 de junho de 2012

Vila Flor - Apesar de o Tribunal não encerrar, Vila Flor Manifesta-se

Ontem, dia 18 de junho de 2012, alguns populares do concelho de Vila Flor, concentraram-se em frente aos Paços do Município, para a Manifestação contra ao encerramento dos Tribunais.
O Distrito de Bragança é um dos mais afetados com a reorganização do mapa judiciário, uma vez que vai perder assim cinco tribunais (Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais), ficando de fora o de Vila Flor, tendo estado também em risco de encerrar, por isso o propósito de esta manifestação, mostrando-se ao mesmo tempo solidários com os concelhos vizinhos.
A Manifestação estava programada para as 21 horas, mas a essa hora poucos ainda eram os que se encontravam em frente aos Paços do Município, a esses começaram-se a juntar mais alguns, mas não mais de meia centena, tendo início a manifestação às 21:30 horas com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Vila Flor (Dr.º Artur Pimentel), intervindo de seguida outras individualidades politicas e dos tribunais.
Também no dia de ontem outros concelhos do Nordeste Transmontano, se manifestaram contra ao encerramento dos tribunais, sendo um deles o de Alfândega da Fé como mostra a postagem anterior: Alfândega da Fé - Manifestação contra o encerramento do Tribunal

Alfândega da Fé - Manifestação contra o encerramento do Tribunal

Ontem (18 de junho de 2012), em Alfândega da Fé, centenas de pessoas concentraram-se à porta do Tribunal em protesto contra o encerramento. Sendo o distrito de Bragança um dos mais afetados pelo novo Mapa Judiciário, perdendo assim cinco tribunais (Alfândega da Fé; Carrazeda de Ansiães; Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais) ficando de fora o de Vila Flor, que também esteve em risco de encerrar, tendo-se mesmo assim realizado uma manifestação: Vila Flor - Apesar de o Tribunal não encerrar, Vila Flor manifesta-se

Fonte do vídeo: SIC

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vila Flor - Manifestação contra o encerramento do Tribunal


A proposta inicial de reorganização do mapa judiciário previa a extinção de 47 tribunais/juízos em todos os distritos do Continente, à exceção do Porto, e nas regiões autónomas dos Açores e Madeira, com menos de 250 processos. Agora, a proposta dilatou para 57, ou seja, mais dez que o anteriormente anunciado, sendo  que dois dos tribunais estão localizados em concelhos do distrito de Bragança. Assim sendo, prevê o encerramento de seis tribunais tais como os de Alfandega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, Vinhais, Vimioso e Vila Flor.
Face a esta situação os autarcas mostram-se indignados e prometem formas de luta para travar aquilo que consideram ser um estudo sem sentido e que coloca em causa a interioridade do país.

Dia 18 de Junho, pelas 21 horas, em frente aos Paços do Município, está já agendada uma MANIFESTAÇÃO em Vila Flor, contra o fecho do Tribunal nesta localidade.
Venha e participe nesta luta que é de todos!!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ouriço-cacheiro/Porco-espinho

"Os ouriços são animais principalmente noturnos, que se alimentam de insetos, caracóis, lesmas e de vegetais. Os seus predadores principais são as corujas e os furões. O ouriço conta com a sua coloração como camuflagem, mas quando ameaçado enrola-se numa bola expondo apenas a face coberta de espinhos. Geralmente, a comunidade científica faz clara diferença entre o ouriço e o porco-espinho (Hystrix cristata), que é um roedor. No entanto, em Portugal e na Galiza, o ouriço-terrestre (Erinaceus europaeus) recebe indistintamente os nomes de porco-espinho, ouriço, ouriço-cacho, ouriço-cacheiro ou rescacheiro, posto que o habitat do Hystrix cristata na Europa se limita ao sul da península italiana (Sicília e Nápoles), onde foram introduzidos pelos romanos a partir da África.
Uma diferença importante entre estas duas espécies é que os espinhos do ouriço, ao contrário dos do porco-espinho, não se soltam naturalmente, nem são venenosos. Graças à sua dieta, os ouriços são importantes no controle de pragas, já que são capazes de comer várias vezes o seu próprio peso em insectos e anelídeos. Os ouriços têm mais de dezasseis mil picos e usam-nos para diferentes necessidades:camuflagem, defesa,ataque, transporte de comida. Os ouriço possuem um focinho pequeno e quatro patas que se mobilizam bastante bem. Possui também uma cauda de 5 cm. O ouriço hiberna no inverno durante aproximadamente 3 meses, antes recolhe comida e mantimentos para a sua hibernação."

Fonte do texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Erinaceidae
Fotografias: Ouriço-cacheiro/Porco-espinho, próximo à Barragem do Peneireiro em Vila Flor.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vila Flor - Procissão de Dia de Corpo de Deus 2012 (1/2)

Ontem, dia 07 de junho de 2012, realizou-se em Vila Flor a Procissão de Dia de Corpo de Deus. A Procissão saiu da Igreja Matriz às 18:00 horas, percorrendo as principais ruas da vila, sendo esta marcada pela presença das crianças, que fizeram a 1.ª Comunhão no domingo (dia 03 de junho) e por aquelas que irão fazer a Comunhão no próximo ano.

Em breve outras imagens estarão disponíveis.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Vila Flor - Primeiras Comunhões 2012

(Vila Flor - Primeiras Comunhões (2012))
(Primeira Comunhão - Ana Rita Delfim)
(Primeira Comunhão - Ana Rita Delfim)
(Primeira Comunhão - Ana Rita Delfim e Madrinha de Batismo)
Algumas das imagens captadas, ontem (03 de junho de 2012) nas Primeiras Comunhões em Vila Flor.