sexta-feira, 30 de março de 2012

Flores que continuam a encantar em Vila Flor

Vila Flor, sempre em flor! Foi-se a flor da amendoeira, mas outras flores continuam a encantar a vila das flores, não tive-se ela o nome de Vila Flor

Fotografias: Cerejeiras em flor, em Vila Flor (março de 2012)

quinta-feira, 29 de março de 2012

2.º Passeio Pedonal Pela Linha do Douro

Os Amigos de Foz Côa, voltam a organizar mais um passeio pela Linha do Douro a realizar no dia 7 de abril. 
O 2.º Passeio Pedonal pela Linha do Douro, realizar-se-a entre a Estação do Côa e Estação de Almendra.   O 1.º Passeio, realizou-se no ano anterior, no dia 23 de abril, entre o Pocinho e a Estação do Côa, tendo participado mais de uma centena de pessoas, pela reabertura da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca D' Alva
Para ver o programa e fazer a inscrição consulte o Blogue "Foz Côa Frinds", em:
http://fozcoafriends.blogspot.pt/2012/03/ii-passeio-pedonal-coaalmendra.html


Fotografias: 1.º Passeio Pedonal pela Linha do Douro (23 de abril de 2011)

Para ver o 1.º Passeio Pedonal Pela Linha do Douro click, em: 

Passeio Pedonal Pocinho - Estação do Côa (Pela Reabertura da Linha Pocinho-Barca D'Alva)

Reflexos no Rio Tua


Fotografias: Imagens captadas em junho de 2011, no Rio Tua entre Frechas e Mirandela.

terça-feira, 27 de março de 2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

Um olhar sobre Vila Flor em plena primavera

Um olhar sobre Vila Flor, desde o alto da Senhora da Lapa, com a flor da urze a marcar presença. 
É este o cenário que atualmente se presencia desde o alto da Senhora da Lapa. Como é linda a primavera!

Fotografias: Alto da Senhora da Lapa, em Vila Flor em 24 de março de 2012.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Boas vindas à primavera

Chegou a primavera. A primavera chegou hoje, 21 de março e termina a 20 de junho. É uma das estações do ano mais bonita, onde as os campos se enchem de cores e flores.
"A primavera, é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo."
Fotografia: Imagem captada em Codeçais- Concelho de Carrazeda de Ansiães, em maio de 2011.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Noras em Grijó (Concelho de Macedo de Cavaleiros)

"Nora é um engenho ou aparelho para tirar água de poços ou cisternas. É constituído por uma roda com pequenos reservatórios ou alcatruzes. Possui uma haste horizontal acoplada a um eixo vertical que por sua vez está ligado a um sistema de rodas dentadas. 
Este sistema faz circular um conjunto de alcatruzes entre o fundo do poço e a superfície exterior. Os alcatruzes descem vazios, são enchidos no fundo do poço, regressam e quando atingem a posição mais elevada começam a verter a água numa calha que a conduz ao seu destino. O ciclo de ida e volta dos alcatruzes ao fim do poço para tirar água mantém-se enquanto se fizer rodar a haste vertical e o poço tiver água."

Fotografias: Noras em Grijó no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Postagem relacionada: Noras no Vale da Vilariça

sábado, 17 de março de 2012

Lodões - Escola Primária (Concelho de Vila Flor)

Escola Primária em Lodões, no concelho de Vila Flor. Aqui nesta escola, foram muitos os meninos que aprenderam a ler, a escrever, a brincar e a conviver. Hoje os meninos desta aldeia, vão aprender a ler, a escrever, a brincar e a conviver para Santa Comba da Vilariça, encontrando-se esta escola fechada, como outras tantas por esse país fora. É sinal da desertificação e baixa percentagem de natalidade e cada vez mais a existência de uma população envelhecida nas aldeias do interior do país. 

sábado, 10 de março de 2012

Nossa Senhora do Castelo em Urros (Concelho de Torre de Moncorvo) (2)

Quem vai a Urros - concelho de Torre de Moncorvo, não pode deixar de visitar Nossa Senhora do Castelo. Para além do aspecto religioso, o lugar da Senhora do Castelo é também um Miradouro Natural, com vista para o Rio Douro e para a Serra da Marofa.
Ali, já foram feitas duas prospecções arqueológicas, onde foram encontrados materiais da época pré-romana, vestígios de castro fortificado e ocupação desde o período do calcolítico até à época medieval.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Amendoeiras em Flor em Seixo de Manhoses

Este ano a floração das amendoeiras esteve mais atrasada, mas é agora que elas estão no seu auge, embora ainda haja algumas em botão, as de qualidade mais moderna, que começam a florir mais tarde, mas dentro de uma semana devem também estar floridas.

Imagens captadas na aldeia de Seixo de Manhoses no concelho de Vila Flor, sendo uma das localidades do concelho onde haja talvez mais amendoeiras.

quinta-feira, 8 de março de 2012

É aqui que o Côa se junta ao Douro

É aqui que o Rio Côa se junta ao Rio Douro.
Imagens captadas em abril de 2011.

Agricultores Transmontanos manifestaram-se em Mirandela

Agricultores, pastores e produtores de carne de Trás-os-Montes manifestaram-se hoje (08 de março), em Mirandela, para reivindicar medidas que ajudem a minimizar os efeitos da seca e alertar para o problema da sanidade animal.
.
Vídeo: SIC NOTÍCIAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

Vila Flor - Amendoeiras em Flor 2012 (Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor)

Vila Flor, terra de nome flor, não podia deixar de comemorar as Amendoeiras em Flor. 
Este ano o programa das amendoeiras em flor, teve início a 25 de fevereiro, com os "Fados de Coimbra acompanhados pela viola de Rui Pato" no Centro Cultural às 21:30. 
No dia 26, foram os "Gigantones de Valtorno", que deram início aos festejos, percorrendo as ruas da vila. A tarde continuou animada com a atuação do "Rancho Folclórico de Freixiel" e a "Academia de Música Zéctoven"
Na noite do dia 3 de março o Centro Cultural, voltou a receber mais um espetáculo musical, com  o "Grupo de Danças e Cantares do IPB".
Já no dia 4, a tarde de domingo, foi animada com a atuação da "Escola de Iniciação Musical e Instrumental da ACRVF" e o "Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor"
Muitos são os que visitam Vila Flor, neste período das amendoeiras em flor. Os autocarros que passam por Vila Flor, enchem as ruas da mesma, parando para visitar a vila e comprar alguns produtos regionais. 
No próximo fim de semana, dia 10 de Março, o Centro Cultural, vai receber os “The Happy Mess” às 21:00 horas (Comemoração do Dia da Mulher). 
No dia 11 de Março a tarde vai ser animada com a "Arruada pela Banda de Música da ACRVF" às 14:00 horas e o "Grupo de Música Tradicional da ACRVF", às 15:00 horas.

Visite Vila Flor e deslumbre-se com as Amendoeiras em Flor. 

Fotografias: Estas imagens são do "Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor", captadas no dia 4 de Março no recinto em frente ao centro Cultural. 
Veja aqui os Vídeos da LocalVisão:
http://videos.sapo.pt/qWJuskTVBgBFTm4n86RL
- http://videos.sapo.pt/ZplzLGPnAu5IJw8QDRQi
http://videos.sapo.pt/rHEBq7YPiGcUCZCqWTRH
http://videos.sapo.pt/z8WFHC0vzjQd6OAzwZRZ