terça-feira, 26 de abril de 2011

Passeio Pedonal Pocinho - Estação do Côa (Pela Reabertura da Linha Pocinho-Barca D'Alva)

No dia 23 de Abril de 2011, realizou-se um Passeio Pedonal pela Linha do Douro, entre o Pocinho e a Estação do Côa, organizado pela "Associação dos Amigos do Concelho de Vila Nova de Foz Côa", também designada por "Foz Côa Friends". Este passeio teve como principal objectivo a reabertura da Linha entre o Pocinho e Barca D'Alva, desactivada a 18 de Outubro de 1988.
A concentração dos participantes teve lugar em Foz Côa, na Praça do Município, onde foram dadas as primeiras informações do passeio por parte de um dos organizadores, e feita a distribuição de t-shirts a todos os participantes, as quais tinham estampada uma placa dos caminhos de ferro, com a inscrição: "REABERTURA DA LINHA POCINHO - BARCA D'ALVA OBRIGATÓRIO TRÂNSITOPELA LINHA". Eram 8:00 horas, quando partiram os autocarros, cedidos pela Câmara Municipal de Foz Côa, em direcção ao Cais do Pocinho, junto à linha onde se iria dar início ao passeio. Aí foram dadas novamente algumas informações e recomendações, e distribuídos panfletos, com os objectivos do passeio. Deu-se então início ao passeio, em que , participaram cerca de 200 pessoas. À frente seguia um elemento da organização, outro, no meio, e no fim, um outro, para assim ser garantida a segurança dos participantes e ter-se a certeza de que ninguém ficaria para trás, além de haver comunicação entre eles através de walkie talkie. Durante todo o passeio, houve apoio por parte de uma embarcação dos bombeiros e de uma outra da organização ao longo do rio Douro, vigiando sempre os participantes, não fosse necessário dar assistência em qualquer situação.
Logo que começou o passeio, rapidamente se constatou o estado em que a linha se encontra: completamente abandonada, cheia de ervas, silvas e arbustos, entre as travessas e os carris, tornando-se, em certos locais, complicado caminhar por ela, tendo-se, mesmo numa parte do percurso, feito um pequeno desvio por uma vinha, até voltar a apanhar a linha, onde teve lugar uma pequena pausa.
Retomou-se a caminhada até ao Vale de Vermelhosa. Alguns participantes continuaram o passeio, enquanto outros, com mais "coragem", talvez menos cansados e mais curiosos, subiram uma longa encosta, a fim de verem algumas gravuras numa rocha (Núcleo Neolítico da Vermelhosa). Aí foram fornecidas algumas informações e explicações por parte de José Constanço acerca das gravuras ali representadas.
Voltou-se a descer até à linha, seguindo em direcção à Estação do Côa, onde já se encontravam alguns dos participantes. Às 11:30 já todos estavam juntos na Estação.
Pelas 11:50 horas chegou o grupo de “Pantomineiros”, tocando e cantando: "E O POVO, PÁ? QUER O COMBOIO NESTA LINHA DE NOVO, PÁ!", em forma de protesto e reivindicando a reabertura da linha, ao mesmo tempo que empunhava alguns cartazes com os mesmos dizeres da canção.
Aguardou-se depois a chegada de um barco com alguns elementos da Câmara Municipal de Foz Côa, bem como da comunicação Social. Aquando da passagem do grupo pelo local da Estação, todos os participantes se viraram para o rio, fazendo um cordão humano e gritando pela reabertura da linha, ao mesmo tempo que outros seguravam um cartaz com a seguinte inscrição: "REABERTURA DA LINHA POCINHO - BARCA D' ALVA OBRIGATÓRIO TRÂNSITO PELA LINHA", a mesma inscrição que constava nas t-shirts. Seguiu-se um almoço volante, junto à estação.


Às 14:00 horas, deu-se início a intervenções por parte de alguns elementos da Organização/Associação dos Amigos de Foz Côa: José Ribeiro e José Lebreiro, bem como do Presidente da Junta de Freguesia de Foz Côa e do Presidente dos Bombeiros de Foz Côa, tendo sido apresentados os objectivos do Passeio:

1 - Reactivação do troço da linha do Douro, Pocinho - Barca D'Alva,
a) como via de interligação entre 4 patrimónios da Humanidade;
b) como meio de promoção do desenvolvimento regional, através da ligação Douro Litoral/ Douro Vinhateiro/ Castilha León;
2 - Reivindicação do cumprimento do protocolo de reactivação do troço da Linha do Douro Pocinho-Barca D'Alva, assinado em Setembro de 2009 no Pocinho;
3- Fortalecimento das relações entre amigos do Concelho de Vila Nova de Foz Côa residentes e não residentes no concelho.
Tendo sido apresentados os argumentos que sustentam a moção sobre a reactivação da linha, foi esta aprovada por unanimidade e assinada pelos presentes.
Às 15:00 horas, depois das intervenções, deu-se início à caminhada até à ponte do Côa; viagem de autacarro até ao Museu do Côa, inaugurado em Julho de 2010; visita guiada pelas diversas salas, onde estão expostos alguns materiais e réplicas de gravuras encontradas na região do Côa.
Depois da visita ao museu, regressou-se em autocarro à Praça do Município, onde os participantes se despediram.
Todos os que organizaram, apoiaram e participaram no passeio estão de parabéns, por se ter levado a cabo esta iniciativa.
Em breve estará disponível um vídeo com alguns momentos do passeio ao longo da linha, das intervenções de alguns elementos da organização e outros, bem como da visita ao Museu do Côa:

  

domingo, 24 de abril de 2011

Vila Flor - Semana Santa 2011 (Procissão do Enterro do Senhor) Vídeo

No dia 22 de Abril, realizou-se em Vila Flor, uma vez mais e à semelhança de anos anteriores a Procissão do "Enterro do Senhor",  inserida no âmbito das celebrações da Semana Santa. A Procissão teve início às 21:00 horas, com saída da Capela da Misericórdia, passando pelas principais ruas da vila, regressando novamente à capela, onde veio a terminar. É uma cerimónia que junta muitas pessoas, quer da vila quer das aldeias, até de concelhos vizinhos, que  acompanham a procissão, até a chegada da capela.
E o resto as imagens falam por si...

Hoje, 24 de Abril, é dia de Páscoa e às 10:30 horas, terá lugar a Eucaristia seguida da Procissão da Ressurreição e pelas 15:00 horas terá início a Visita Pascal.

UMA SANTA PÁSCOA PARA TODOS!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Macedo de Cavaleiros - Portas e Janelas

As Portas e Janelas, são uma das coisas que me chamam bastante a atenção, principalmente as das casas antigas ou mesmo abandonadas, praticamente em ruínas.
É lamentável que se encontrem tantas em completa degradação! É o que mais tenho constatado pelas diversas aldeias que tenho visitado no Nordeste Transmontano.
Mas não é só nas aldeias que tenho deparado com tal facto, pois nas vilas e cidades acontece o mesmo e exemplo disso são estas imagens captadas na cidade de Macedo de Cavaleiros, que não deixam de ser uma tentação para o fotografo, pois nos olhos do fotografo, são arte, "beleza".
Nunca seria demais deitar-se mão a estas habitações e restaura-las, como já está a acontecer nalgumas localidades...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vila Flor Sport Clube - Época 2010/2011

VILA FLOR SPORT CLUBE - FUTSAL SÉNIORES (2010-2011)
VILA FLOR SPORT CLUBE - INFANTIS (2010-2011)
VILA FLOR SPORT CLUBE - INFANTIS (2010-2011)
VILA FLOR SPORT CLUBE - BENJAMINS/ESCOLINHAS (2010-2011)

Para mais informações sobre o clube, visite: http://vilaflor-sportclube.blogspot.com/

Passeio da Pascoela / Desfazer o Folar - O cumprir de uma tradição em Torre de Moncorvo

Dia 30 de Abril, vai-se cumprir mais uma tradição em Torre de Moncorvo, com o já habitual Passeio de Pascoela e Desfazer o Folar:
14:30 h - Passeio a pé até à capela da Senhora da Esperança (encontro defronte da Junta de freguesia)
15:30 h - Jogos tradicionais
16:30 h - Merenda e convívio

Venha cumprir uma velha tradição...

Alecrim e Oliveira como símbolos da Páscoa

O Alecrim e a Oliveira, são símbolos da Páscoa, mais propriamente no Domingo de Ramos, estando assim presentes nos ramos que as pessoas levam à missa dos ramos, para ser benzidos .
Oliveira: à entrada de Jesus em Jerusalém e antes de Jesus ser condenado à morte, o povo agitava os ramos de oliveira e de palmeira aclamando "Hossana, hossana ao filho de David".
A oliveira é um símbolo da paz. Pois no relato bíblico do dilúvio (Génesis, capítulo 8) quando as águas começaram a descer Noé solta primeiro um corvo, depois uma pomba. Primeiro a pomba regressa porque não encontra lugar para pousar. Passado 7 dias volta a soltar a pomba que desta vez trás no bico um ramo verde de oliveira. Noé soube, então, que as águas sobre a terra tinham baixado.
Os ramos de oliveira simbolizam por isso a Paz.
Alecrim: signífica alegria.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana Santa em Vila Flor 2011 (Via-Sacra ao vivo - Via Crucis) Vídeo

Afim de completar a postagem anterior "Semana Santa em Vila Flor 2011 (Via-Sacra ao vivo - Via Crucis)", deixo aqui em vídeo alguns momentos da paixão de Jesus Cristo, representados em frente à Câmara Municipal, bem como a procissão, pelas ruas da vila de regresso à capela da Misericórdia.

domingo, 17 de abril de 2011

Semana Santa em Vila Flor 2011 (Via-Sacra ao vivo - Via Crucis)

Hoje, dia 17 de Abril, em Vila Flor, realizou-se uma vez mais a via-sacra ao vivo, como é costume acontecer, já há vários anos no programa da Semana Santa. 
As cerimonias tiveram início às 21 horas, com partida da capela da Misericórdia sendo o ponto alto junto à Câmara Municipal.
Não me foi possível chegar a horas da partida da capela da Misericórdia, tendo chegado aquando do começo das celebrações já junto á Câmara Municipal, momento alto, como referi anteriormente.
Ai, foram representados alguns dos momentos mais importantes e marcantes da paixão de Jesus Cristo. Um dos momentos mais marcantes e que comoveu os que assistiam, terá sido a crucificação, tendo eu, reparado nalgumas pessoas a chorar.
Depois das representações da paixão de Jesus Cristo, seguiu-se em procissão, pelas ruas da vila, regressando à capela da Misericórdia, onde o Sr.º Padre da varanda da capela, se dirigiu aos muitos ali presentes e que acompanharam a procissão, dando assim por terminada a Via Crucis.

Em breve estará aqui disponível um vídeo com todos estes momentos.

sábado, 16 de abril de 2011

“Pare, Escute, Olhe” estreia na SIC, hoje (16 de Abril de 2011)

O documentário “Pare, Escute, Olhe”,  tem estreia marcada hoje (16 de Abril), na SIC Televisão (co-produtora do filme). Adaptado a uma versão de 55 minutos, o documentário será exibido depois da novela Laços de Sangue.
"O filme narra tudo o que envolveu uma decisão política que encerrou metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental.
Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.
“Pare, Escute, Olhe” é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra. Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou, isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.
(...)
FICHA TÉCNICA
Direcção Fotografia, Edição e Realização Jorge Pelicano | Assistente Realização Rosa Teixeira Da Silva | Pesquisa e Desenvolvimento Jorge Pelicano | Rosa Teixeira Da Silva Música Original Manuel Faria, Frankie Chavez, Francisco Faria Produção Costa do Castelo Filmes Produtor Paulo Trancoso Captação de Ambientes Filipe Tavares, Joaquim Pinto Mistura e Edição de Som Toni Lourenço Arquivo Ferroviário Joaquim Mendes, Bob Docherty, Fernando Nunes, Marco Prata | Co-Produção Sic Televisão Apoio Financeiro FICA

Ver notícia completa em: http://www.jornalnorte.com/?p=8340

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Páscoa em Vila Flor (Semana Santa 2011)

Click na imagem para aumentar
Vila Flor, à semelhança de outros anos, continua uma vez mais a celebrar a Semana Santa, de 12 a 24 de Abril, oferecendo assim um vasto programa de celebrações religiosas, cuja ponto alto é a via-sacra ao vivo, que se realiza este Domingo (dia 17), às 21 horas, com partida da capela da Misericórdia e ponto alto junto à Câmara Municipal. Organização a cargo da Santa Casa da Misericórdia.

Não deixe de visitar Vila Flor e assistir às celebrações da Semana Santa.



Para ver alguns momentos da Semana Santa de Vila Flor, em anos anteriores click em:

Fonte: Jornal de Notícias (pág 30 - 15 de Abril de 2011)

Feira Medieval em Torre de Moncorvo (Álbum de Professores e Funcionários)

Como, já havia muitas fotos relativamente à Feira Medieval, decidi não colocar mais aqui no blogue e criar então um álbum dedicado a professores e funcionários, na minha página do facebook (http://pt-pt.facebook.com/people/Jorge-Delfim/100000731134416), mas ai só aqueles que têm facebook e depois de se tornarem meus amigos, às podem visualizar, bem como as comentar e partilhar. 
Mas como já me foi solicitado, para as colocar no blogue, uma vez que há muitos que não tem facebook, decidi, então coloca-las num álbum na Página "O Cantinho do Jorge - À Procura do Nordeste Transmontano", recentemente criada no facebook e ai qualquer um pode ver todas as fotos, independentemente de ter facebook ou não.
Para isso click em: O Cantinho do Jorge - À Procura do Nordeste Transmontano no Facebook e depois click no menu fotos.
Poderá também aceder à página do blogue no facebook, clicando em: O Cantinho do Jorge - À Procura do Nordeste Transmontano no Facebook, ao cimo da barra direita do blogue. Se gostar do blogue e o queira confirmar, basta clicar no botão "gosto", isto se já tiver facebook, bem como deixar algum comentário nas fotos, caso contrário terá que se registar no facebook.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reabertura da Linha "Pocinho - Barca D'Alva"

Pela Reabertura da Linha "Pocinho - Barca D'Alva"
Passeio Pedonal "Pocinho – Estação do Côa" 
"Neste momento, passou a ser incontornável, as instituições assumiram responsabilidades que não podem ser paradas por qualquer Governo".
Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vai parar!

(…)
Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos de vencer!
(…)
Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, e é esta a direcção!


Deolinda (Movimento Perpétuo Associativo)

NÃO VÃO SEM MIM, PORQUE EU VOU LÁ ESTAR...

Para consultar o programa visite o Blogue Foz-Côa Friends, em: http://fozcoafriends.blogspot.com/2011/04/passeio-pedonal-pocinho-estacao-do-coa_09.html

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Torre de Moncorvo - Ceia Medieval (Vídeo)


É com este vídeo da Ceia, que termina aqui a reportagem referente a Feira Medieval.
Todos que organizaram, contribuíram e apoiaram este evento, estão de Parabéns: desde Alunos, Funcionários e Professores do Agrupamento Vertical de Escolas, Grupo de Teatro "Alma de Ferro", Grupo de Cavaquinhos e Coro da Escola Sabor Artes, GNR de Torre de Moncorvo e todos os outros participantes/intervenientes, que aqui não tenha referido. Também não se pode esquecer de referenciar o papel dos pais dos alunos, que contribuíram para a realização da feira, desde trajes aos produtos expostos para venda na feira.
Não esquecendo também, o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo Moncorvo, Caves do Pocinho "Vinho Perdigota" e Sumol + Compal - Águas Frize.
Pois, sem esta organização e colaboração em conjunto não seria possível a realização deste evento.

Que no próximo ano, se volte a repetir!

Postagens relativas à Feira Medieval 2011, em Torre de Moncorvo:

Torre de Moncorvo - Feira Medieval (Vídeo)


Afim de complementar as postagens: Torre de Moncorvo - Feira Medieval 2011 (Parte 1) e Torre de Moncorvo - Feira Medieval 2011 (Parte 2)  e para terminar a reportagem da Feira Medieval, deixo aqui em vídeo alguns momentos da feira, durante a manhã do dia 8 de Abril de 2011.

De seguida será também colocado, outro vídeo, com alguns momentos durante a Ceia Medieval.

domingo, 10 de abril de 2011

Torre de Moncorvo - Ceia Medieval

 
Dando seguimento à Feira Medieval e a postagem "Torre de Moncorvo - Feira Medieval 2011 (Parte 2)", deixo aqui algumas imagens referentes a Ceia medieval, que teve início ás 19:30 horas, no Castelo.
Todo o largo do Castelo, estava preparado a rigor lembrando assim a época medieval. Havia uma pia à época medieval, com água onde os participantes, podiam lavar as mãos, uma tenda com 100 lugares, onde foi servida a ceia.  
Assim que começou a escurecer, foram acendidas velas nas escadas e por todo o castelo, bem como nas mesas onde foi servida a ceia, lembrando assim a época medieval.
As personagens e convidados, mediante que iam chegando, iam conversando e ouvindo os Gaiteiros "Os Cucos" , que animavam o recinto com o som dos bombos e gaita de fole.
Ainda antes da ceia, se realizaram algumas danças com o Grupo de Teatro "Alma de Ferro", entre outros intervenientes.
A ementa da ceia foi a seguinte:
- Entradas: Chouriço, salpicão, queijo, azeitonas e pão, servidas em folha de couve numa tábua de madeira;
- Sopa, servida numa malga de barro;
- Carne de porco assada no espeto, acompanhada com pequenos pedaços de pão, sendo servida em folha de couve numa tábua de madeira, representando assim os pratos da época.
Sobremesas: Leite creme, arroz doce, fruta da época e milhos doces;
- Bebidas: vinho, sumo e água servidas em canecas de barro.
Toda a ceia, foi servida por membros do "povo", desde as entradas às sobremesas, estando a mesa da Realeza, de frente para todos os participantes e convidados.
Durante a Ceia o Grupo de Teatro "Alma de Ferro", vestidos à época medieval, realizou duas danças ao som da musica pelos Gaiteiros "Os Cucos".
Excelente o desempenho por parte deste grupo, onde não faltaram os pormenores das danças medievais.
Também é de salientar o papel importante que alguns elementos deste grupo de teatro, nomeadamente o "leproso e sua mãe", representaram durante a manhã da feira.

Depois das danças por parte do grupo de teatro, foi a vez de se ouvir o Grupo de Cavaquinhos e Coro da Escola Sabor Artes, que tocaram e cantaram lindas melodias. 

Após este grupo terminar a sua actuação chegava assim ao fim a Ceia Medieval, com o Rei (Dr.º Alberto Areosa) a agradecer a todos que participaram, apoiaram e contribuíram para a realização da Feira Medieval.
Para terminar toda esta reportagem da Feira Medieval, serão de seguida colocados aqui dois vídeos: um com alguns momentos da Feira, que decorreu durante o dia e um outro com alguns momentos da Ceia Medieval.