segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fragas no Cabeço de Santa Marinha em Sampaio

No Mês de Outubro de 2010, fiz uma subida ao "Cabeço da Santa Marinha", em Sampaio - concelho de Vila Flor, onde já tinha subido algumas vezes, mas sem a companhia de qualquer máquina fotográfica. Mas como desta vez a intenção da subida ao cabeço, era fotografia, não pude deixar de fotografar a beleza destas fragas, bem ali no cimo do planalto.
Não tenho conhecimento de qualquer designação destas fragas, mas a representada na 2.ª, 3.ª e 4.ª imagens,  bem que se podia chamar de "fraga amarela".
Numa próxima postagem falarei aqui mais em pormenor do Cabeço de Santa Marinha, onde já houve uma capela (agora em ruínas), onde estava a imagem da Santa Marinha, guardada agora na Igreja Matriz em Sampaio.

Estas imagens poderão também ser vistas no meu outro blogle dedicado exclusivamente à aldeia de Sampaio, em: http://aprocuradesampaio.blogspot.com/

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cascatas/Quedas de Água - Ribeiro dos Moinhos em Souto da Velha (Concelho de Torre de Moncorvo)

No dia 26 de Fevereiro, numa visita à freguesia do Souto da Velha, no concelho de Torre de Moncorvo, a primeira paragem foi junto ao ribeiro dos moinhos, que atravessa a aldeia, tendo-me chamou a atenção esta queda de água, não resistindo assim a um primeiro click.























.
Click nas imagens para aumentar

Numa próxima postagem, falarei aqui no blogue sobre esse passeio pelo Souto da Velha, publicando assim mais fotografias, desta aldeia do concelho de Torre de Moncorvo.
Outras imagens de cascatas no ribeiro dos moinhos em: cascatas

Nota: As imagens da queda de água, foram captadas sem qualquer apoio (tripé ou outro acessório) para a máquina fotográfica.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nossa Senhora do Castelo em Urros (Concelho de Torre de Moncorvo) (1)

No dia 12 de Fevereiro,  fiz um passeio fotográfico por algumas aldeias do concelho de Torre de Moncorvo, sendo uma delas a aldeia de Urros. Depois de fazer algumas fotografias no interior da aldeia, desloquei-me à ermida de Santo Apolinário, partindo de seguida para a Senhora do Castelo, também conhecida por Nossa Senhora dos Prazeres, cuja romaria decorre na Pascoela. Para chegar ao alto do monte, onde se encontra a capelinha da Senhora do Castelo, subi o caminho, em terra batida, por entre amendoeiras e vinhas, o que não é muito apropriado para um carro ligeiro, mas devagar e com cuidado lá subi, parando mesmo junto à capela. A capela não é muito grande, mas é de um design interessante. Esta tem uma cruz junto ao telhado e uma outra por cima da porta, nas paredes laterais encontram-se duas pequenas janelas, mas não é possível ver-se o interior da mesma.


Mas para além do aspecto religioso, o lugar da Senhora do Castelo é também um Miradouro Natural, com vista para o Rio Douro e para a Serra da Marofa. Ali, já foram feitas duas prospecções arqueológicas, onde foram encontrados materiais da época pré-romana, vestígios de castro fortificado e ocupação desde o período do calcolítico até à época medieval.
De facto é um lugar maravilhoso, onde se pode respirar fundo, aliviando o stress do dia a dia, espalhando a vista ao encontro do Rio Douro, de serras e montes, o que não é de estranhar, pois aqui, é Trás-Os-Montes.


Numa próxima postagem falarei deste passeio fotográfico e das aldeias por onde passei nesse dia, inclusive a aldeia de Urros.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Torre de Moncorvo - Rostos na XXV Feira de Artesanato (2011)




Rostos de alguns artesãos na XXV Feira de Artesanato de Torre de Moncorvo, integrada no Programa Amendoeiras em Flor 2011.

Torre de Moncorvo - XXV Feira de Artesanato (2011)

Hoje foi dia de visita à XXV Feira de Artesanato em Torre de Moncorvo, integrada no programa das Amendoeiras em Flor. Como em anos anteriores, além dos stands do concelho, há uma grande quantidade de Stands oriundos de outras regiões do país.
Esta é uma oportunidade para apreciar o artesanato da região de Moncorvo, bem como de outras regiões.
Aproveite para visitar Torre de Moncorvo e a Feira de Artesanato, pois a Feira está a decorrer do dia 19 ao dia 27 de Fevereiro, no Pavilhão Gimnodesportivo no Largo da Corredoura em Torre de Moncorvo.  

Feira da Alheira de Mirandela, Turismo e Azeite

 .
Click nas imagens para aumentar
.
A Associação Comercial e Industrial de Mirandela, com a colaboração do Município de Mirandela, vai organizar a Feira da Alheira de Mirandela, Turismo e Azeite nos dias 26 e 27 de Fevereiro e 5 e 6 de Março de 2011.
O cartaz
é vasto e, além das actividades permanentes, serão desenvolvidas outras ligadas ao Turismo e à Caça e decorrerão no Parque de Exposições da Reginorde.
Aproveite e visite Mirandela.

Carrazeda de Ansiães - Carnaval 2011 (Instituições e Associações do Concelho)

Click na imagem para aumentar
O Município de Carrazeda de Ansiães e a Associação de Zíngaros de Carrazeda de Ansiães promovem no dia 08 de Março – terça-feira, a partir das 15:00h, pelas principais ruas da vila, mais um Desfile de Carnaval, com as associações e instituições do concelho. As inscrições decorrem até ao próximo dia 18 de Fevereiro.
A partir das 20:00h terá inicio a marcha fúnebre com o Pai da Fartura, seguida da leitura da sentença e por último o “ Adeus ao Pai da Fartura”, na Praça do Município.
Esta iniciativa pretende valorizar e preservar as tradições carnavalescas, incentivando à criatividade, imaginação e espírito associativo entre a comunidade.


Para mais informações, relativas a Normas do Desfile e Ficha de Inscrição, visite o Site do Município de carrazeda de Ansiães em: http://www.cm-carrazedadeansiaes.pt/?carnaval_2011&sc=vis&id=184&cod=204

Carrazeda de Ansiães - Carnaval 2011 (Escolas)

Click na imagem para aumentar
O Município de Carrazeda de Ansiães e o Agrupamento de Escolas promovem no dia 04 de Março – sexta-feira, a partir das 14:30h, pelas principais artérias da vila, mais uma edição do Desfile de Carnaval das escolas do concelho. Neste desfile participarão as crianças do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, Escola Profissional de Ansiães, jardim-de-infância do Centro Social e Paroquial de Fontelonga, e jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães.
Esta iniciativa pretende dinamizar o tradicional desfile de Carnaval das escolas, incitando à imaginação, criatividade e espírito carnavalesco.


Para mais informações relativas a Normas do Desfile e Inscrições, visite o Site do Município de Carrazeda de ansiães em: http://www.cm-carrazedadeansiaes.pt/?carnaval_2011_escolas&sc=vis&id=185&cod=204
 

Vídeo da Linha do Tua - Ano de 1990


Deixo aqui mais um vídeo da Linha do Tua no ano de 1990, Estação do Bragança - Sortes, dois anos antes de se dar definitivamente, o fecho do troço Mirandela a Bragança, operação que ocorreu durante a noite, tendo ficado registado como "A Noite do Roubo" (ano de 1992).  Mais explicações em: Linha do Tua - Estação de Macedo de Cavaleiros.

Mais uma vez obrigado ao Sr.º Garry, por me autorizar a publicar aqui no blogue este vídeo da Linha do Tua.

Vídeo da Linha do Tua nos anos de 1992 e 1993


Deixo aqui, este vídeo da Linha do Tua, realizado nos anos de 1992 e 1993, anos em que ainda circulava o comboio na linha. Ao longa da filmagem, pode-se ver a Estação do Tua, de Santa Luzia, de Mirandela e do Cachão, bem como o local onde vai ser construída a Barragem Foz Tua junto ao Viaduto das Presas.

Obrigado ao Sr.º Garry, por me ter autorizado a publicação deste vídeo aqui no blogue.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mogadouro - BTT Amendoeiras em Flor 2011


Click na imagem para aumentar

Para mais informações visite: http://www.mogadouro.pt/cartaz-btt-2011

Freixo de Espada à Cinta - Amendoeiras em Flor (de 26/02 a 13/03)

Freixo de Espada à Cinta à semelhança de outros concelhos do Nordeste Transmontano, vai estar também em festa com as Amendoeiras em Flor.
A tradição marca cartaz. 
Suspensa (por razões financeiras) a Feira Transfronteiriça, o concelho canaliza as acções para a Feira do Lavrador (feira franca) e Feira dos Gostos e Saberes (a ocorrer na Nave de Exposições do Auditório Municipal).

Click no cartaz e veja o programa a decorrer de 26 de Fevereiro a 13 de Março.

Aproveite para visitar Freixo de Espada à Cinta e o seu concelho.

Torre de Moncorvo - Programa Amendoeiras em Flor (de 19/02 a 06/03)

Click na imagem para aumentar
Torre de Moncorvo está em festa, com as Amendoeiras em Flor. Este ano as festividades começaram a 19 de Fevereiro e terminarão a 6 de Março.

Encontra-se em destaque a XXV Feira de Artesanato, VIII Feira dos Produtos da Terra, A Exposição “Escultura em Ferro”, o Passeio TT – Amendoeiras em Flor e a animação musical.

A nível musical, este ano a organização apostou nos grupos da região para animarem as festividades: Banda Filarmónica de Carviçais, Duff, Bruno Cordeiro, David Caetano, Banda Filarmónica de Felgar, Myula e José Alberto
.

.
Visite Torre de Moncorvo e aproveite para se deslumbrar com as belíssimas paisagens da região, onde não faltarão amendoeiras em flor.

Antevisões Foz Tua - O Depois da Construção da Barragem


Estás imagens foram captadas, junto ao Viaduto das Presas, onde será construída a Barragem Foz Tua. Depois da construção da barragem, não será mais possível captar imagens iguais a estas, ficará o Betão no seu lugar.
Poderá ver no seguinte link:
"http://www.edp.pt/pt/media/noticias/2011/Pages/FozTuaInicioConstrucao.aspx", o que diz a EDP a respeito da Barragem Foz Tua. Poderá ver também imagens,  Antevisões Foz Tua - O Depois da Construção da Barragem.

Audição Pública sobre a Linha do Tua (Cachão 28/02 às 18:00 h)

Audição Pública
sobre a Linha do Tua 
28 de Fevereiro (segunda-feira) 
18:00
antigo Infantário do Cachão
Cachão 

Apoiando a petição a favor da manutenção de Trás os Montes e da preservação da linha do Tua
Esta petição foi criada pelo Grupo de Cidadãos com origem em Codeçais, obteve cerca de 5 mil assinaturas e vai ser discutida na ASSEMBLEIA DA REPUBLICA.

Fotografia: Junto à estação do Cachão

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Obras de construção da barragem da foz do rio Tua começaram hoje - Colocada a Primeira Pedra (18-02-2011)


A RTP, hoje dia 18-02-2011 às 08:34:47 horas lançava a seguinte notícia:
. 
"Começam hoje as obras de construção da barragem da foz do rio Tua. A primeira pedra será colocada pela EDP ás 11 e meia da manhã na presença do Governo e dos autarcas da região. É um investimento calculado em 305 milhões de euros. O projecto deverá contribuir para a criação de 4 mil postos de trabalho ao longos dos próximos cinco anos. A EDP irá também gastar 10 milhões de euros no financiamento de vários projectos de transportes alternativos à linha do Tua que irá ficar submersa. A barragem da foz do rio Tua deverá começar a produzir energia em 2015."

Notícia lançada no Jornal 2 (18-02-2011 às 22:00:44 horas): "Colocada a primeira pedra da barragem da Foz do Tua"

"Foi colocada a primeira pedra da barragem da Foz do Tua. A obra vai criar mil empregos diretos, mas obriga também à desativação da linha ferroviária entre a barragem e a estação de Brunheda. ."
.
Foi colocada a primeira pedra da Barragem de Foz Tua, obra que irá deixar submersos 16 quilómetros da linha ferroviária do Tua, tendo havido contestação pela população local e  ambientalistas:

Quercus, reagiu emitindo um comunicado, sublinhando que a obra simboliza "a morte do Turismo do Tua, da biodiversidade do Vale, do Desenvolvimento Sustentável, do Património Humano, Cultural e Arquitectónico e da Linha do Tua com mais de 123 anos de História".
.
Partido Ecologista Os Verdes (PEV),  ao início da obra, reagia afirmando que "não é com uma pedra que vão enterrar o vale e a linha do Tua"». O partido promete continuar "a lutar" contra o empreendimento e lembra, em comunicado, que "Foz Côa não se construiu e, no entanto, parte do paredão da barragem já estava erguido".

Poderá ver algumas dessas reacções clicando em: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=12188

A espreitar ...

Imagens captadas na cidade de Macedo de Cavaleiros. Quando me deslocava a pé, numa das ruas da cidade, apareceu este gatinho a espreitar através da porta de uma casa abandonada. Com algum receio apenas espreitou, com medo que lhe fize-se mal e quando me cheguei mais perto dele fugiu, mas como uma das máquinas fotográficas me acompanha quase sempre, não pude deixar de registar esse momento. 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Amendoeiras em Flor - Postais (2011)






Como estão ai a chegar as festas das Amendoeiras em Flor em alguns concelhos do Nordeste Transmontano, deixo aqui alguns postais com a flor da amendoeira neste ano de 2011.

Imagens captadas no concelho de Torre de Moncorvo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Linha do Douro - Rota das Amendoeiras (2011)
























.
Click nas imagens para aumentar

Como já é tradição a CP - Comboios de Portugal,  vai reeditar o mais antigo produto turístico da CP, a Rota das Amendoeiras. O percurso Porto-Campanhã até ao Pocinho será feito em material automotor e depois haverá três percursos rodoviários à escolha, onde alguns concelhos do Nordeste Transmontano, estão inseridos.
Aproveite e embarcar na memorável viagem da Rota das Amendoeiras e deixe-se deslumbrar pelo vasto cenário florido desta linda região do Alto Douro e Trás-Os-Montes.

Para mais informações click nas imagens dos cartazes e visite:  

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vila Flor - Programa Amendoeiras em Flor 2011 (26/02 a 13/03)


Ficam aqui alguns cartazes referentes às actividades a realizar no âmbito das Amendoeiras em Flor 2011, em Vila Flor, que irão decorrer de 26 de Fevereiro a 13 de Março. 


Aproveite para visitar Vila Flor e fazer um passeio pelo concelho podendo admirar as amendoeiras em flor.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vale Benfeito (Concelho de Macedo de Cavaleiros)

"A antiga freguesia de Santa Maria (Nossa Senhora da Assunção) de Vale Benfeito pertencia, em 1840, ao concelho dos Cortiços, extinto em 1853, data em que passou a pertencer ao concelho de Macedo de Cavaleiros. A importantíssima descoberta arqueológica de quatro alabardas de bronze no início do século XX, indicam que a freguesia de Vale Benfeito é habitada desde a pré-história.
A Igreja Matriz de invocação a Santa Maria foi construída no século XVI e reconstruída no XVIII, no local onde se encontrava uma antiga capela. No seu património destaca-se ainda o Solar da família Morgado de Oliveira, o Santuário de Nossa Senhora do Freixo e a fonte de mergulho. 
Na aldeia há ainda uma interessante ponte novecentista e um conjunto de tanques de lavar em cantaria de granito, do século XX, em notável estado de conservação original."

Para mais informações consulte o site da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros em: http://www.cm-macedodecavaleiros.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=28685

Fotografias: Captadas da EN 102 a descer  para a aldeia de Vale Benfeito.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Linha do Tua - Estação de Macedo de Cavaleiros

A Linha do Tua, é uma ligação ferroviária de linha estreita, que liga a Estação do Tua à Estação de Bragança, tendo de comprimento total 133,8 Km. Actualmente encontra-se em funcionamento apenas 16 Km da linha entre o Cachão e Carvalhais, uma vez que o troço entre a  estação do Tua e o Cachão está encerrado desde o acidente de dia 22 de Agosto de 2008.
O troço Carvalhais a Bragança encontra-se encerrado a todo o tráfego ferroviário desde 1992. Mas já, em Dezembro de 1991, tinha encerrado o troço Mirandela - Macedo de Cavaleiros e passado alguns dias, um descarrilamento em Sortes, fez com que se desse o encerramento do troço Macedo de Cavaleiros a Bragança. A operação de encerramento definitivo do troço Mirandela a Bragança em 1992, ocorreu durante a noite, sem aviso prévio. Quer em Bragança, quer em Macedo de Cavaleiros, estiveram presentes forças policiais, para evitar o registo de imagens e ao mesmo tempo para afastar a população, que ao ter conhecimento da operação pelas rádios locais, deslocou-se às estações destas localidades. O material circulante ai estacionado, foi retirado por via rodoviária e não por via ferroviária. Nessa noite foi relatado um corte nas telecomunicações. Devido a estes acontecimentos, essa noite ficou registada como: "A Noite do Roubo."
A Linha do Tua, desde o acidente de dia 22 de Agosto de 2008, encontra-se encerrada entre a estação do Tua e o Cachão.
Hoje, parte da Linha do Tua, vê-se ameaçada de submersão pela construção da Barragem do Tua,  deixando-a isolada da restante rede nacional ferroviária. Movimentos e Associações, têm lutado no sentido de defender a linha, sendo contra à construção da barragem, mas apesar de todos os esforços e lutas para o evitar, a barragem parece que vai ser construída, o que é de lamentar.

Estas imagens foram captadas junto à Estação de Macedo de Cavaleiros no dia 10 de Fevereiro de 2011, podendo-se ver o estado, em que se encontra a mesma, quer o edifício, quer o espaço envolvente, não sendo diferente  noutras estações e apeadeiros em todo o troço encerrado desde 1992.

Ao cair da noite

Imagens captadas ao cair da noite, na Senhora da Lapa (capelinhas) em Vila Flor.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cruzeiro em Vimioso

Cruzeiro no centro de rotunda próxima do Estádio do Águia FC Vimioso, em Vimioso.

Nota: Imagens captadas através de vidro, das janelas de autocarro em andamento.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Poema ao Rio Sabor

Lembras-me águias-reais
Deslizas tão indolente
Saudades cada vez mais
Deste rio desta gente

No teu espelho de água
Onde me delicio a rigor
Apenas me fica a mágoa
Não te ver mais vezes...Sabor

Em ti deito o meu olhar
E ao descansar no teu leito
Quanto mais me aproximar
Mais tu te colocas a preceito

Cresce em mim a ansiedade

Em ti coloco o meu peito
Este rio de saudade
Lembra-me um amor-perfeito

As tuas águas tão livres
Passam calmas e silenciosas
Ultrapassam pequenos declives
Nas imensidões invernosas

Nas tuas margens verdejantes
Olho tudo em teu redor
E as papoilas saltitantes
Lembram-me o meu amor

Quando te ouço cantar
Penso seres uma sereia
Que vontade de te amar
Que saudade da minha aldeia


Autor: Fernando Silva

Click nas imagens para aumentar

Fotografia: Margem direita do Rio Sabor (do outro lado da Quinta da Laranjeira - 04/2010)