sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO, QUE 2011 SEJA UM ANO EM GRANDE

PARA TODOS OS VISITANTES DO BLOGUE "O CANTINHO DO JORGE", UM FELIZ ANO NOVO! QUE 2011 SEJA UM ANO CHEIO DE ESPERANÇA, PAZ, SAUDE E ALEGRIA!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cores/Iluminação de Natal em Torre de Moncorvo (2010)

Cores/iluminação de Natal à noite nas ruas principais de Torre de Moncorvo. Ao contrario de anos anteriores, pude constatar que este ano de 2010, os efeitos/decorações de Natal estão mais "pobres", não havendo tanta iluminação.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cores/Iluminação de Natal em Carrazeda de Ansiães (2010)

Noite em época Natalícia em Carrazeda de Ansiães, onde o branco e o vermelho são a cor predominante, nestes efeitos de Natal de 2010, nas ruas principais da vila.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Cores/Iluminação de Natal em Vila Flor (2010)

É sempre agradável ver as ruas das vilas ou cidades na época Natalícia, onde à noite se tornam magia com as cores/iluminação de Natal. Pois Vila Flor, não é excepção, embora nos outros anos me tenha agradado a iluminação de Natal nas ruas, este ano o contraste do branco e amarelo  com o azul, chamou-me mais a atenção e sendo assim de maior agrado.

CONTINUAÇÃO DE UM BOM NATAL!

BOAS FESTAS E UM SANTO NATAL!

BOAS FESTAS E UM SANTO NATAL! Estes são os votos do "Cantinho do Jorge" para todos os visitantes.
Fotografia do pinheiro com neve, tirada no dia 11 de Janeiro de 2010 na Serra do Facho em Vila Flor.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Anta ou Pala da Moura - Vilarinho da Castanheira

No dia 27 de Novembro de 2010, depois de uma visita pela Lousa no concelho de Torre de Moncorvo, resolvi passar pela Anta do Vilarinho da Castanheira, também dominada como Pala da Moura.
Já alguns tempos atrás tinha procurado esta Anta, mas sem sucesso. Embora a sua localização esteja bem assinalada, cheguei a um determinado local, onde o caminho se dividia em dois e como ai não havia qualquer indicação e como o tempo que tinha não era muito, resolvi deixar para outra altura, vindo a satisfazer a minha curiosidade por este monumento, então no dia 27 de Novembro de 2010.
A Anta do Vilarinho, também dominada Pala da Moura, fica localizada na Freguesia do Vilarinho da Castanheira no concelho de Carrazeda de Ansiães com acesso através da EN 324, entre o Vilarinho da Castanheira e Cabeça de Mouro. Na berma da estrada encontra-se uma placa em granito indicando a sua localização por uma caminho em terra batida, depois de alguns metros da estrada esse caminho divide-se em dois, havendo sinalização a indicar para a esquerda a Pala da Moura e para a direita os Moinhos de Água, fazendo também ligação ao local onde se encontra a Anta.
A Anta, encontra-se num local, aproveitado como parque de merendas, com árvores, bancos e caixotes para o lixo.
Monumento este, Megalítico constituído por uma câmara poligonal e um corredor orientado a nascente. Esta anta estrutura-se com 6 esteios, incluindo a pedra de cabeceira e a respectiva tampa.
Encontra-se bem conservada, com a maior parte dos esteios em pé, de suporte para a tampa. Apresenta pinturas na parte interna do estreio fronteiro à galeria de entrada. Pinturas essas já bastante deterioradas de cor vermelho escuro e representam SS e 88.
Depois de visitar a Anta ou Pala da Moura, decidi também visitar os Moinhos de Água, que ficam relativamente perto desta. Quer em relação à Anta, quer em relação ao Moinhos de Água, fiquei impressionado, pela sua boa conservação e o espaço envolvente ter sido aproveitado para lazer. De fazer também referência à boa sinalização até aos pontos de interesse.
São dois pontos de interesse a visitar a quando de passagem pelo concelho de Carrazeda de Ansiães.
Em breve falarei aqui também dos Moinhos de Água.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Rebanho de ovelhas no Vilarinho da Castanheira

Rebanho de ovelhas, perto do Vilarinho da Castanheira no concelho de Carrazeda de Ansiães.
Em quase todas as aldeias transmontanas existe pelo menos um rebanho de ovelhas ou cabras, pois noutros tempos nalgumas aldeias existiam mesmo 3 e 4 rebanhos, mas hoje já não, pois é um trabalho que nem todos gostam de fazer e também já não é rentável como era noutros tempos. Mas é sempre agradável ver um rebanho de ovelhas ou cabras a pastar nos campos transmontanos.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Gelo em Vila Flor devido às temperaturas negativas registadas nos últimos dias





Devido às temperaturas negativas que se têm registado nos últimos dias, foi-se formando gelo sobre gelo e foi este o cenário, que encontrei hoje, entre à Sr.ª da Lapa e a Serra do Facho, em Vila Flor, onde os pinheiros, sobreiros, entre outra vegetação, encontravam-se cobertos de gelo.

sábado, 18 de dezembro de 2010

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Codeçais - Festa em honra da Imaculada Conceição (2010)

Em Codeçais, há três momentos marcantes durante o ano, em que os filhos da terra regressão, são eles a Pascoa, o Natal e o dia da Imaculada conceição. Fez ontem oito dias, dia 8 de Dezembro que Codeçais esteve em festa, festa essa,  em honra da Imaculada Conceição e à semelhança de outros anos muitos foram aqueles que regressaram então à sua terra natal, para a festa.
É com grande empenho e dedicação que a comissão de festas prepara tudo antecipadamente, desde a contratação dos conjuntos musicais ao arranjo dos andores com flores naturais, bem como do interior da igreja e do exterior junto à mesma.
A festa teve início no dia 7 à noite com a actuação do conjunto musical. Não podendo estar presente, soube que a chuva não deixou de fazer companhia, mas lá se deram uns pezinhos de dança.
No dia 8 as festividades tiveram início às 13:30 horas com a celebração eucarística, estando a igreja repleta de gente, havendo mesmo quem fica-se no adro da mesma, pois era bem visível o número de pessoas que se deslocaram a Codeçais para adorar Nossa Senhora.
Ao final da celebração eucarística, todos aguardaram à frente da igreja e no adro, pela saída da majestosa procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição. 
Na frente saíram os estandartes seguidos da cruz e das lanternas, seguindo-se depois o andor com o Menino Jesus, o de Nossa Senhora de Fátima, o de Santa Barbara  e por último o de Nossa Senhora da Conceição, seguindo-se depois o Senhor Padre e aqueles que acompanhariam a procissão, que eram muitos, rezando e cantando.
A procissão saiu então da Igreja em direcção ao Cruzeiro, descendo ao Bairro Novo, voltando para traz seguindo pela estrada até à rua da Portela seguindo a rua da Eira, vindo depois a subir até à Igreja onde os andores voltaram a dar entrada e assim terminavam os festejos religiosos.
De seguida dar-se ia lugar ao “bazar” e enquanto se aguardava e durante o mesmo, as pessoas iam entrando e saindo da igreja para visitar e ver novamente os andores e poderem ficar com algumas flores que os decoravam, ficando assim com uma lembrança.
Também um grupo de senhoras de Vila Flor, decidiu cantar para Nossa Senhora, cântico esse que gravei e colocarei aqui de seguida.
Em frente à Igreja deu-se então lugar ao “bazar”, onde em cima de uma mesa havia  as ofertas que as pessoas fizeram a Nossa Senhora sendo estas arrematas por um membro da comissão de festas, e ficariam nas mãos de quem manda-se mais dinheiro, o qual reverteria a favor da santa.
Depois de o "bazar" terminar, as pessoas regressaram a casa para o jantar em família, mas a festa continuava às 19:30 horas com a actuação  do Conjunto Musical.
Quando cheguei ao adro da igreja, ainda o conjunto não tinha começado a actuar e ainda poucos eram aqueles que ali se encontravam, mas depois do conjunto começar a actuar as pessoas foram chegando para ver e dar um pezinho de dança.
Ainda antes destes começarem a  actuar começou a chover, mas a pesar da chuva, as pessoas não deixaram de dançar.
Também a tradicional fogueira que se faz na festa de Nossa Senhora da Conceição em Codeçais, não se deixou de fazer, o que não deixa de ser agradável ainda mais nesta altura do ano em que o frio se faz sentir.
Foi assim mais uma festividade em honra de Nossa Senhora da Conceição na aldeia de Codeçais, bem perto do rio Tua, no concelho de Carrazeda de Ansiães, onde muitos se deslocaram , apesar de a festa se realizar durante a semana e não ao fim de semana, havendo quem regressa-se ainda no próprio dia às suas casas, pois no dia seguinte era dia de trabalho, mas de certeza que regressaram mais realizados e à espera do Natal para regressarem novamente à sua terra natal.
Para o ano lá estaremos novamente para visitar e adorar a Imaculada Conceição, padroeira de Codeçais e Portugal.