quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Outono com cheirinho a Primavera!

Estamos no Outono, mas ainda cheira a Primavera. As borboletas e abelhas, bem como outros insectos, voam de flor em flor à procura do nectar, como em dias de Primavera!
Fotografias: captadas na aldeia de Codeçais - Concelho de Carrazeda de Ansiães

Castanheiros em Codeçais

Codeçais, não é terra de castanha, mas estas imagens foram captadas em Codeçais. Apesar de haver poucos castanheiros, ainda percistem alguns, estando agora estes cheios de ouriços à espera de abrirem para as castanhas saltarem, pois já não falta muito para os magustos!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

VIGÍLIA EM DEFESA DA LINHA DO TUA (VÍDEOS)


.
.

.
.


.
 Afim de complementar anterior UMA postagem: "EM DEFESA DA LINHA DO TUA Vigilia - La UE ESTIVE! (2)"Deixo Aqui Estes Quatro vídeos, Onde SE OS PoDE Acompanhar Momentos UM DESDE Chegada AO Largo de Camões em Lisboa comi UMA Hora hum regressar de Trás-os-Montes, Bem Como Alguns Momentos vividos de alegria ª Viagem de Regresso.
LUTAREMOS SEMPRE PELA LINHA DO TUA, A NOSSA LINHA É!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

VIGÍLIA EM DEFESA DA LINHA DO TUA - EU ESTIVE LÁ! (2)

No dia 18 de Setembro de 2010, enquadrada na “Semana Europeia da Mobilidade”, realizou-se em Lisboa, no Largo de Camões uma vigília em defesa da Linha do Tua, tendo-se deslocado à capital um autocarro com saída de MirandelaTrás-os-Montes com um grupo de defensores da Linha. Um dos objectivos desta vigília em Lisboa,  passou por apresentar um abaixo-assinado a entregar na Assembleia da República, que contém as reivindicações dos cidadãos abrangidos pela linha do Tua e fazer ver ao Governo, o direito das populações transmontanas à mobilidade e a necessidade de investir na linha, estando o seu futuro em risco, devido à construção da Barragem Foz Tua, deixando ela, grande parte da linha submersa.
Foram quatro as entidades, que estiveram na origem desta vigília: O Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua; O Movimento Cívico pela Linha do Tua; A Associação dos Amigos do Vale do Rio Tua e O Partido Ecologista “Os Verdes”. Estas entidades, fizeram tudo para mobilizar um grande número de Transmontanos, principalmente do Vale do Tua, bem como todos aqueles que defendem a Linha do Tua, quer falando pessoalmente com as pessoas, quer através da comunicação social e da internet.
Eu como um apreciador da paisagem envolvente à linha e defensor do Rio Tua e da  Linha do Tua, não podia deixar de estar presente. Quando tomei conhecimento da vigília entrei em contacto com um dos representantes do Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua, criado recentemente por cidadãos de Codeçaisconcelho de Carrazeda de Ansiães, que por sinal é a terra da minha esposa. Disse-lhe que eu, a minha esposa e a minha filha mais velha, estávamos dispostos a participar na vigília e ir até Lisboa lutar pela linha, que faz falta a toda aquela população do Vale do Tua. Ficou então determinado que iríamos apanhar um autocarro à Brunheda e depois seguiríamos até Mirandela, onde estariam mais defensores da linha e ai estaria então um autocarro que nos levaria até Lisboa.
No dia 18 de manhã, às 11:20 horas, cheguei a Codeçais, onde estavam alguns cidadãos e um dos representantes do Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua, Armando Azevedo, à espera para partirmos todos juntos até à Brunheda. Quando chegamos ao Largo do Olival, já ali estavam também alguns cidadãos daquela aldeia. Fica-mos ali à conversa e “discutindo” alguns pontos relativos a Linha do Tua. Eram, então 11:54 horas, quando chegou o autocarro da Câmara Municipal de Carrazeda, já com alguns cidadãos doutras aldeias do concelho de Carrazeda de Ansiães. Depois de colocar-mos na bagageira, os sacos e mochilas com o farnel, seguimos então com destino até Mirandela, parando ainda na Sobreira, onde se encontrava Célia Quintas, representante da Associação dos Amigos do Vale do Rio Tua.
Chegamos a Mirandela às 12:44 horas, junto da estação de Mirandela, já lá estava o autocarro à espera com alguns cidadãos, inclusive Daniel Conde, representante do Movimento Cívico pela Linha do Tua. Todos que vinham do concelho de Carrazeda, ficaram muito decepcionados, com os poucos que se encontravam em Mirandela para participar na Vigília, o que é de lamentar. Como é possível que a Autarquia de Mirandela, defensora da Linha do Tua, depois de saber desta iniciativa, não consegue mobilizar a população para se deslocar a Lisboa. Vamos lá compreender isto! Passava um pouco das 13:00 horas, quando se inicio a partida para Lisboa. Durante a viagem, falou-se e “discutiu-se” sobre a Linha do Tua, fizeram-se alguns paragens ao longo da viagem para se comer alguma coisa e fazer as necessidades, onde a organização estive muito bem, verificando sempre se estava toda a gente antes de partir.
Chegamos ao Largo de Camões, em Lisboa, eram 18:40 horas, já lá havia muitos para manifestar o seu apoio e alguns jornalistas e fotógrafos à nossa espera. À saída do autocarro, tínhamos o som dos Gaiteiros a dar-nos as boas vindas e Manuela Cunha do Partido “Os Verdes” que nos recebeu, nisto os jornalistas e fotógrafos em breve se dirigiram ao pé dos cidadãos transmontanos, que se deslocaram à capital para mostrar o seu descontentamento com a construção da barragem e o fim da Linha, que tanta falta faz à região, alertando ao Governo a necessidade de se investir na linha que esta ameaçada pela construção da Barragem.
Depois de algumas entrevistas, todos se dirigiram junto da estatua de Luís de Camões, onde foi colocada uma exposição de fotografia da autoria de Aníbal Gonçalves, tendo ele feito várias caminhas ao longo da Linha do Tua, fotografando a linha e o rio e toda aquela paisagem maravilhosa, criando mesmo um blogue dedicado à Linha do Tua: “Linha e Tua”, não estando presente na vigília, foi lida uma mensagem sua, como se poderá ver num dos vídeos a publicar posteriormente.
No Largo, foram colocados alguns cartazes em Defesa da Linha do Tua, chamando a atenção dos nossos Governantes, como se pode constatar nas fotografias. Havia também uma mesa onde se servia comida, tendo colocado um cartaz à frente onde se lia: “FOOD NOTS DAMS A LINHA È TUA!”.
Depois foi altura de se ouvirem as vozes dalguns dos representantes dos Movimentos, Associações e outras Entidades envolvidas na defesa do Rio e da Linha do Tua. Momentos estes que podem ser vistos na próxima postagem com alguns vídeos realizados por mim durante esta vigília.
Depois de terminarem as mensagens dirigidas ao Governo, alertando pela necessidade da abertura da Linha, foi altura de abrir os sacos e comer do farnel, havendo troca do mesmo, onde não faltou o vinho das encostas do rio Tua. Houve mesmo alguns lisboetas e outros que marcavam ali presença, com os quais se partilhou também do farnel, apreciando estes os produtos transmontanos.

Enquanto se comia, foi passando o filme “Pare, Escute e Olhe” de Jorge Pelicano, que também tinha feito ouvir a sua voz momentos antes. Também constava no programa que iriam ser lidos poemas de da autoria de Transmontanos, mas por motivos pessoais, tive-me que ausentar durante algum tempo e quando cheguei, apenas vi algumas velas acesas, pois foi com muita pena que não presenciei esse momento.
Pouco faltava para a Meia-Noite, quando Manuela Cunha do Partido “Os Verdes”, se dirigiu a todos os presentes, agradecendo pela presença de todos os defensores da Linha e agradecendo a ida a Lisboa dos cidadãos de Trás-os-Montes.
 
Depois de despedidas foi altura de aguardar a chegada do autocarro para regressarmos a Trás-os-Montes. Era então meia-noite quando deixamos o Largo de Camões e seguimos viagem. Já no autocarro, mas ainda dentro de Lisboa, era visível a satisfação daqueles que se deslocaram à Capital para defender uma causa a “Linha do Tua”, não faltando alegria e alguma musica ao toque do realejo, que o tio Luciano e outro senhor (não me recordo agora do nome) de Codeçais, bem como o som de uma pandeireta por parte de uma cidadã também de uma outra aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães, animando assim o ambiente.


Depois como já era tarde foi momento de descansar, pois a viagem era longo chegando a Mirandela às 5:30 da Manhã, onde ficaram os nossos companheiros de Mirandela na defesa da linha e nós seguimos para a Brunheda no autocarro que já ali estava à nossa espera, chegando à Brunheda por volta das 6:30 horas, regressando de seguida cada um às suas casas.


Todos aqueles que organizaram e participaram, nesta vigília estão de parabéns, pois esta ida a Lisboa, de certeza que fará os nossos Governantes pensar um pouco mais na Linha do Tua e nas populações do Vale do Tua, que tanto precisam desta linha. Eu do que conheço da linha pelas caminhadas que já fiz ao longo dela e do que já falei com alguns populares do Vale do Tua, que trabalharam na linha e se serviam dela para se deslocarem a Mirandela e ao Porto, indo de comboio e recentemente de metro até ao Tua e depois apanhavam o comboio do Tua ao Porto, hoje torna-se muito complicado para essa gente deslocar-se, embora haja táxis a fazer o transporte diário. Como outros defensores da linha, defendo que esta poderia ser aproveitada para incrementar o turismo em Trás-os-Montes com a ligação a Puebla de Sanábria.
Regressamos a Tras-os-Montes, mas vamos Continuar a Defender a Linha do Tua até ao fim, até que os nossos Governantes se cansem de ouvir as nossas vozes e nos voltem a dar a linha que é Nossa.
Estas e outras fotografias relativas à Vigília em Defesa da Linha do Tua, poderão ser vistas na minha página do facebook:

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

VIGÍLIA EM DEFESA DA LINHA DO TUA - EU ESTIVE LÁ! (1)

No dia 18 de Setembro de 2010, os Defensores da Linha do Tua, realizaram em Lisboa, no Largo de Camões, uma vigília em protesto à construção Barragem Foz Tua. Eu, como um grande apreciador e defensor da Linha do Tua e do Rio Tua, não poderia de deixar de estar presente. Então dia 18, partimos de Trás-Os-Montes em direcção a Lisboa para fazer ver ao nosso Governo, que é preciso investir na Linha do Tua que está em risco de vir a ficar submersa devido a Construção da Barragem.
Estas, outras fotografias e vídeos, irão ser publicadas em breve, aqui no blogue, mostrando assim alguns dos momentos da vigília, desde a partida de Trás-Os-Montes, viagem, chegada ao Largo de Camões em Lisboa e alguns momentos ai vividos e por fim momentos passados na viagem de regresso, Por isso fique atento...
Para já fica aqui, um vídeo da vigília passado pela SIC:
Aqueles mais atentos irão dar pela minha presença no vídeo.
Onde estou Eu?

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EU VOU ESTAR LÁ, VAI TAMBÉM E AJUDA A DEFENDER A LINHA DO TUA

Três, são as razões da publicação desta fotografia:
- Tempo de Vindimas : Estamos em altura de vindimas e as vinhas nas encostas do Tua, são de uma beleza extraordinária e características da sua paisagem, que irão desaparecer com a construção da barragem;
- Tempo de defender o Rio Tua: este é um dos locais ( da margem esquerda termo de Codeçais - concelho de Carrazeda de Ansiães e do lado direito da margem do rio termo da Sobreira - concelho de Murça), que está condenado a ficar debaixo de água com a construção da Barragem do Tua;
- Tempo de defender a Linha do Tua: A Linha do Tua, passa neste local do lado esquerdo da margem do rio, também ela tal como o rio esta ameaçada pela construção da barragem.
É todo um conjunto de razões que nos leva, amanha a estar em Lisboa na "VIGÍLIA EM DEFESA DA LINHA DO TUA".
EU VOU ESTAR LÁ, VAI TAMBÉM E AJUDA A DEFENDER A LINHA DO TUA!

Burro em Zedes

Eles estão em vias de extinção, mas no Nordeste Transmontano, ainda vão marcando território, embora não tanto como noutros tempos, pois com a introdução da maquinaria na agricultura, esta espécie animal, foi deixando de fazer sentido para alguns agricultores.
Fotografia: Tirada à entrada da aldeia de Zedes no concelho de Carrazeda de Ansiães.
Para visualizar outros desta espécie clique aqui

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Maravilhas Naturais em Codeçais

Por terras de Codeçais no concelho de Carrazeda de Ansiães, é fácil de encontrar muitas Maravilhas/Esculturas Naturais, como esta da fotografia. Parece que foi a mão do homem que trabalhou estas formas, mas tudo não passa de uma obra da natureza.
Outras maravilhas feitas pela natureza podem ser vistas aqui no blogue em: Esculturas naturais

Panorâmica de Vila Flor

Mais uma panorâmica desta linda vila do nosso Nordeste Transmontano, que tem por nome Vila Flor.

Fotografia: Tirada das Capelinhas (Sr.ª da Lapa).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Codeçais - Forno de Secagem de Figos

Quem passa por terras de Codeçais, no concelho de Carrazeda de Ansiães, pode encontrar alguns Fornos de Secagem de Figos, como este da imagem que se encontra no lugar "Vale dos Olmos". Estes fornos construídos em pedra, nos campos, serviam então para a secagem dos figos, uma vez que o sol na altura da secagem não era suficiente para tal, recorria-se então aos fornos. No interior destes colocava-se giestas a arder e depois de aquecido o forno retiravam-se as brasas e colocava-se um manto de palha dentro do forno e os figos por cima da palha.



De seguida a porta do forno era tapada com terra e cinza numa mistura com água e ficava assim até ao dia seguinte aguardar que secassem. Depois eram retirados e colocados em arcas ou sacos até ficarem com uma camada branca e doces, prontos a comerem-se.
Pois seria bom que estes fornos não se deixa-sem deteriorar, preservando assim sua história.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

VIGÍLIA EM DEFESA DA LINHA DO TUA


No próximo dia 18 de Setembro irá decorrer em Lisboa uma Vigília em defesa da Linha do Tua. Esta iniciativa, enquadrada na “Semana Europeia da Mobilidade”, visa reafirmar perante o poder central o direito das populações transmontanas à mobilidade e o importante contributo que esta linha férrea, cujo valor patrimonial de excepção é inegável, deu desde a sua inauguração há 123 anos atrás, para essa mesma mobilidade e para o desenvolvimento do Vale do Tua.
Num momento em que pesa sobre a Linha do Tua a ameaça de submersão, é, mais que nunca, fundamental fazer ouvir a voz das populações do Vale do Tua, dos transmontanos, de todos os que têm defendido esta Linha, de todos os que defendem o direito à mobilidade como uma componente essencial do desenvolvimento e da modernidade, de todos os que consideram o caminho-de-ferro como um transporte amigo do ambiente e ainda de todos os que defendem que os valores patrimoniais deste país devem ser preservados e contribuir para o seu desenvolvimento.
Neste sentido, vimos apelar, à entidade que representa, a manifestar o seu apoio público a esta Vigília e a contribuir para a mobilização e concretização desta iniciativa. Para tal, pedimos que façam chegar, via email, a um dos representantes das quatro entidades que estão na origem deste apelo, até à próxima terça-feira, dia 14 de Setembro, a manifestação desse apoio e o envolvimento na sua realização. Na Quinta-Feira, dia 16, serão tornados públicos, os nomes de todas as entidades, chegados por email, e apoios manifestados.
A Vigília terá lugar no Sábado 18 de Setembro, entre as 18 e as 24 horas, no Largo Luís de Camões, em Lisboa (caso não haja nada a impedir, senão será no Rossio). Durante a Vigília haverá diversas animações de carácter cultural.
A Linha do Tua conta com todos.
O Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua Contacto: Armando Azevedo ou Graciela Nunes - gracielanunes@sapo.pt
TM: 965 622 858
O Movimento Cívico pela Linha do Tua
Contacto: Daniel Conde - daniel.conde13@gmail.com
TM: 916 822 237
A Associação dos Amigos do Vale do Rio Tua
Contacto: Célia Quintas - celiaquintas@yahoo.com ou Vânia Seixas - vaniacts@gmail.com
TM: 936 600 374
O Partido Ecologista “Os Verdes”
Contacto: Manuela Cunha – manuelacunha.osverdes@gmail.com
TM: 962 815 445
Fotografia: Tirada junto à Estação de Codeçais

Mirandela - Parque Aventura Liga dos Combatentes

Nos dias 25 e 26 de Setembro, das 9.30 horas às 13.00 horas e das 15.00 horas às 18 horas vai ser instalado no Parque Dr. José Gama, em Mirandela, o Parque Aventura Liga dos Combatentes, onde irão decorrer várias actividades.

Porque não um saltinho até Mirandela para participar ou então pelo menos assistir às actividades.

O Tua e a sua Beleza Paisagistica


Quem se desloca pela estrada de Vila Flor para Abreiro, não lhe passa desprecebida esta beleza paisagistica, que o Rio Tua proporciona, podendo ser apreciada logo depois da Ponte de Abreiro. Como é Lindo o Rio Tua!

Um Passeio pela Brunheda

Dia 11 de Setembro, numa visita a um familiar na Brunheda, aproveitei para dar um passeio pela aldeia e descobrir os seus encantos, embora já várias vezes tivesse estado e passado nesta localidade, mas nunca tinha dado um passeio pela aldeia.
Brunheda, é anexa da freguesia de Pinhal do Norteconcelho de Carrazeda de Ansiães e situa-se perto do Rio Tua, na estrada que vai do Pombal até ao rio onde existe uma ponte de betão servindo de ligação entre as duas margens do Rio Tua, bem como entre o concelho de Carrazeda e o de Murça e Mirandela, permitindo assim uma ligação mais rápida à IP4 no nó de Murça ou de Alijó. Brunheda, conta ainda com a Linha do Tua, onde tem a Estação junto ao rio, que antes de estar a linha fechada, servia toda a área do Pinhal do Norte e de outras localidades próximas.
Quando cheguei à Brunheda, eram 12:30 horas, parei então o carro na Rua Sr.º dos Passos, junto à capelinha e segui a pé, pela estrada até ao Largo do Olival.
Neste largo existe um Coreto e no centro do largo há um jardim com bancos onde os populares se podem sentar à sombra das árvores. No meio do jardim há uma fonte tendo um tanque de um e de outro lado. É aqui neste largo que se costumam juntar alguns populares e onde fica a paragem dos autocarros e se realizam as festas da aldeia. Bem ali ao lado existe também uma fonte antiga em granito, com arco redondo, estando esta cheia de água.
Depois segui até a Igreja Matriz, que se encontra logo em frente, encontrando à entrada desta duas rodas de moinho, não deixando de as fotografar. Em frente à Igreja existe uma casa antiga de construção em granito, chamando a atenção as suas varandas pela beleza das grades em ferro, conforme se pode constatar na fotografia.
De seguida segui pela Rua da Capela, parando aqui e além, apreciado algumas das casas antigas, donde se destaca as escadas em granito para o exterior. Segui até à Rua da Escola, voltando depois para traz, novamente até ao Largo do Olival, subindo a Rua Augusto Martins.
Nas ruas, junto às paredes de algumas casas, há plantas de jardim floridas, dando assim uma visão alegre às ruas e às próprias casas, como é o caso de uma casa na Travessa dos Lavadouros, tendo ela toda a parede coberta de flores e vasos com flores em frente de uma porta, que parece não abrir já há muito tempo.
Além das ruas, existem alguns becos, com ligação apenas para algumas casas particulares, não havendo continuação. Cheguei mesmo, a encontrar uma placa, onde se lê: “Beco do fontanário do Canto”, pois segui por esse beco à procura do fontanário e logo o encontrei, mas água nada de a ver. Andei um pouco mais, mas logo me apercebi, que a rua ficava por ali até umas casas particulares, estava de facto num beco, sem saída, bom só me restou mesmo voltar para traz.
Foi então que segui pela Travessa dos Lavadouros, terminando mesmo ao pé dos mesmos, cobertos em telha, por o lado debaixo da rua, com vários tanques, mas também sem qualquer vestígio de água, tendo mesmo as saídas das torneiras tapadas. Noutros tempos, teriam estados cheios de água e de mulheres a lavar a roupa, mas hoje, devido às máquinas de lavar, ali ficam na solidão. Dali, conseguem-se ver as vinhas nas encostas do outro lado do Rio Tua, concelho de Murça.
Voltando para traz, segui em direcção ao Largo da Portela, e depois deste chamou-me a atenção a construção de uma casa, parecendo um templo romano, seguindo depois em direcção à Rua do Barrinho.
Tinha pensado fazer umas fotografias panorâmicas da aldeia, mas não sabia donde conseguiria ter uma vista panorâmica da mesma. Entretanto vejo um enorme rochedo granítico, pensei logo em subir até ao topo deste e assim fiz. Lá estava eu no cimo daquele rochedo, donde conseguia ver toda a aldeia, bem como os montes do outro lado do rio. Depois de contemplar toda a aldeia, desci junto de alguns sobreiros, que ali existem, fazendo umas fotos da aldeia por entre os ramos conseguindo assim um óptimo enquadramento.
Depois disto, desloquei-me até casa do meu familiar, fazendo ainda algumas fotografias dos figos nas figueiras e de outros que estavam a secar ao sol em cima de plásticos, não deixei também de fotografar algumas uvas nas latadas bem como algumas flores.
Foi sem dúvida um passeio agradável, pelas ruas da aldeia, onde encontrei alguns populares, ficando estes, um pouco surpreendidos pela minha presença, pois isto acontece, quando se passeia por algumas aldeias, onde algumas pessoas, ficam com certo receio, quando vêm um estranho, perto de suas casas e mais ainda a fazer fotografias. Bom, não é de estranhar que assim reajam, pois nos tempos que correm e com certas coisas que se vêm acontecer, nunca é demais ter cuidado e tentar evitar estranhos. Mas o fotógrafo, só tem uma intenção, registar o que as nossas aldeias têm de belo.