terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vila Flor Em Festa - Festa em honra de São Bartolomeu 2010 - Procissão (em vídeo)

Afim de complementar a postagem anterior, deixo, aqui em vídeo a Procissão pelas ruas de Vila Flor no dia 24 de Agosto de 2010, na festa em honra de São Bartolomeu.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vila Flor Em Festa (Festa em honra de São Bartolomeu) 2010

Vila Flor, do dia 21 ao dia 24 de Agosto, esteve em festa, festa essa em honra de São Bartolomeu. No dia 21, houve teatro no Centro Cultural, com a peça "Super Silva". No dia 22 deu-se também no Centro Cultural o lançamento do Livro "Cantos da Montanha" de Dr.º João de Sá.
A noite do dia 22, foi animada pelo Grupo Musical “A.F.”, que atraiu um grande número de pessoas ao largo em frente à Câmara Municipal, estando todo o recinto e escadas à frente da Câmara repleto de pessoas, assistindo e dando um pezinho de dança ao som deste grupo musical, tendo tocada algumas musicas de baile, até por volta da Meia-Noite e a partir daí tocaram musicas mais modernas (ritmo de discoteca), até por volta das 2:00 horas da Madrugada. A Avenida também se encontrava repleta de gente, onde não faltavam algumas barracas, quer de comes e bebes, quer de algum artesanato e produtos regionais.

A noite do dia 23, voltou a ser em grande, pois foram bastantes, aqueles que se juntaram mais uma vez em frente à Câmara Municipal, para escutarem e verem o Grupo Musical “Função Pública, que fez vibrar o Largo, chegando mesmo alguns elementos do grupo saltarem do palco para ao pé do público, tendo actuado até por volta das 2:00 da Madrugada.
Na manhã do dia 24, dia de São Bartolomeu, foi anunciada a festa com alguns morteiros, tendo havido Missa às 11:00 horas da manhã, na Igreja Matriz. Às 18:00 horas, deu-se início à Procissão. Cheguei, junto da Igreja da Misericórdia às 17:55 horas, onde já havia um grande número de pessoas. Aguardava-se então a chegada dos andores com o Sagrado Coração de Jesus e com São Bartolomeu, vindos da Igreja Matriz, até à Igreja da Misericórdia, onde estavam os restantes andores, tendo-se de seguida dado inicio então à Procissão. Eram muitos aqueles que esperavam ao longo das ruas a passagem da procissão, que percorreu a vila num percurso com duração de 1:15 horas.
Depois da chegada à Igreja Matriz os andores com o Sagrado Coração de Jesus e com o São Bartolomeu, ficaram na Igreja Matriz, enquanto os restantes regressaram à Igreja da Misericórdia e no final a Banda de Musica de Vila Flor, que acompanhou a procissão tocou algumas musicas em frente à Igreja. Depois disto às pessoas regressaram a suas casas para depois à noite voltarem ao largo em frente à Câmara, que voltou a encher com mais um arraial a cargo do “Grupo Musical Belcanto”.
Ao chegar, à Meia-Noite, o grupo parou de tocar, para se dar início ao fogo de artifício, o que levou as pessoas a procurar o melhor ângulo para assistir a esse magnífico espectáculo. Ao fim do fogo o grupo voltou a actuar, tocando musicas mais mexidas da actualidade apreciadas pelos mais jovens. Pelas 2:00 horas, da madrugada, o Grupo Musical deu por encerrada a sua actuação e terminaria assim mais uma festa em hora de São Bartolomeu.
De seguida colocarei aqui no blogue, em vídeo, todos os momentos vividos, quer da Procissão, quer da actuação dos Grupos Musicais, bem como do fogo de artifício.

domingo, 22 de agosto de 2010

Vilas Boas - Festa Nossa Senhora da Assunção 2010 - Fogo de Artifício (vídeo)

Fica aqui em vídeo, o espectáculo pirotécnico (fogo de artifício), que encheu de luz o céu por cima do Santuário de Nossa Senhora de Assunção.

Foi assim com o fogo de artifício, que se deu o encerramento da festa em honra de Nossa Senhora da Assunção, que levou muitos a visitarem o Santuário, e que ao fim do fogo o abandonaram, mas sempre com a esperança e vontade de voltarem a visita-lo no próximo ano.

Vilas Boas - Festa Nossa Senhora da Assunção 2010 - Grupo de Acordionistas (vídeo)

Eram 16:00 horas, quando as pessoas, foram surpreendidas, com a chegada de este Grupo de Acordionistas (Jaime Mendo - Construção Civil e Obras Públicas) ao largo ao fundo do escadario, atraindo assim algumas pessoas, que se juntaram de volta do grupo a apreciar o som dos acordeões. Depois de tocarem algumas musicas e como estava bastante calor e o sol a "picar", continuaram a tocar a andar avenida abaixo por entre a multidão, onde muitos paravam a apreciar e a ouvir tocar este grupo de acordionistas.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vilas Boas - Festa em honra de Nossa Senhora da Assunção (2010)

No dia 15 de Agosto, há semelhança de anos anteriores, eu e mais a família dirigimo-nos ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção para mais um festa em honra de Nossa Senhora.

Este ano decidimos, sair de casa por volta do meio-dia e levarmos uma merenda e comermos lá. Pois durante a tarde seria mais complicado conseguir um lugar perto do Santuário, ou seja do largo ao fundo do escadario, onde se daria a chegada da Procissão e e a celebração da Missa.

Eram então 13:00 horas, quando chegamos, e conseguimos então um lugar mesmo ao pé do escadario que desce para Vilas Boas. já ali havia algumas pessoas a comer o seu farnel e nós tratamos de fazer o mesmo. Depois de comermos, decidimos subir até ao largo ao fundo do escadário, eram já muitos aqueles que ali se encontravam.

Depois de estarmos por ali um pouco, descemos avenida abaixo, onde havia várias barracas locais e de outras localidades a vender. Era grande a variedade de produtos que se encontravam à venda, dos mais tradicionais aos mais modernos.
Eram 16:00, quando estávamos ao fundo do escadario, quando chegou um Grupo de Acordeonistas, que animaram o largo com umas belas musicas, atraindo assim um número considerável de pessoas de volta deles apreciando e escutando o som dos acordeões. Eu dirigi-me então junto deles fotografando-os e filmando algumas musicas que colocarei aqui no blogue numa outra postagem.

Estavam-se a aproximar as 19:00 horas e o momento mais esperado do dia, a chegada da Procissão e do Andor de  Nossa Senhora da Assunção. Eram então 18:30 horas, quando se começou a ver os primeiros intervenientes na procissão a aproximarem-se do largo. O percurso, é bastante longo, saindo a procissão de Vilas Boas até ao Santuário, percorrendo assim 2 quilómetros. Na Procissão seguiam duas Bandas de Musica, um grande número de figuras Bíblicas, vários peregrinos descalços, 11 andores, sendo o último o de Nossa Senhora da Assunção, o maior de todos, carregado por um grande número de pessoas.
A chegada de Nossa Senhora da Assunção, é o momento alto, sendo  saudada por todos aqueles que a esperavam, que eram muitos. Depois da chegada de Nossa Senhora, celebrou-se então a Missa campal, sendo assistida por algumas pessoas, pois também são muitos aqueles que ao fim da Procissão vão comer às barracas que ali se encontram de comes e bebes, enquanto outros regressão a casa, embora alguns ainda voltem para à noite assistirem ao fogo de artifício, espectáculos este que também colocarei aqui no blogue em vídeo. Eu e a família, depois da Missa fomos comer, pois o estômago já o pedia. Mas à meia Noite, lá estávamos nós, bem como muitos, no largo à espera do espectáculo pirotécnico, que começou um pouco depois da Meia-Noite. Depois de três morteiros, ao cimo do escadario novo ascendeu-se em luz com a seguinte mensagem: “ Comissão Sauda-vos”, depois logo de seguida foi a vez de se ver aparecer entre fumo e luz a imagem de Nossa Senhora e de seguida deu-se então início ao brilhante e magnifico fogo de artificio que encheu o céu de luz.

Depois deste espectáculo foi altura de regressar a casa, foi um pouco complicado devido ao grande número de automóveis que saiam dos parques, mas com a ajuda dos militares da GNR, lá iam saindo uns e outros.

Foi assim mais um ano de devoção a Nossa Senhora da Assunção, mas verifiquei que o numero de visitantes, já não é igual aquele que estava acostumado a ver a alguns anos, pois neste dia há muitas festas noutras localidades não muito distantes, o que talvez esteja na origem de haver menos gente. Mas de qualquer maneira são muitos aqueles que sobem ao “Cabeço de Nossa Senhora da Assunção”, em Vilas Boas.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

III RAID BTT Em Codeçais (2010)

No dia 5 de Setembro, irá decorrer em Codeçais no concelho de Carrazeda de Ansiães, o III RAID BTT:

Tem uma bicicleta, gosta deste tipo de desporto, Inscreva-se e participe, ou então apareça mesmo em Codeçais para assistir e conhecer esta aldeia nas encostas do Rio Tua.
Imagem no mapa
Para ver algumas das imagens do II RAID BTT, realizado em 2009, clique aqui.
Para ver ainda o vídeo clique aqui.

Vila Flor - Festa em honra de São Bartolomeu (21 a 24 de Agosto de 2010)

Vila Flor vai estar em festa, festa essa em honra de São Bartolomeu, que decorrera de 21 a 24 de Agosto. Durante estes dias irão decorrer algumas actividades culturais e espectáculos musicais.

No dia 24, às 11:00 horas da manhã terá lugar a Missa Solene na Igreja Matriz e às 18:00 horas irá realizar-se a Procissão pelas Ruas da Vila, acompanhada pelos Bombeiros Voluntários, Escuteiros e Banda Filarmónica de Vila Flor e depois à noite haverá arraial e fogo de artifício.
O dia 24 é o dia principal da festa e talvez aquele trará mais visitantes à vila, pois já em anos anteriores, tenho verificado que são muitos aqueles que aparecem para ver e acompanhar a Procissão.
À noite, quem passa pelas ruas principais da vila, já se depara com a iluminação a anunciar a festa, sendo esta magnífica e agradável de se ver.
Porque não uma visita a esta linda vila do Nosso Nordeste Transmontano, onde animação será algo que não irá faltar.
Para ver algumas imagens da festa em 2009, clique aqui

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Linha do Tua - Estação de Codeçais

No dia 9 de Agosto de 2010, eu e mais a família fomos a Codeçais e aproveitamos para passar a tarde em família e ir dar uns mergulhos no Rio Tua junto à Estação de Codeçais. Depois do almoço, prepara-mo-nos e lá descemos o caminho em direcção à Estação, onde deixamos o carro atravessando a pé a linha em direcção ao rio.

Depois de uma bela tarde bem passada em família e de uns mergulhos nas águas do rio, chegou a hora de regressarmos, e quando chegamos junto da Estação, era este o cenário, com que deparamos, o céu encoberto e o sol praticamente tapado devido à grande quantidade de fumo que havia no ar provocado pelos inúmeros incêndios que têm destruído as nossas florestas.
É com algumas saudades das caminhadas pela Linha do Tua, que deixo aqui estas imagens, estando a pensar fazer mais uma, ainda durante as férias, pois já lá vai algum tempo que não caminho na linha.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Roios - Festa em honra de N.ª Sr.ª das Graças (2010)

No dia 8 de Agosto, em Roios, no concelho de Vila Flor, realizou-se a festa em honra de Nossa Senhora das Graças. Como o Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor iria actuar a Roios, tive que ir levar a minha filha, uma vez que faz parte do Grupo. Chegamos a Roios às 17:05 horas, pois estava previsto começarem a actuar entre as 17:00 e 17:30 horas.

Quando chegamos à entrada da aldeia, junto da capela, já havia algumas pessoas inclusive alguns elementos do grupo, onde parei para deixar a minha filha. Enquanto não começaram a actuar, eu e o resto da família, ainda tivemos tempo para visitar parte da aldeia, e fazer algumas fotografias, que colocarei aqui no blogue numa próxima postagem.

Depois de passear-mos por algumas ruas da aldeia, voltamos junto da capela, aproveitando para visitar o seu interior, onde estavam os andores que iriam na procissão. Já passava então das 18:00, quando o grupo começou a actuar. O Grupo contava com menos elementos do que estamos habituados a ver, pois era Domingo de Agosto, sendo um pouco mais difícil de reunir todos os elementos do grupo, mas apesar de serem menos, estiveram muito bem, quer nas vozes e musica, quer nas danças.

Ao fim da actuação do grupo de danças e Cantares de Vila Flor, estava prevista realizar-se a procissão pelas ruas da aldeia.

Mas, enquanto não saia a procissão aproveite para fazer mais uma visita ao interior da capela, estando então a prepararem-se aqueles que iriam pegar nos andores.

Fiquei em frente à porta da capela, para poder fotografar os andores à saída da mesma, saindo primeiro o andor do menino Jesus, seguido de mais dois e por último o de Nossa Senhora das Graças.

Depois de acompanhar durante alguns instantes a procissão, aproveitando para fotografar alguns momentos da mesma, voltei ao largo junto da capela, para regressar-mos então a Vila Flor.

Eram então 19:35 horas quando abandonei a aldeia de Roios, mas ao fim da procissão iria-se celebrar a missa campal e depois à noite actuaria o Conjunto Musical Victor Pica.

Foi agradável ter visitado Roios em dia de Festa, embora já tivesse estado em Roios algumas vezes, nunca lá tinha estado em dia de festa. Quem sabe para ano não volte lá.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vila Flor Antiga (1)

(Fonte Romana)
( Praça da República)

(Av. Marechal Carmona - Câmara Municipal - Novos arruamentos em 1950)

(Av. Marechal Carmona - Foto tirada em 1947, pelo Dr.º Raul Sá Correia)

(Jardim/parque e Câmara Municipal - Ano de 1949)

Este conjunto de Fotografias, retratam Vila Flor noutros tempos. Estas fotos mostram a vila nos anos 30, 40 e 50, verificando-se algumas diferenças consideráveis em relação à actualidade.
Deixo aqui os meus agradecimentos ao Sr.º Rui Couto, um descendente de Vila Flor, por me ter cedido este conjunto de fotos, entre outras que também colocarei aqui no blogue.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Foz do Sabor - Reflexos no Douro e no Sabor


Imagens captadas, junto à Praia Fluvial na Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, onde os montes e todo o resto envolvente se reflectia nas águas do Douro e do Sabor.

Mirandela - Iluminação nas Festas da Cidade (2010)




Estas imagens foram captadas em Mirandela, na noite de 01 de Agosto de 2010 e mostram alguma da iluminação e o fogo de artíficio nesse último dia (encerramento) das Festas da Cidade 2010.

Sampaio - Festa em honra de N.ª Sr.ª da Rosa (2)

Como referi na postagem anterior “Sampaio - Festa em honra de N.ª Sr.ª da Rosa (1)”, o dia principal seria então no dia 01 de Agosto (Domingo), em que se celebrou Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Rosa, seguida de Procissão.

A Missa estava marcada para as 15:20 horas. Já no interior da Igreja Matriz, ouvia-se a Banda de Musica de Vila Flor na rua em direcção ao Largo da Fonte (Largo do Sr.º Reitor de Sampaio), dirigindo-se de seguida para a Igreja.

Os elementos da Banda ocuparam então, os bancos da frente, onde tocaram e cantaram os cânticos da Igreja. Foi diferente do habitual, pois é sempre agradável assistir a uma missa acompanhada ao som de alguns estrumemos musicais, sendo esta também celebrada pelo padre da aldeia e um outro padre, estando as pessoas já habituadas aos seus sermões nas festas de Nossa Senhora da Rosa.

Como é costume, nestes dias de festa, a Igreja estava repleta de gente, pois além daqueles que habitam na aldeia, há sempre familiares e amigos que aparecem para a festa.

Eram então 16:10 horas, quando a Missa terminou e se deu início à Procissão, que percorreu algumas ruas da aldeia. Saíram na procissão os estandartes, a cruz e as lanternas, seguindo-se quatro andores, sendo o primeiro o de St.º António, depois o de N.ª Sr.ª de Fátima, seguido do St.º André (Padroeiro de Sampaio) e por último o de Nossa Senhora da Rosa, logo atrás seguia o Sr.º Padre, depois a Banda de Musica e aqueles que acompanhavam a procissão.

O calor que fazia reflectia-se bem no rosto daqueles que seguiam na procissão, principalmente naqueles que pegavam nos andores.

A procissão terminaria então às 16:50 horas, com a entrada do andor de Nossa Senhora da Rosa na Igreja Matriz.

Depois de o Sr.º Padre dar por encerradas as cerimónias religiosas, a Banda de Música, fez uma pequena actuação em frente à Igreja, ficando algumas pessoas a assistir.

Mas a festa não ficaria por aqui, pois à noite houve arraial com Bruno Cordeiro, ao qual não estive presente, pois decidi ir até Mirandela ao encerramento das Festas da Cidade, de que falarei posteriormente. Mas de certeza que animação e alguns pezinhos de dança não faltaram.

Todos os que organizaram e trabalharam para a realização da festa, estão de parabéns, por voltarem a dar vida às festas em honra de Nossa Senhora da Rosa, que já há alguns anos estavam esquecidas. Esperamos por mais nos próximos anos…