sábado, 31 de julho de 2010

No pasto mas sempre atenta

Numa visita a Carrazeda de Ansiães, resolvi passar pela Fonte das Serias, onde fiz algumas fotografias da mesma, que colocarei aqui no blogue numa próxima postagem.

Depois segui por uma rua em paralelo, apanhando uma outra em terra batida com ligação à estrada nacional, deparando com este belo exemplar, estando satisfeita a comer a erva verdinha, mas sempre atenta a presença do fotografo.

Pois é sempre agradavel e interessante ver estes animais, que já não se vêm com tanta frequencia como noutros tempos. Mas quem visite o concelho de Carrazeda de Ansiães, ainde consegue ver alguns bovinos nas pastagens.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tempo de ceifa/segadas

Com a chegada do Verão, mais propriamente o mês de Junho e Julho, a ceara começa a ficar da cor do ouro, seca, começando assim o período da ceifa.
Pois lá diz o velho ditado: Em Junho foice no punho; pelo São João sega o teu pão”.
Antigamente este trabalho era feito pelo braço do homem, com a seitoura na mão direita e o dedal de cabedal na mão esquerda, segurando a palha, colocando-a de seguida em gabelas para depois ser atada em molhos.
Era um trabalho árduo desde o nascer do sol ao por do sol, apenas havendo pausas para o mata-bicho, e almoço, mas eram tempos alegres.
Era então segada a palha ainda com o grão e depois como referi na postagem Malhadeira dos Pereiros, era separado o grão da palha, com esta máquina.
Mas ainda antes da existência da malhadeira, as malhadas também eram feitas com a força do braço do homem, com a ajuda do malho.
Já há alguns anos pra cá, que isto se perdeu, devido ao aparecimento da segadeira ou ceifeira que sega o pão e separa a palha do grão, sendo depois ensacado em sacos de serapilheira e levado para o celeiro, enquanto a palha é enfardada por uma enfardadeira atrelada a um tractor, ficando os fardos espalhados pela terra até que sejam levados para os palheiros.
Como isto tudo é interessante e curioso: como antes de haver toda esta maquinaria, havia grandes ceifas de trigo , centeio, aveia e cevada, hoje que tudo seria mais fácil, nem um terço daquilo que se semeava se semeia.



Pois ainda me lembro de a segadeira/ ceifeira, andar a segar durante dois, três dias na quinta onde fui criado, nos tempos de hoje, em um dia, nem tanto, faz-se a ceifa da aldeia toda. Vamos lá compreender isto!
Estas imagens foram captadas em três concelhos vizinhos: Concelho de Vila Flor, Concelho de Carrazeda de Ansiães e Concelho de Torre de Moncorvo, como se pode verificar nas imagens.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Recordar é Viver - Antigos Alunos e Professores da Escola Primaria de Sampaio

Esta postagem é dedicada a todos aqueles (Alunos e Professores), que passaram pela Escola Primaria de Sampaio. Pois já algum tempo, que tinha pensado neste assunto.

Eu, já tinha algumas fotografias, mas depois de um reencontro, não pessoal, mas via internet, com a minha antiga Professora da 4.ª classe, ela me cedeu algumas destas fotografias em grupo, com professores e alunos, que em tempos conviveram e aprenderam, nesta escola, que hoje se encontra em pleno abandono, o que é de lamentar.




Além desta postagem nos blogues:
http://cantinhodojorge.blogspot.com/ e http://aprocuradesampaio.blogspot.com/ , também criei um Grupo no Facebook (http://www.facebook.com/group.php?gid=138190886215828&ref=mf) que pode ser acompanhado, contendo estas fotos e outras que sejam colocadas posteriormente, onde conto com a colaboração de todos, ou aqueles que poderem, alunos e professores.

Nabo - Festa em Honrra de Nossa Senhora do Carrasco

A Freguesia do Nabo, no dia 07 de Agosto de 2010, vai estar em festa, festa essa em honra de Nossa Senhora do Carrasco.

Porque não uma visita a esta aldeia do Nordeste Transmontano, no concelho de Vila Flor, aproveitar para conhecer a aldeia e ficar para a noite para um pezinho de dança.

domingo, 25 de julho de 2010

Mundo Rural - "O Cantar de Uma Rã em Codeçais"

Momentos captados em fotografia e vídeo ao cair da noite, junto a um poço na aldeia de Codeçais, no concelho de Carrazeda de Ansiães.
Estes momentos retratam aquilo que se vive e sente no Mundo Rural, bem em contacto com a natureza.
Depois de algumas vezes ter escutado e apreciado o cantar de uma rã, num poço na aldeia de Codeçais, fiquei maravilhado com tal melodia e como desta ultima vez que por lá fui, tinha a câmara comigo, não podia deixar passar este momento sem ser registado, passando-o a partilhar com todos os visitantes do blogue.

sábado, 24 de julho de 2010

Mogadouro - Festival Áereo “Red Burros”

No dia 31 de Julho de 2010, a partir das 14:00 horas, irá decorrer no Aeródromo de Mogadouro, o Festival Aéreo “Red Burros”, cuja entrada será livre.
Estarão presentes:
- Força Aérea Portuguesa
- Marinha Portuguesa
- Planadores
- Aeroclubes
- Patrulhas Acrobáticas
Para aqueles que gostam de aviões, é uma boa razão para visitarem Mogadouro.
Mais  informações em:

Açoreira - Festa da Espuma (7 de Agosto de 2010)

Mais um ano e mais uma Festa da Espuma na Açoreira - concelho de Torre de Moncorvo, a realizar-se no dia 7 de Agosto, no Polidesportivo da Açoreira das 22:30 horas às 08:00 horas. Animação e alegria de certeza não irá faltar. E nos dias 8 e 9 continua em festa com as Festas Mártir S. Sebastião.

Açoreira - Festas Mártir S. Sebastião

Estamos no mês de Agosto e ai estão as festas, e a Açoreira, vai estar em festa nos dias 8 e 9 de Agosto, com as Festas do Mártir S. Sebastião. Uma boa razão para visitar esta aldeia do concelho de Torre de Moncorvo.

Festa em Honra de N.ª Sr.ª da Rosa (31 de Julho e 1 de Agosto de 2010)

Sampaio, vai estar novamente em Festa. Depois de alguns anos sem se realizar a festa do mês de Agosto, este ano Sampaio, conta com duas festas: Festa em honra de Nossa Senhora da Rosa que teve lugar no dia 1 e 2 de Maio (1.º Centenário do Sr.º Reitor de Sampaio e Festa de N.ª Sr.ª da Rosa ( O Filme)), e no dia 31 de Julho e 1 de Agosto, volta a realizar-se a dita "Festa Grande", em honra de Nossa Senhora da Rosa.
Foi com grande satisfação que cedi para o cartaz, estas duas fotografias: uma delas a imagem de N.ª Sr.ª da Rosa e a outra uma panorâmica da aldeia de Sampaio, com a Santa Cruz em 1.º plano. Sem dúvida duas imagens bem representativas da aldeia de Sampaio e do Vale da Vilariça.
Não deixe de visitar no 31 de Julho e 1 de Agosto Sampaio , bem no coração do Vale da Vilariça, onde animação não vai faltar.
Para ver o programa em tamanho original é só clicar na imagem do mesmo.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vila Flor - VIII TerraFlor - 18 de Julho (O último dia) em vídeo

Afim de complementar a postagem Vila Flor - VIII TerraFlor - 18 de Julho (O Último dia), deixo aqui mais uma vez, em vídeo os momentos vividos no último dia da VIII TerraFlor, com as actuações dos vários Grupos musicais da terra :
.- ACADEMIA DE MÚSICA ZECTHOVEN :
 
- RANCHO FOLCLÓRICO DE FREIXIEL :
 
- GRUPO DE DANÇAS E CANTARES DE VILA FLOR (Parte1):
.
- GRUPO DE DANÇAS E CANTARES DE VILA FLOR (Parte 2)
.
- GRUPO DE CRIANÇAS – GRUPO DE DANÇAS E CANTARES DE VILA FLOR:
.
GRUPO DE MUSICA TRADICIONAL DA ASSSOCIAÇÃO CULTURAL DE VILA FLOR:

E foi assim a noite do último dia da VIII TerraFlor. Todos os grupos estam de parabéns, pois estiveram muito bem em palco e animação e alegria foi coisa que não faltou.

Para ver todos os momentos registados aqui no blogue da VIII TerraFlor clique aqui.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Vila Flor - VIII TerraFlor (Dia 15 à Noite) em Vídeo

Vila Flor - VIII Terra Flor

Afim de complementar a postagem : Vila Flor - VIII TerraFlor (Dia 15 à noite) , deixo aqui em vídeo, alguns dos momentos vividos na noite do dia 15 de Julho, dia da abertura da VIII TerraFlor :
- "A MAIOR FLOR DO MUNDO” DE JOSÉ SARAMAGO, PELA COMPANHIA DE TEATRO FILANDORRA:
.
- GRUPO DE CANTARES DE CARRAZEDA DE ANSIÃES:
.
- HOMENAGEM À EQUIPA JUVENIL DE FUTSAL, CAMPEÃ DISTRITAL NESTA MODALIDADE:
.
- MIRADANÇAS – DANÇAS MISTAS – DANÇAS_PAULITEIROS DE MIRANDA:
Foi assim que se viveu a primeira noite da VIII Terra Flor.
De seguida colocarei aqui no blogue alguns vídeos dos momentos vividos na noite do dia 18 de Julho - último dia da VIII TerraFlor .

terça-feira, 20 de julho de 2010

Vila Flor - VIII TerraFlor - 18 de Julho (O último dia)

Como referi na postagem anterior (Vila Flor - VIII TerraFlor (Dia 15 à Noite)),, no 2.º dia da TerraFlor, não me dirigi ao Recinto da Feira, bem como no 3.º dia, mas segundo me constou o 3.º dia foi o dia Grande, a subida ao palco dos “Xutos e Pontapés”, atraiu um grande numero de pessoas.

E dia 18 de Julho seria então o último dia da TerraFlor, com um dia recheado de actividades. Segundo o cartaz às 7:00 horas da manha haveria Largada de Perdizes na ZCA do Nabo, mas como era muito cedo, não estava nos meus planos acompanhar esta actividade, embora até tivesse certa curiosidade, quem sabe no próximo ano caso se repita não vá até ao Nabo para assistir à largada de perdizes.

Ainda durante a manha, pelas 10:00 horas, já nos espaços da Feira, realizou-se o XX Concurso de Cabra Serrana, o VI Concurso de Ovelha Churra da Terra Quente e o I Concurso de Cão de Gado Transmontano. Era de todo o meu interesse estar presente nestes concursos, tendo mesmo saído de casa para tal, mas por motivos pessoais não pude estar presente. Mas como a curiosidade em ver os animais presentes no concurso era enorme, depois de almoço, não resisti em fazer uma visita ao local, estando estes em descanso, como se pode constatar nas fotografias. Os espaços onde se encontravam eram três, num deles estavam as ovelhas, noutro os cães e num outro os caprinos. Onde me dirigi primeiro, foi ao espaço onde se encontravam as ovelhas, fazendo algumas fotografias, havendo alguma desconfiança por parte de algumas com a minha presença, enquanto outras até se mostraram curiosas, aproximando-se de mim, junto às cancelas.

Depois dirigi-me para junto dos cães, pois este ano realizou-se o I Concurso de Cão de Gado Transmontano. Eram bastantes, estando deitados a descansar, pois o calor já se fazia sentir. Embora estivessem presos, não me aproximei muito, pois sabe-se lá o que vai na mente destes animais, quando vêm alguém estranho. Fiquei impressionado com estes animais, lindos, grandes, muito bem tratados, agradável de se ver. Deixando estes dirigi-me então ao outro espaço, onde se encontravam os caprinos, lá estavam então também no descanso, estando mesmo algumas com a cabeça apoiadas nas outras. Mas como estes animais são bastante curiosos e por sinal fotogénicos, dirigiram-se até mim cheias de curiosidade, o que me permitiu fazer umas belas fotografias.

De seguida regressei a casa, pois à noite tinha que estar presente na Noite TerraFlor, pois a noite iria ser abrilhantada com grupos da terra, o que me agrada bastante e além disso não podia deixar de estar presente, uma vez que um desses grupos seria o Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor, do qual a minha filha mais velha faz parte.

Eram então 21:00 horas, quando eu e a família, chegamos ao recinto da Feira, já estava em palco a Academia de Musica Zecthoven a actuar. Achei que o grupo em relação ao ano anterior esteve melhor, quer a nível instrumental, quer vocal. Estando de parabéns!
Depois de fazer umas fotos do grupo e filmar algumas músicas, decidi deslocar-me junto das barraquinhas, onde pude apreciar algumas peças artesanais, de alguns artesãos locais e não só. Uma das primeiras que visitei, foi uma local, tendo apreciado os artigos expostos e tendo falado com o artista sobre a sua paixão e sobre alguma técnicas aplicados, estou-me a referir a um artista de Freixiel, tendo também apreciado os seus trabalhos recentemente na IV Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Regionais em Freixiel. Depois dirigi-me junto de outras barraquinhas, fotografando alguns artigos expostos, e falando com os seus proprietários, mas aquelas que me chamaram mais a atenção foram sem dúvidas as que tinham o antigo e artesanal presente, estando algumas aldeias do concelho muito bem representadas.

Entretanto ouvia-se já as vozes e os sons dos instrumentos do Rancho Folclórico de Freixiel, sendo o primeiro grupo a subir ao palco. Dirigi-me então para junto do palco o mais próximo possível, afim de poder apreciar aprecia-los, bem como fazer umas fotografias dos mesmos e filma-los. Embora as suas músicas já sejam bem conhecidas por mim, tendo-os visto a actuar bem recentemente no 1.º Festival de Folclore em Freixiel, é sempre agradável ouvi-los de novo.

Depois do Rancho de Freixiel deixar o palco, foi a vez de subir ao palco o Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor, um grupo bem alegre, que para além das suas canções já bem conhecidas, apresentou uma nova intitulada: “A Ribeira Vaia Cheia”.

Depois de terminarem, entrou em palco pela primeira vez a enfrentar o publico um Grupo de crianças, onde a minha filha também estava presente, tendo andado algum tempo a serem treinadas por alguns elementos do Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor, a fim de estarem preparados para actuarem na Noite TerraFlor. 

Acompanhados pelos elementos do Grupo de Musica Tradicional da Associação Cultural de Vila Flor, deslumbraram em cima do palco. Estando assim de parabéns, quer as crianças, que se portaram como graúdos, quer os elementos que as treinaram.

Depois de terminarem subiu ao palco um jovem poeta, sendo já habitual ouvi-lo nalguns dos eventos realizados em Vila Flor, com um poema alusivo a Vila Flor.

De seguida sobe ao palco o último grupo da noite, o Grupo de Musica Tradicional da Associação Cultural de Vila Flor. Foi a primeira vez que vi e ouvi este grupo, pois no ano anterior também estiveram presentes na Noite TerraFlor, mas não tive oportunidade de os escutar. Com as suas músicas bem alegres, não demorou que alguns elementos do Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor, bem como alguns elementos do público começassem a dançar em frente ao palco.

Entretanto, como ainda não tinha visitado o Pavilhão Principal, onde está marcante o Azeite e o Vinho, dirigi-me a este, onde logo à entrada deparei com duas oliveiras e alguns produtos da terra, onde não faltava o vinho. Percorri então todo o pavilhão, embora já ouve-se alguns espaços fechados, pois já era quase meia-noite, ainda pude apreciar alguns produtos e falar com alguns produtores.

De seguida regressei novamente junto ao palco, onde ainda o Grupo de Musica Tradicional da Associação Cultural de Vila Flor, continuava a actuar. Embora já houve-se um número reduzido de pessoas a ouvi-los, continuavam a sua actuação, terminando com o fado "A Lenda da Fonte".

Estava assim a chegar ao fim a VIII TerraFlor, mas ainda havia algo porque esperar, não o habitual sorteio de uma scooter como tem acontecido em anos anteriores, mas o sorteio  de um Cabaz de Produtos Regionais, rondando os 300 euros.

Foi assim que terminou mais uma Edição da TerraFlor, ficando assim a aguardar a próxima edição.

Assim que tiver oportunidade serão colocados aqui no blogue alguns vídeos com alguns dos momentos vividos nesta VIII TerraFlor.

sábado, 17 de julho de 2010

Vila Flor - VIII TerraFlor (Dia 15 à Noite)

Mais um ano e mais uma edição da TerraFlor, pois este ano conta já com a VIII edição. A Inauguração da Feira de Produtos e Sabores, estava marcada para as 17 horas, mas por motivos profissionais, não me foi possível estar presente na abertura da Feira.
Mas não poderia deixar de estar presente à noite, pois o certame do 1.º dia da VIII TerraFlor, era do meu agrado. Eram então 22:00 horas quando cheguei ao recinto da Feira e a primeira impressão que tive, foi haver pouca gente, seria por ser o primeiro dia da Feira ou talvez por este ano a Reginorde em Mirandela coincidir com a TerraFlor

Como já cheguei um pouco tarde, decidi não visitar as barraquinhas nem o pavilhão principal onde se encontram os produtos da terra, onde se destaca o vinho e o azeite. Como estava no programa às 21:00 horas teria início a Dramatização do Conto "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago (que nos deixou recentemente) pela Companhia de Teatro Filandorra, pensei já não chegar a tempo de assistir, e não chegava, mas como tinha havido alguns problemas com o vento e som, como estava a referir o narrador no momento em que me estava a aproximar, voltaram a repetir a peça e ai consegui acompanha-la desde o principio ao fim, onde fiz algumas fotografias e filmei. Agradou-me bastante a encenação e todo o cenário. Os actores representaram muito bem este Conto de Saramago, tendo recebido bastantes aplausos do publico presente. Não é todos os dia que se assiste a um Teatro de rua, mas pelo que constatei que as pessoas são bastante receptivas a este tipo de teatro.
Depois do Grupo de Teatro, terminar iria-se dar lugar aos Espectáculos Musicais com os "Sons Transmontanos", tendo havido um ligeiro atraso, pois como o teatro terminou mais tarde o espectáculo musical não começou às 22:00 como estava programado, mas sim às 22:30 horas.
Quem abriu o Espectáculo Musical, foi o Grupo de Cantares de Carrazeda de Ansiães. Já tinha ouvido falar neste grupo, mas nunca tive oportunidade de os ver actuar, pois estava bastante interessado em os ver, tendo-me agradado bastante as suas musicas e canções.
Depois do Grupo de Carrazeda terminar a sua actuação, subiu ao palco a Vereadora da Cultura, o Presidente da Câmara de Vila Flor e o Governador Civil de Bragança para homenagear a Equipa Juvenil de Futsal, campeã distrital nesta modalidade, não fotografando, mas que mostrarei em vídeo posteriormente. De seguida foi a vez de subir ao palco os grupos da associação Miradanças - Danças Mistas_Pauliteiros de Miranda. Nunca tinha assistindo a um espectáculo por parte destes grupos, pois fiquei deslumbrado com a sua actuação, quer com as danças, quer com o os pauliteiros que animaram bastante o recinto.

Para terminar subiu ao palco a Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Flor. Há semelhança do ano anterior eram mais os elementos da Banda que propriamente os espectadores, que no final do folclore, foram abandonando o recinto. Será que foi por causa do frio que se fazia sentir ou será que não apreciavam esse tipo de musica ou porque já era tarde e no dia seguinte era dia trabalho. Bom eu tal como muitos não fiquei a assistir à actuação da banda até ao final, pois já era tarde e tinha as crianças comigo, pois até que aprecio este tipo de música.
Na próxima edição da TerraFlor, penso que seria de colocar no programa a actuação da Banda mais cedo, antes de outros grupos actuarem, talvez assim houve-se mais assistentes.
Todos os momentos da noite do 1.º dia da VIII TerraFlor, serão colocados aqui em vídeo brevemente.
No 2.º dia (16 de Julho) não fui à Feira, mas no programa constava que a noite seria abrilhantada  com grupo One Vision - tributo aos Queen.
Mas hoje, 3.º dia, penso que haverá um maior número de visitantes, pois iram subir ao palco os Xutos e Pontapés, o que atrairá bastante gente, sobretudo os mais jovens.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Forca de Freixiel

No dia 27 de Junho de 2010, aquando da minha visita a Freixiel para assistir e registar o 1.º Festival de Folclore, no final do mesmo, ainda tive tempo para fazer uma visita à Forca de Freixiel, pois já há algum tempo que andava com vontade de a visitar.

Freixiel é uma aldeia do concelho de Vila Flor, onde história não falta, é uma boa razão para voltar à aldeia para conhecer melhor a sua história e património.

Bom mas o motivo desta postagem é a Forca de Freixiel: Segundo a história, a Forca de Freixiel, executou penas de morte ordenadas pelo rei até meados do século XIX. Reconhecida como Imóvel de Interesse Público pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), é um exemplar único em Portugal do tempo da pena de morte.

Como nunca a tinha visitado, não sabia a sua localização, mas não foi difícil encontra-la, pois desde a aldeia até ao alto da colina onde se encontra, não falta sinalização indicadora da mesma. Depois de deixar a Igreja segue-se por uma estreita estrada até ao alto da colina. Fiquei admirado pela existência de uma estrada em paralelo e o local envolvente estar muito bem conservado, desde limpeza do espaço envolvente, iluminação, existência de painéis informativos que explicam aos visitantes a evolução da forca ao longo dos tempos em que a pena capital era executada em Portugal e ainda a existência de um painel com uma vista panorâmica da aldeia onde enumera e explica todo o património da mesma e indica a sua localização.

Bom, a Forca ergue-se numa colina, cujo lugar tem por nome “Portela da Forca”, com vista panorâmica sobre a aldeia. É composta por dois pilares verticais, em granito, com cerca de três metros de altura rematados por cones também em granito. Neste momento é aquilo que resta da forca, mas sobre esses pilares assentaria na horizontal uma trave de madeira, onde era amarrada a corda/laço. Mas o mais provável é que esta forca não seja de estrangulamento por suspensão mas sim de garrote, pois a distância a que os buracos do cimo se encontram, quer do solo, quer da dita trave de madeira, não seria suficiente para um estrangulamento por suspensão e além disso o estrangulamento por garrote foi, muito usado em toda a Península desde a Idade Média.

Perto deste local, há um lugar denominado “Fiéis de Deus” , onde seriam sepultados os executados na forca, por não poderem ser enterrados na igreja, nem no adro.

Diz-se porém que salvo em revoltas ou guerras civis a forca era muito pouco utilizada, pois as penas eram atribuídas pela comarca, evitando assim os abusos de poder.

Acesso: Aqueles que queiram visitar o local deverão seguir a EN 314 de Vila Flor para Abreiro, cruzamento à esquerda para Freixiel. Entra-se na aldeia em direcção à Igreja e por trás desta segue-se uma estreita estrada em paralelo até uma colina onde se encontra a Forca.