terça-feira, 29 de junho de 2010

Freixiel - 1.º Festival de Folclore (2)




Afim de complementar a postagem anterior Freixiel - 1.º Festival de Folclore (1) , deixo aqui mais um conjunto de fotografias em forma de mosaico, dois de cada Grupo.
Em breve será colocado um vídeo com a actuação de cada grupo.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Freixiel - 1.º Festival de Folclore (1)

No dia 27 de Junho, realizou-se em Freixiel a IV Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Regionais. Além da Feira realizou-se ainda o 1.º Festival de Folclore, onde actuaram além do Rancho Folclórico de Freixiel outros três ranchos. A abertura da Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Regionais, daria-se pelas 10 horas da manhã e o Festival estava marcado para as 16:00 horas.

De manhã por motivos pessoais, não me foi possível estar presente, mas consegui acompanhar alguns momentos em Freixiel, através do canal de televisão TVI, que passou em directo a Eucaristia a partir de Freixiel, onde no final actuou o Rancho Folclórico de Freixiel. Eram já 16:20 Horas, quando sai de casa, pensando eu, que iria chegar atrasado ao Festival de Folclore. Bom cheguei então a Freixiel, eram já 16:45 horas, dirigi-me então até ao Pelourinho, onde se iria realizar o Festival. Bom quando lá cheguei, verifiquei que ainda não tinham começado a actuar, ficando assim mais animado.

O rancho a abrir o Festival, foi o rancho da casa – Rancho Folclórico de Freixiel, que alegrou e animou com as suas danças e cantares, já bem conhecidas pelas pessoas da aldeia e concelho. Depois foi a vez do 2.º Grupo actuar o Grupo Folclórico de Veiros do concelho de Estarreja, que mostrou muito bem que sabem dançar e cantar, não deixando eu, de adquirir um CD do Grupo.

Depois foi a vez do Rancho Folclórico Porto D'Ave - Taíde, concelho de Póvoa de Lanhoso, que dançaram e cantaram com toda a energia, mas que foram interrompidos por uma grande chuvada, tendo que fazer uma pausa cerca de 20 minutos. Depois de parar de chover e enquanto não voltaram ao palco ainda tive tempo para visitar a parte Feira, onde apreciei o artesanato e alguns produtos regionais.

Depois de mais umas danças por parte deste grupo, para terminar o Festival subiu ao palco o Rancho Folclórico de S. Pedro de Avioso, concelho Maia. Dançaram e cantaram bastante bem, onde se viam as saias das mulheres fazerem roda devido a todos aqueles movimentos folclóricos. A uma das ultimas danças deste grupo, juntaram-se alguns elementos do Rancho de Freixiel para um pezinho de dança.

E foi assim com este Grupo que terminou o 1.º Festival de Folclore realizado em Freixiel no concelho de Vila Flor, Festival este organizado pelo Rancho Folclórico de Freixiel e apoio da Junta de Freguesia e Câmara Municipal, estando todos de parabéns.
Esperamos que o Festival seja para repetir nos próximos anos, pois assim não morrerão as tradições.
Para já deixo aqui uma fotografia de cada um dos grupos mas assim que tiver oportunidade colocarei mais fotografias e vídeos com as actuações dos Ranchos.

domingo, 27 de junho de 2010

No Fundo do Sabor

Estas imagens mostram o fundo do Rio Sabor, junto à Ponte do Sabor no Concelho de Torre de Moncorvo.
Neste local estão a decorrer as obras relacionadas com a barragem do Baixo Sabor. Este local era bastante frequentado por aqueles que se dedicam à pesca, eu mesmo já ali pesquei e dei uns mergulhos.
A construção da barragem não permitirá mais, que alguém pesque nas baixas águas do Sabor e dê ali uns mergulhos, como muita gente estava habituada.
Num futuro próximo, não nos será possível tanta proximidade de animais como estes, cobras de água e peixinhos como mostram as imagens. Enfim!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

XXVII Feira de S. Pedro (26/06 a 03/07 de 2010 em Macedo de Cavaleiros)

Vai decorrer de 26/06 a 03/07 de 2010 em Macedo de Cavaleiros a XXVII Feira de S. Pedro, que terá lugar no Parque Municipal de Exposições, organizada pela ACIMC - Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros.
Fica aqui o cartaz do evento com os artistas que animarão a Feira entre o dia 26 de Junho e 3 de Julho.

VIII TerraFlor - Feira de Produtos e Sabores (15 a 18 de Julho de 2010 em Vila Flor)

Mais uma vez, vai decorrer em Vila Flor a "Feira de Produtos e Sabores" - VIII Terra Flor, que terá lugar de 15 a 18 de Julho. O cartaz acima divulga as atracções musicais, onde no dia 15 subirão ao palco os "Sons Transmontanos" (Cantares de Carrazeda de Ansiães, Miradanças - Danças Mistas_Pauliteiros de Miranda e Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Flor); dia 16 "Tributo aos Queen"; dia 17 "Xutos & Pontapés" e no último dia, 18 de Julho "Noite Terra Flor" (Escola de Música Zécthoven, Rancho Folclórico de Freixiel, Grupo de Cantares de Vila Flor e Grupo de Música Tradicional da Associação Cultural de Vila Flor).
Deixo aqui alguns dos momentos, do último dia da TerraFlor de 2009:
O meu obrigado à Câmara Municipal pelo envio do Cartaz.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Panorâmica da "Cidade Jardim" - Mirandela

Panorâmica, duma das cidades mais bonitas do Nordeste Transmontano, "Cidade Jardim" - Mirandela.

Do lado esquerdo da segunda fotografia, pode-se ver a Igreja de São Bento, ficando situada a norte da cidade. Este local serve também de miradouro a grande parte da cidade.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Miradouro do Penedo Durão

Depois da Caminhada - St.º André das Arribas, retratada aqui no blogue já há algum tempo, no regresso, ao subir de Barca d'Alva para Freixo de Espada à Cinta , não conseguimos ficar indiferentes ao enorme rochedo que se vê do lado esquerdo, estou-me a referir ao Penedo Durão.

Foi então que decidimos virar no cruzamento antes de chegar a Freixo com direcção a Ligares até à estrada que segue para Poiares, depois de subir, no alto de Poiares ao pé dum Cruzeiro, chegamos ao cruzamento donde parte uma estrada em direcção ao alto do Penedo Durão. Ao chegarmos lá ficamos fascinados com o que conseguíamos ver dali.

O Miradouro do Penedo Durão, fica então situado a cerca de 2km da vila de Freixo de Espada à Cinta, perto de Poiares, situado na margem direita do Rio Douro, devido a ser bastante alto e com bastante declive, com mais de 700 m de altitude, oferecendo uma visão panorâmica deslumbrante sobre a barragem de Saucelle no Rio Douro e sobre a foz do rio espanhol Huebra, avistando-se a vastidão planáltica de Salamanca e Zamora, sendo também um local ideal para se observarem aves, sendo o caso do grifo ou abutre e o abutre do Egipto, símbolo do Parque Nacional do Douro Internacional. Mas estas aves voam muito alto, o que é aconselhável o uso de binóculos para as observar.

O Miradouro, é composto por parque de estacionamento, parque de merendas com mesas e parque para as crianças, é constituído por vários terraços ligados por escadas, até chegar aquele donde se consegue ter uma visão mais profunda sobre toda a vasta zona rochosa quer do lado português, quer do lado espanhol , bem como sobre o Rio Douro.

Ali existe também uma imagem de Nossa Senhora (Nossa Senhora do Douro) colocada ali no ano de 2002. A toda a volta existe um varandim para segurança dos visitantes, mas que requer sempre algum cuidado.

Este local é visitado por muita gente, quer por portugueses, quer mesmo por espanhóis. Falando em espanhóis, havia bastantes que tinham vindo a Portugal em visita, não deixando de subir a este miradouro.

Tendo conversado com alguns deles, mostrando-se interessados pelas fotografias que me viram fazer, onde lhes falei do blogue, dizendo-lhes que ai podiam ver estas fotografias e outras do nosso Nordeste Transmontano.

Depois de uns dedos de conversa despedi-me deles e logo de seguida segui para o carro, deixando assim este lugar para regressarmos a Freixo, onde ficariam os nossos amigos, enquanto eu e minha esposa regressamos a Vila Flor, depois de um dia cheio de aventuras.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Monte do “castelo” em Pereiros e Codeçais

Quem passa por Pereiros e Codeçais no Concelho de Carrazeda de Ansiães, dificilmente fica indiferente ao monte que mostram as fotografias, sendo este monte na aldeia de Codeçais, conhecido por "castelo".

Quem se desloca de Carrazeda de Ansiães em direcção a Pereiros e Codeçais, antes de chegar a Pereiros, encara logo de frente com este monte, composto por grandes monstros em granito, pois em toda essa zona envolvente, é predominante o granito, ai a justificação para a maioria das habitações, principalmente as mais antigas serem construidas em granito. Além destes monstros de granito existem giestas negrais ou maias, havendo também alguns pinheiros, mas poucos. Visto desde Codeçais, tem uma configuração um pouco diferente, sendo a subida a este monte mais acentuada, e desde a aldeia até bem perto do cimo do monte, existem terrenos agrícolas, mas os monstros em granito e alguns pinheiros continuam a persistir, bem como algumas cartinceiras e sobreiros.

Agora o porquê o nome de “castelo” dado a este monte pelas pessoas de Codeçais!? Na aldeia, falam de ali terem existindo Mouros. Será que existiu ali algum fortificado!? Bom que seria um bom lugar para tal, lá isso não há duvida, pois é bastante alto, conseguindo até mesmo ver-se doutros concelhos, o que facilitaria a observação de possíveis atacantes ao fortificado e defesa do mesmo. Também contam os mais antigos que ali existiria um buraco que daria passagem até à Sobreira do outro lado do Rio Tua. Histórias como esta estamos habituados a ouvir de vários locais, desde o aspecto mítico, histórico e até mesmo religioso, agora se é verdade ou não, fica a dúvida.

Bom nunca tive a oportunidade de explorar este monte, embora vontade não me falte. Espero um dia faze-lo e tentar descobrir algo, até lá, ficam aqui estas fotos do mesmo visto em diferentes perspectivas.

domingo, 13 de junho de 2010

Passagem pela aldeia do Nabo

Aquando da minha procura da Anta de N.ª Sr.ª da Rosa em Sampaio, de regresso a Vila Flor, decidi seguir a estrada até à Ponte da Junqueira e depois a estrada que segue para Vila Flor. Ao chegar ao cruzamento do Nabo, resolvi entrar dentro da aldeia seguindo pela estrada que liga o Nabo ao Arco, onde deparei com algumas cegonhas ou baldões, como mostra a postagem cegonhas ou baldões na aldeia do Arco.

O Nabo, é uma freguesia do Concelho de Vila Flor, a 260 metros de altitude e dista de Vila Flor sete quilómetros.

Depois de deixar o cruzamento, ao descer para a aldeia, cheguei a um determinado local onde tinha uma visão geral da aldeia, então decidi parar e fazer umas panorâmicas da mesma como mostra a primeira fotografia, onde se pode ver além do Nabo, outras duas aldeias um pouco distantes, o Castedo e a Vide, pertencentes estas duas ao Concelho de Torre de Moncorvo.

Voltei a entrar no carro e segui até à aldeia. A vontade de parar e fazer um passeio pela aldeia descobrindo os encantos da mesma era bastante, pois já tinha estado algumas vezes na aldeia do Nabo, mas nunca com o intuito de fotografar algo.

Mas como já se estava a aproximar a hora de almoço e tinha intenções de passar no Arco, decidi não parar para uma visita à aldeia. Vindo apenas a parar à saída da mesma, já na estrada que a liga à aldeia do Arco, para fazer mais umas panorâmicas da aldeia dum outro anglo, como se pode constatar nestas três últimas fotografias.
Com esta passagem pela aldeia, ficou a vontade de lá voltar e descobrir a aldeia, entretanto ficam aqui estas imagens com uma vista geral da mesma.