segunda-feira, 31 de maio de 2010

As maias

Durante os meses de Maio e Junho, quem passa pelo Concelho de Vila Flor e o Concelho de Carrazeda de Ansiães, depara com o amarelo da flor das mais.

No 1º dia do mês de Maio é hábito, colocar um ramo desta espécie de giesta nas portas ou janelas das casas, contra o mau-olhado, ou “para que haja fartura”.

Este tipo de giesta, também é conhecido por giesta-das-serras, giesta-amarela e giesta-negral. A sua floração. da-se entre Abril e Junho.

É um arbusto caducifólio, de ramos flexíveis, com folhas pubescentes constituídas por 1 a 3 folículos, flores amarelas, sendo o fruto uma vagem arredondada coberta por pêlos.

Este é o estado em que se encontram no mês de Julho, sem flor, mas com o tal fruto, vagem coberta de pelos.

Estas imagens, em que o fruto é visível, bem como as duas últimas foram captadas junto a estrada que liga Carrazeda de Ansiães a Pereiros.

É uma planta bem adaptada a ambientes muito expostos ao sol, que vive nas rochas, sendo o caso desta área envolvente aos Pereiros, onde os montes são constituídos por bastantes rochas.

As primeiras fotografias, foram captadas, junto da estrada que segue de Vila Flor para Vilas Boas, onde não há rochas mas é um terreno bastante descampado exposto ao sol. As imagens com o fruto, bem como estas últimas, como já referi anteriormente foram captadas junto à estrada ao descer para os Pereiros no concelho de Carrazeda de Ansiães, podendo-se assim ver estas duas fazes deste tipo de giesta, onde temos a fase de floração e a fase do fruto.

Mirandela e o Tua



Imagens captadas na cidade de Mirandela, junto ao Rio Tua.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Codeçais - Encantos da Natureza


Imagem captada no dia 23 de Maio em Codeçais no Concelho de Carrazeda de Ansiães, onde a natureza encanta.
A primeira fotografia tem as cores originais, enquanto na segunda alterei as cores, dando mais realce ao verde, pois achei interessante esta alteração de tonalidades.  Como os gostos não se discutem, deixo ficar aqui ambas.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Um olhar sobre Barca d'Alva e o Nordeste Transmontano

Estas panorâmicas com vista para Barca d'Alva, os Rios Douro e Águeda e os montes pertencentes aos concelhos de Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, foram tiradas no dia 3 de Abril de 2010, ao passar por Barca d'Alva, quando seguia para Almofala para a Caminhada - St.º André das Arribas.

Barca d’Alva é um lugar pertencente à freguesia de Escalhão, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, situada no Norte do distrito da Guarda, e inserida no Parque Internacional do Douro Natural. Junto à aldeia situa-se a fronteira com Espanha, aqui definida pelo curso dos rios Águeda e Douro.

Não pertencente ao Nordeste Transmontano, está ligada a este pela ponte sobre o Rio Douro, ligando assim os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo com os concelhos de Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

Mesmo fora do nosso Nordeste Transmontano, não deixamos de apreciar a sua beleza.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Igreja Matriz da Adeganha

Como referi na postagem Ao encontro do Santuário de Nossa Senhora do Castelo, não tive tempo para visitar a Adeganha, mas como no dia 22 de Maio, voltei ao Santuário Nossa Senhora do Castelo, desta vez, não podia deixar de visitar esta aldeia, mais propriamente a sua Igreja Matriz. Adeganha fica situada no cimo de um enorme morro altaneiro, nos confins da Serra de Bornes, que se ergue a grande altura sobre a vasta extensão do Vale da Vilariça. É uma freguesia do concelho de Torre de Moncorvo, donde dista cerca de 18Km, freguesia esta composta por: Adeganha, Estevais, Póvoa, Junqueira e Nozelos.

Um dos monumentos marcantes da adeganha, é a sua Igreja Matriz, Igreja de Santiago Maior. Foi edificada no século XII, sendo um templo com vários estilos conjuntos: religioso, românico, gótico, maneirista e barroco. Em 1944 foi considerada monumento nacional.

É composta por uma só nave, com capela mor mais estreita e baixa e sacristia no lado esquerdo. A fachada principal é composta por um arco apontado, existindo por cima deste uma cruz esculpida, do lado esquerdo existe um relevo que representa três mulheres e que segundo a tradição popular representa o parto. Nas paredes vêem-se pedras embutidas com figuras esculpidas em meio relevo, figuras grotescas de homens com orelhas ou focinhos de animais, lobos ou raposas.Na parte lateral do poente avulta a figura de um frade esculpida em baixo relevo. De cada lado abrem-se nas paredes sepulturas.

Como estava fechada não pude visitar o seu interior, mas por aquilo que pesquisei vim a saber que o interior conserva um conjunto ímpar de pinturas murais, possivelmente sobreposições de pinturas de épocas distintas, o que dificulta a sua leitura, algumas delas parecem ser medievais, outras renascentistas, mas só um estudo por especialistas o pode confirmar.

Esta visita à Adeganha, permitiu-me admirar a beleza desta Igreja, mas a Adeganha tem muito mais para visitar e explorar, que ficará para uma próximo visita.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mais uma visita à Sr.ª do Castelo

No dia 22 de Maio, voltei a fazer mais uma visita à Nossa Senhora do Castelo. Já no dia 14 de Março deste ano, tinha subido ao Santuário.

Desta vez, deparei com uma paisagem diferente, em que o amarelo, o roxo e o branco são predominantes. Ao longo do caminho deparei com várias flores campestres, entre as quais os lirios roxos e já junto do Santuário vi algumas açucenas, já quase a flurir.

Falar em açucenas, é já no próximo fim de semana (Sabádo), que se vai realizar a Festa das açucenas. Pois conta a Lenda: "Há já muitos, muitos anos, vinha para aqui guardar o rebanho uma pastorinha das redondezas. Logo que chegava, entrava na capela e rezava à Senhora do Castelo. Dava dó, a capela! Já chovia no altar. E as raposas acoitavam-se ali de noite. Um dia Nossa Senhora sorriu-lhe. Ficou a pastorinha muito assustada! Mas logo a Mãe de Deus a sossegou: "não tenhas medo, minha filha. Gosto muito das tuas visitas. E quero pedir-te um favor. Diz ás pessoas do Vale e da Fragada que venham rezar aqui e que me componham a capela". Perguntou a pastorinha como acreditariam nela. Mas logo a Senhora a sossegou prometendo um sinal.

Sr.ª Castelo (5)

Foi-se logo ela dali. E aonde não foi, mandou. No domingo seguinte muita gente veio cantar e rezar à Senhora do Castelo. Até o Sr. Padre. Com a estola e água benta, não fosse o Demónio tecê-las. Lamentavam todo o estado de abandono em que se encontrava a capela. E logo fizeram o peditório para a compor quanto antes. De repente gritou a pastorinha: "Olhem para o monte de São João". Todos olharam. Até as ovelhas! Foi tão grande o clamor, que ainda hoje, em certas alturas, ela ecoa pela Fragada fora. O monte de São João estava todo cobertinho de açucenas! E desde então, até ao dia de hoje, sempre ali floresceram em Maio..."

Sr.ª Castelo (2)

Depois de estar no Santuário, subi ao cimo do monte, junto da Capela de São João, chamado pelo povo de São Joãozinho, onde pude apreciar o vasto vale da vilariça, como mostram as imagens seguintes:


É esta a paisagem que se pode apreciar do miradouro da Capela de São João, onde olhamos o vasto vale até a vista se perder no horizonte.

Caminhada pelo Coração em Vila Flor (2)

Dia 22 de Maio, realizou-se em Vila Flor, mais uma Caminha pelo Coração, como tinha anunciado, na postagem Caminhada Pelo Coração em Vila Flor (1). Esta caminha, foi organizada pelo Centro de Saúde de Vila Flor /Núcleo de Doenças Cardiovasculares. A concentração, foi em frente à Câmara Municipal, e onde se juntou um grande número de participantes, como se pode ver no vídeo.
Quando soube do evento, tinha na ideia participar, mas como já tinha combinado para esse dia, um passeio fotográfico em virtude de um projecto fotográfico, não pude participar. Para aqueles que participaram e para aqueles que não participaram, tal como eu, deixo aqui este vídeo realizado pela LocalVisão Tv, que também poderá ser visto em: http://videos.sapo.pt/l5HyVu06UCTRcD45B1rS

sábado, 22 de maio de 2010

Junqueira - sepulturas abertas na rocha

A Junqueira anexa à freguesia da Adeganha, fica situada no Vale da Vilariça a cerca de 15 Km de Torre de Moncorvo.
Quem chega à entrada da aldeia depara no meio do cruzamento, com uma placa com o nome Junqueira, e uma pedra com alguns versos da autoria do Sr.º Pe. Joaquim Leite, gravados em azulejo, versos esses dedicados à aldeia da Junqueira. Ai mesmo, também se encontra plantado junco, pois o nome desta planta, poderá estar relacionado com o nome da aldeia, por isso acharam por bem ali o deixarem.

Nesta visita à Junqueira, daquilo, que vi, o que mais me chamou à atenção, foram as sepulturas abertas na rocha. Estas sepulturas, encontram-se nas fragas das Cevadeiras, junto ao caminho em terra batida que liga a Junqueira à Adeganha. Pois parece que ali existiu noutros tempos um cemitério romano, razão pela qual existirem ali tais sepulturas.

Quem segue da Junqueira para à Adeganha por esse caminho, um pouco depois da área habitacional, encontra-as à sua esquerda.

Assim que deixei o caminho deparei logo com estas imagens. Ao mesmo tempo, fiquei maravilhado e desapontado. Fiquei maravilhado e surpreendido por ali encontrar tais vestigios, por outro lado fiquei desapontado e intrigrado, por se encontrarem naquele estado.

Ali deparei com três sepulturas, duas delas estavam juntas e uma outra mais separada no meio de uns carrascos. Não sei se ali existe mais alguma ou não, pois não tinha muito tempo disponível para explorar o terreno, mas numa próxima visita ao local, procurarei melhor.

Pois é de lamentar, que vestígios destes, podendo ser considerados património Nacional, como são deitados assim ao abandono, ao esquecimento, e não há ninguém, Junta de Freguesia, Autarquia, que façam, algo por preservar estes achados.
 
Imagem no mapa

No Concelho de Torre de Moncorvo, tenho conhecimento, de existirem outras semelhantes, mas esquecidas tal e qual como estas na Junqueira, o que é lamentável.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vilas Boas - Festa da Ascensão do Senhor (2)

Afim de complementar a postagem anterior Vilas Boas - Festa da Ascensão do Senhor (1) , deixo aqui um vídeo com a procissão desde a capela de N.ª Sr.ª da Assunção até ao recinto/largo ao início do escadario. Aquando da sua chegada ao Largo, foi recebida ao som da Banda de Música de Vila Flor, seguindo-se depois a missa.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vilas Boas - Festa da Ascensão do Senhor (1)

Dia 16 de Maio, realizou-se em Vilas Boas/Cabeço de N.ª Sr.ª da Assunção, a Festa da Ascensão do Senhor.

Tendo estado presente não deixei de registar os momentos da procissão, em fotografia e vídeo, que mostrarei de seguida.