terça-feira, 30 de março de 2010

Vila Flor - Semana Santa 2010 (Via Crucis - Procissão)

Como referi na postagem anterior, a Semana Santa em Vila Flor começou no dia 28 de Abril, com a bênção e procissão dos Ramos e termina a 4 de Abril com a Visita Pascal. Em Vila Flor é com bastante emoção que se vive a Semana Santa. Ao longo de este periodo da Semana Santa, realizar-se-ão, várias actividades, representações e procissões relacionadas com a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Na noite do dia 28 de Março, às 21:00 horas, teve início a realização da Via Crucis, havendo representações da Crucificação e Ressureição em frente à Câmara Municipal, tendo sido o momento alto da noite, ao qual não pude estar presente por motivos pessoais, mas ainda cheguei a tempo de ver e filmar a procissão, que percoreu algumas ruas da vila, como se pode ver no vídeo.

domingo, 28 de março de 2010

Vila Flor - Semana Santa 2010

A Semana Santa em Vila Flor começa às 10:30 horas de hoje (Domingo de Ramos), com a bênção e procissão de ramos e termina no dia 4 de Abril com a Visita Pascal.

A Semana Santa é um período religioso, que celebra a morte e ressureição de Jesus Cristo para a salvação da humanidade.

A Semana Santa em Vila Flor, há semelhança de anos anteriores, é organizada e preparada pela Santa Casa e da Misericórdia de Vila Flor juntamente com a Paroquia S. Bartolomeu.

Ontem, passei em Frente à Câmara Municipal e reparei que andavam nos preparativos da Semana Santa, preparando o cenário em frente a esta para os festejos.

Depois passei pelo Rossio e onde parei para fazer umas fotografias da Igreja da Misericórdia, que achei muito bonita com os dois painéis colocados dos lados da porta principal, alusivos à morte e ressureição do Senhor.

Pois é na Capela da Misericórdia, que vai ter início a Semana Santa, com a bênção dos Ramos, seguindo a procissão dos mesmos, até à Igreja de S. Bartolomeu, onde será celebrada a missa dos Ramos.

De seguida passei pela Praça da República, vindo a parar junto da Capela de Santa Luzia, onde tem duas cruzes dos lados da porta principal.

Quem passa pelas ruas de Vila Flor, repara de imediato nos arranjos alusivos à Semana Santa. A Santa Casa da Misericórdia e a Paroquia de S. Bartolomeu, estão de parabéns por todo o trabalho magnífico, que têm feito em relação as festividades em torno da Semana Santa, trazendo à vila este espírito Pascal.
Para visualizar o Programa clique aqui

sábado, 27 de março de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pombal em Vila Flor

Dia 19 de Março, quando fui dar volta às lixeiras para fazer a Foto Reportagem do Limpar Portugal, dei com este pombal na Serra do Facho em Vila Flor.

Ao longo do concelho de Vila Flor, bem como em todo o Nordeste Transmontano, encontram-se inúmeros pombais, a maior parte deles sem utilidade, em constante abandono e em ruínas.
Este que encontrei na Serra do Facho em Vila Flor, é um dos muitos que estam desabitados, mas que ainda não está em ruínas.

Os pombais são construções com variadas formas e dimensões, tendo sido utilizados para a criação de pombos, permitindo assim a produção de carne e de estrume que servia de fertilizante para a agricultura.
Existem alguns na forma de ferradura e outros na forma circular como este das imagens. Como se pode ver na imagem, no seu interior existem inúmeras cavidades em pedra que proporcionavam o habitat dos pombos.

Ao longo do Nordeste Transmontano, encontram-se alguns que já foram recuperados, o que é de louvar, pois estas construções são um elemento emblemático da paisagem e do património do Nordeste Transmontano.

Momentos Primaveris


Para assinalar a Primavera, estação dos rebentos e das flores, aqui deixo esta linda margarida, fotografada em Maio de 2008, em Torre de Moncorvo, depois de umas gotas de água caídas do céu. Primavera que este ano teima em não ficar, para nos alegrar com o sol a brilhar sobre as flores predominantes nesta estação do ano.

Árvore do Centenário da República em Vila Flor



Vila Flor no dia 22 de Março, assinalou o Dia da Árvore e da República, plantando num dos jardins da Praça da República uma árvore, dominada de Árvore do Centenário. No local da cerimónia, para além dos funcionários da autarquia que procederam a plantação da árvore e à colocação de uma pedra com a designação: “Comemoração do Centenário da República” e o nome da árvore plantada (Quercus Rubra/carvalho americano), estiveram também presentes representantes do Município de Vila Flor, bem como uma turma da Escola EB2,3/S de Vila Flor, acompanhada pelo Professor de História Jorge Morais.

Fonte do Vídeo: LocalVisão TV

Sampaio - Ribeiro de Roios

No passeio que fiz até ao Cabeço de S. Pedro e Cabeço de Santa Cruz em Sampaio , no dia 22 de Março de 2009, desci ao longo do ribeiro de Roios, onde fiz estas lindas fotografias.




De certeza que este ano o ribeiro encheu mais, devido a ter chovido com mais frequência. Com o desejo de lá tornar e fazer algumas fotografias do mesmo, deixo aqui ficar estas fotografias de há um ano atrás.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Alma de Ferro - Grupo de Teatro de Torre de Moncorvo

O Grupo de Teatro "Alma de Ferro", vai apresentar a peça "O Velho Ciumento", às 21:30 no dia 27 de Março (Dia Mundial do Teatro), no Salão dos Proprientários na Freguesia de Felgar no concelho de Torre de Moncorvo.

Pombal de Ansiães - Dia Mundial do Teatro

Dia 27 de Março é o Dia Mundial do Teatro e Pombal de Ansiães vai comemorar o dia com:
- Teatro Infantil - "Pirralhos" de Vila Real
- Teatro Experimental Flaviense (TEF) de Chaves - "A Rainha Louca, o Riso e a Morte".

Pombal de Ansiães - Festa do Folar 2010

No dia 28 de Março, Pombal de Ansiães vai ter a Festa do Folar, onde irá actuar às 16 horas, o grupo de Cantares IPB (Bragança).

Espectáculo de Ilusionismo em Sampaio (2)

















Poderá também ver estas imagens no Blogue: À Procura de Sampaio

Carrazeda de Ansiães - 1.ª Mostra do Folar e Produtos da Terra

Nos dias 30 e 31 de Março vai decorrer em Carrazeda de Ansiães a 1ª Mostra do Folar e dos Produtos da Terra, promovida pela Urbeansiães. O Folar é o produto de eleição, mas também vão estar na Mostra outros produtos da terra: vinho , azeite, enchidos , entre outros. Pretende-se com esta Mostra promover e divulgar os produtos da terra e potenciar o desenvolvimento da economia local.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Exposição Alusiva ao Dia Mundial da Árvore em Torre de Moncorvo (2)

Afim de complementar a postagem anterior, aqui deixo as imagens da exposição alusiva ao Dia Mundial da Árvore, que esteve presente ao público na Praça Francisco Meireles em Torre de Moncorvo nos dias 22,23 e 24 de Março, com os trabalhos realizados pelos alunos do 1.º Ciclo e Jardins de Infância do concelho de Torre de Moncorvo.

No primeiro dia da exposição, os alunos na companhia de professores e funcionários, estiveram presentes na abertura da exposição, onde poderam ver os trabalhos por eles realizados dedicados ao Dia Mundial da Árvore.

Além de alunos, professores e funcionários, também estiveram presentes alguns Encarregados de Educação entre outros populares onde poderam admirar a criatividade dos trabalhos presentes.
Também para aqueles que não visitaram a exposição, deixo aqui alguns painéis, com os diversos trabalhos apresentados, entre árvores artificiais e algumas plantas naturais:





A exposição esteve presente na Praça Francisco Meireles nos dias 22, 23 e 24 de Março, estando no dia 24 , apenas presentes os carrinhos de mão. Pois todos os dias ao fim do dia os funcionários da Câmara Municipal encarregaram-se de retirar os trabalhos expostos, não permanecendo na praça durante a noite, evitando assim actos de vandalismo e voltando-os lá a colocar no dia seguinte.
Estes trabalhos iram ficar expostos na Biblioteca Municipal para quem os quiser apreciar.
Mais uma vez parabéns aos alunos, professores, funcionários e a todos que estiveram envolvidos nesta actividade escolar.

terça-feira, 23 de março de 2010

Exposição Alusiva ao Dia Mundial da Árvore em Torre de Moncorvo (1)

Exposição alusiva ao Dia Mundial da Árvore, a decorrer na Praça Francisco Meireles em Torre de Moncorvo nos dias 22 e 23 de Março, onde estam expostas árvores feitas pelos alunos das escolas do concelho de Torre de Moncorvo.

Espectáculo de Ilusionismo em Sampaio (1)

No dia 22 de Março, a noite na aldeia de Sampaio, foi animada com o Espectáculo de Ilusionismo Jack. O espectáculo teve início às 20:30 horas, em frente da Junta de Freguesia da aldeia.

Alguns populares começaram a juntar-se para assistir ao espectáculo, pois o Espectáculo de Ilusionismo Jack, já era conhecido de alguns do ano anterior. Além de a assistência não ser muita, o que é pena, pois os habitantes da aldeia deveriam ser mais receptivos a este tipo de eventos/espectáculos.

Os populares, quer alguns mais velhos, quer algumas crianças, foram convidados, a participar nalguns actos de magia, havendo alguma exitação, vou ou não vou... , mas acabando por ir, onde participaram com todo o entusiasmo e se divertiram, rindo e fazendo rir aqueles que assistiam. Mas o momento mais alto do espectáculo, foi quando entrou em acção o palhaço, fazendo algumas palhaçadas e interagindo com o público, onde fez rir miúdos e graúdos. É sempre agradável chegar à aldeia e deparar com um acontecimento destes, trazendo alegria à população, principalmente às crianças que vivem na aldeia, onde pouco ou nada têm para se divertir.

Parabéns a estes dois elementos do Espectáculo de Ilusionismo Jack, que alegraram a noite de Segunda-Feira na Aldeia de Sampaio.
Pena é, que só um pequeno número de populares tivesse assistindo ao Espectáculo.
Visite também o Blogue: À Procura de Sampaio , outro Blogue da minha autoria, exclusivamente respeitante à Aldeia de Sampaio no concelho de Vila Flor.

domingo, 21 de março de 2010

Limpar Portugal - ViLa Flor (O Momento Final/O Momento de Satisfação)

É com satisfação e com um sorriso no rosto, quando o grupo chega a este momento (O Depois). Terminamos com mais uma Lixeira! Contribuimos para um Portugal Mais Limpo!

sábado, 20 de março de 2010

Limpar Portugal - ViLa Flor no dia 20 de Março de 2010





Vila Flor teve o seu papel no LIMPAR PORTUGAL, onde um grupo de voluntários pôs mãos à obra terminando assim com algumas lixeiras do concelho e o resultado final foi como este da última imagem.
Parabéns a todos os envolvidos, pois todos contribuíram para um Portugal Mais Limpo.