quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Codeçais em Festa 2009

Codeçais, vai estar em festa no dia 8 de Dezembro, festa em honra de Nossa Senhora da Conceição. No dia 7 (Segunda-Feira), às 21 horas terá início o baile com o conjunto Tony Dance. No dia seguinte (Terça-Feira), às 13:00 horas, terá início a Eucaristia, seguida de Majestosa Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição.
Para relembrar a festa do ano passado é clicar aqui: Codeçais em Festa

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Codeçais no arame

Dia 21 de Novembro, foi passado por Codeçais. Saí de casa com ideia de dar um passei pelo termo da aldeia, aproveitar para procurar algumas sanchas e fazer umas fotografias. Passado dez, quinze minutos de pois de ter chegado, começou a chover e assim se manteve o dia todo.
Estavam os meus planos estragados. Mas como o bichinho está cá dentro a roer, não podia de deixar de fazer algumas fotografias.
Fica então aquí Codeçais registado no arame. Na primeira fotografia temos o resultado daquilo que a videira consegue fazer no arame e na segunda temos uma gota de água prestes a cair.
Mesmo em tempo de chuva, há sempre algo de interessante para fotografar.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Panorâmicas do Vale da Vilariça

Depois de tirar algumas fotografias em Pena Fria , no concelho de Carrazeda de Ansiães, passei pelo Vilarinho da Castanheira , onde também fiz algumas fotografias da aldeia.
De seguida deixei o concelho de Carrazeda e entrei no de Torre de Moncorvo, descendo em direcção à Foz do Sabor. Primeiro passei por Cabeça de Mouro seguinda de Cabeça Boa.

Ao descer da Cabeça Boa em direcção à Foz do Sabor, pode-se ver o vasto Vale da Vilariça, avistando-se as Cabanas de Baixo e bem lá ao fundo a vila de Torre de Moncorvo.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Casa Antiga em Pena Fria a Preto e Branco

Como admiro bastantante a fotografia a preto e branco, resolvi colocar as mesmas da postagem anterior, desta vez a preto e branco.
Para aqueles que apreciam a fotografia a preto e branco, espero que gostem.

Casa Antiga em Pena Fria

Como disse na postagem anterior (Burro em Fontelonga) , passeia então por Pena Fria, ontra aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães, onde tirei estas fotografias entre outras desta linda casa antiga em granito. Já em estado de abandono e degradada, não deixa de ser bastante fotogénica.

domingo, 15 de novembro de 2009

Burro em Fontelonga

Ao passar por Fontelonga, aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães, já a chegar à aldeia, deparei com um aldeão e seu burrico carregado de paus.
Foi então, que parei o carro e perguntei ao senhor, se podia tirar uma fotografia ao burrico, que achei interessante, uma vez que aprecio bastante esta especia de animal, mas o que me chamou mais a atenção foi a maneira como ele transportava uma carrada de paus. O senhor disse de eimediato, que sim, que podia fotografiar o burrico.
Depois de um certo número de fotografias tiradas e de um dedo de conversa continuei o meu caminho, passando por Penafria onde voltei a parar para fotografar uma casa antiga, já há bastante tempo desabitada, que mostrarei a seguir.

Panorâmica do Vilarinho da Castanheira

Fica aquí mais uma panorâmica do Vilarinho da Castanheira, freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Convento em Torre de Moncorvo


O Convento fica junto à estrada n.º 220 que liga Torre de Moncorvo ao Larinho.

Mirandela e o Tua




Fotografias: Junto ao rio Tua em Mirandela

Pare, Escute, Olhe


O documentário "Páre, Escute, Olhe", do realizador Jorge Pelicano, vai ser exibido em Mirandela no proximo dia 14 de Novembro às 17:00 horas.
Este documentário constitui "uma reflexão sobre o despovoamento e desertificação" provocados pelo encerramento progressivo da linha ferroviária do Tua, defendendo assim a preservação da Linha do Tua.



É de todo conveniente assistir a este documentário, pois vale a pena pela defesa da Linha do Tua.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cedro

Fotografia: cedro na Quinta da Ventosa em Torre de Moncorvo

Cogumelos

Na mais recente ida a Codeçais, deparei com estes cogumelos depois de entrar num dos pinheirais que rodeiam a aldeia. Nesta época do ano é normal as pessoas procurarem-nos, mas deve-se ter atenção, pois muitos deles são comestíveis, mas outros são tóxicos, podendo em alguns casos levar à morte.

domingo, 8 de novembro de 2009

Codeçais - Panorâmica

Vista panorâmica do Bairro Novo em Codeçais aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães, vendo-se também a a aldeia de Porrais e da Sobreira e sua serra, pertencentes ao concelho de Murça.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Albufeira do Azibo

A Albufeira Azibo encontra-se situada no concelho de Macedo de Cavaleiros. A paisagem protegida da albufeira do Azibo é constituída por um Parque de Natureza, com trilhos pedestres, uma praia fluvia ( primeira a ser distinguida com bandeira azul) e centro de interpretação.
É um local agradavel, belo e de uma enorme riqueza paisagística e biológica, servindo de refúgio para diversas aves e pequenos mamíferos.
Fotografias: Albufeira do Azibo vista do Centro de Natureza de Santa Combinha

domingo, 1 de novembro de 2009

Cores de Outono por Terras de Codeçais

Dia 31 de Outubro, numa ida a Codeçais, aproveitei, para registar algumas maravilhas, cores que a estação do ano em que estamos, que é o Outono nos proporciona.
Foi na ida para o Vale dos Olmos (nome dado ao local de alguns terrenos agricolas), que me despertou a infinidade de cores e os incontáveis matizes de verdes, marrons, amarelos, dourados, vermelhos e roxos que premeiam os campos e vinhas envolventes.



Os tons laranja-avermelhados das vinhas, são de encantar, bem como a cor de alguns frutos da época, pois os diospiros que encontrei pelo caminho, tinham uma cor deslumbrante.

Bem se pode dizer, que as cores do Outono são ouro, são fogo, são um deslumbre!

Diospiros em Codeçais

Diospiro de roer duma consistência mais dura e aguenta muito tempo na árvore.

Halloween

A Noite de 31 de Outubro é o Halloween ou Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural que não passou despercebido pelo Nordeste Transmontano, onde se vêm algumas abóboras com velas no seu interior.
Esta celebração começou na era pré-cristã. As pessoas acreditavam que no Halloween as almas dos mortos voltavam onde tinha vivido. Mas, hoje em dia, o Haloween não é uma celebração assustadora, é altura para divertimento. Há festas. As pessoas mascaram-se de bruxas e fantasmas.
Muitas casas, têm à porta da rua, lanternas de abóboras. A Abóbora é esvaziada e são feitos buracos para os olhos, nariz e boca, depois é acesso uma vela lá dentro.
Cá em casa não se fugiu à regra, lá estava uma abóbora na varanda com uma vela lá dentro.