terça-feira, 27 de outubro de 2009

Magusto Tradicional em Codeçais

A Associação Cultural e Desportiva de Codeçais, organizou um Magusto Tradicional para o dia 31 de Outubro, havendo uma actuação do Grupo de Cantares de Carrazeda de Ansiães às 19:30 horas e às 21:00 horás actuará o Grupo de Teatro de Pombal de Ansiães.
A Associação, tem feito um trabalho magnífico em torno da cultura e do desporto, não deixando perder as tradições antigas, bem como trazendo à aldeia a alegria e convivência entre populares.
Mais uma vez a Associação está de parabéns.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Casa de Campo em Sampaio

Casa de campo, bem perto da Sr.ª da Rosa no Vale da Vilariça em Sampaio. Ao longo do Vale da Vilariça, encontram-se outras semelhantes estando algumas ao abandono como esta. Serviam e ainda servem algumas para as pessoas que trabalham no vasto vale se arrecolherem de intemperes, mas a sua principal função seria para arrecadação de alguns utencílios da lavoura.

sábado, 3 de outubro de 2009

Cruzeiro em Vilas Boas

Numa passagem por Vilas Boas, chamou-me a atenção, este cruzeiro junto à Escola Primária. Todo ele em granito, tendo a base assenta sobre três patamares também em granito. Na base, destaca-se uma imagem em azulejo representando o fogo do Purgatório sob a forma de uma fogueira, onde as almas, com as mãos levantadas pedem auxílio dos santos como S. José, S.António entre outros, do anjo S.Miguel Arcanjo, de Jesus Cristo crucificado, da Virgem Maria e do Espírito Santo e pedem também às pessoas que por lá passam que rezem por elas, para poderem ir para o Céu.
Imagens como esta encontram-se também nas alminhas espalhadas pelas localidades e caminhos deste vasto Nordeste Transmontano.