quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Carrazeda de Ansiães - XIV Feira da Maçã e do Vinho

De 29 a 31 de Agosto, Carrazeda de Ansiães vai ser marcada por mais uma edição da Feira da Maçã e do Vinho. No dia 29 vai subir ao palco o Emanuel e no dia 30 os Irmãos Verdades e como acontece todos os anos vai haver uma grandeosa procissão com os padroeiros do concelho percorrendo algums ruas da vila, com início às 17:30 horas. Dia 31, são os Função Pública que irão encerrar a XIV Feira da Maçã e do Vinho.
Durante a feira irão estar representados alguns produtos regionais, bem como o artesanato da região, pelos vários expositores presentes na Feira.
É um evento a não perder, pois eu não irei deixar de estar presente pela experiencia que tive em anos anteriores, o que me agradou bastante.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Vila Flor em Festa – S. Bartolomeu

Vila Flor esteve em festa 22, 23 e 24 de Agosto em honra de S. Bartolomeu, mas o dia principal da festa foi dia 24, começando com a Alvorada com Salva de Morteiros às 8 horas da manhã e missa às 11 horas. Às 18 horas, as ruas da vila, encheram-se de uma enorme multidão de pessoas da vila, do concelho e concelhos vizinhos, bem como alguns emigrantes a passar férias.

Saíram 14 andores, qual o mais bonito, sendo o principal o de S. Bartolomeu. Às 18 horas deu-se então início à procissão saindo da Igreja Matriz o Andor do Sagrado Coração de Jesus e de S. Bartolomeu acompanhado pelos Bombeiros Voluntários, seguindo para o Largo do Rossio até à Igreja da Misericórdia, donde partiram os restantes andores, passando pela Av. Marechal Carmona, em direcção à Praça, seguindo pela rua da Fonte Romana, passando novamente pelo Rossio até à Igreja Matriz onde ficaram os andores do Sagrado Coração de Jesus e de S. Sebastião, enquanto os restantes já tinham seguido para a Igreja da Misericórdia. A procissão foi acompanhada pela Banda Filarmónica de Vila Flor, onde fez uma pequena actuação ao fim da procissão em frente a Igreja Matriz.

À noite deu-se continuação à festa com a actuação do grupo musical “Os Implacáveis Orquestra”, em frente à Câmara Municipal, animando a noite, onde alguns populares deram o seu pezinho de dança. À meia noite, juntou-se uma enorme multidão no recinto junto ao Cinema para admirar o grandioso fogo de artifício junto à Escola Secundária, encerrando assim mais uma festa em honra do S. Bartolomeu.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Linha do Tua em Poema

A conferencia de imprensa junto à Estação de Abreiro, começou por ser assinalada com um poema recitado por M.ª dos Anjos Azevedo Carneiro, o qual refere uma mensagem ao Sr. Primeiro Ministro: “Sr. Primeiro Ministro ouça bem o que lhe digo mande p’ra linha do Tua um comboio mesmo antigo”.

Poema

Resolvi ir viajar

E fui seguindo à toa

Fui à cidade do Porto

Depois segui para Lisboa

.

Sr. Primeiro Ministro

Ouça bem o que lhe digo

Mande p’rá linha do Tua

Um comboio mesmo antigo

.

Linha do Tua parada

Isto é o que se vê

Se Mirandela mandasse

Já andava a TGV

.

Linda paisagem do Tua

Que é linda e bela

E que o comboio venha

Do Tua a Mirandela

.

(Vieiro, 2009)

Por : M.ª dos Anjos Azevedo Carneiro

Último Acidente da Linha do Tua - Um Ano Depois

Dia 22 de Agosto relaizou-se uma caminhada na Linha do Tua da Estação de Abreiro até ao local do último acidente, do qual perdeu a vida uma passageira. Eu tive conhecimento deste evento através do Movimento Cívico da Linha do Tua, mostrando uma enorme vontade em participar, pelo gosto de caminhar na linha, por solidariedade às vitimas dos acidentes que surgiram na linha e por se asinalar o aniversário do último acidente da linha. Foi a COAGRET (Coordenadora de Afectados pelas Grandes Barragens e Transvases), organizadora da iniciativa. Os participantes nesta iniciativa concentraram-se junto a estação de comboio de Mirandela, partindo em transporte próprio ou em transporte público até ao Cachão, seguindo de autocarro até à Estação de Abreiro, onde se realizaria uma conferência de imprensa em jeito de denúncia dos responsáveis pela actual situação da linha do Tua, onde interviram várias entidades além da COAGRET, tais como o Movimento Cívico da Linha do Tua, o Bloco de Esquerda, a Quercos, os Verdes e o Chefe de Gabinete do Presidente de Mirandela, bem como alguns passageiros da viagem do último acidente na linha, em 22 de Agosto de 2008.

Depois de todas as entidades terem a palavra e serem entrevistadas pelos orgãos da comunicação social, inclusive os passageiros do último acidente presentes, deu-se então início à caminhada com rumo ao local do último acidente afim de ser colocado no mesmo uma coroa de flores em memoria da senhora falecida nesse tragico acidente do dia 22 de Agosto de 2008.

Dexamos a Estação de Abreiro ao som da gaita de foles por Daniel Conde do Movimento Cívico da Linha do Tua.
Fui acompanhado nesta caminha por Aníbal Gonçalves, um apaixonado pela fotografia e pela Linha do Tua, tendo criado um Blogue respeitante à Linha do Tua, intitulado "A Linha é Tua". No mesmo dia partimos de Vila Flor em direcção à Estação de Abreiro, onde chegamos pelas 1o horas, apreciando a paisagem de uma linha e de uma Estação paradas no tempo, à espera que um dia alí volte a passar uma composição sobre os carris. Além desta agradavel companhia, tive o prazer de conhecer pessoalmente alguns defensores da Linha e do Rio Tua, bem como alguns passageiros que seguiam na composição acidentada. Tive também o previlégio de conhecer Adriano Pereira, primo do Aníbal, também um dos passageiros, nesse dia trágico, que até aqui, só conhecia do blog "Ferrado de Cabões".

Ao longo desta caminhada, voltei a rever aquela paisagem magnífica que o rio e a linha nos proporcionam.

A partir da estação de Codeçais, tivemos a companhia do Adriano e de um amigo, que tinham vindo da Estação da Brunheda até Codeçais, acompanhando-nos depois até à Brunheda.
O calor fazia-se sentir, mas nem por isso deixamos de ter motivação e força nas pernas para continuar a nossa caminhada em memória daqueles que perderam a vida nesses trágicos acidentes e lutando pelo não encerramento da linha.

Chegamos à Brunheda pelas 13 horas, onde almoçamos na quinta do antigo chefe da estação da Brunheda (agora pertença do seu neto Mário Sales de Carvalho).

Depois do almoço, foi altura de nos deslocarmos ao local do acidente, onde foi colocada uma coroa de flores no centro da linha pelos passageiros participantes, que seguiam na composição acidentada a 22 de Agosto do ano passado, em memoria da vitima mortal nesse tragico acidente, Olema Barros.

Esta iniciativa foi levada a cabo de forma a homenagear as vítimas mortais dos acidentes que ocorreram na Linha do Tua, apurando responsabilidades, bem como defender o melhoramento da linha e não a deixar num abandono constante, realçando a sua importância a nivel turístico da região de Trás-Os-Montes, defendendo também o seu prolongamento até Puebla de Sanábria, com ligação às linhas de alta velocidade de Espanha.
Ainda durante a conferencia de emprensa, foi dito por alguns representantes, a falte de uma politica correcta por parte de alguns autarcas da região relativamente à situação em que se encontra hoje a Linha do Tua, nada fazendo para a sua preservação e o não encerramento da mesma.
Posteriormente colocarei um video, onde constará a intervenção por parte dos representantes das diversas entidades presentes, entrevista a passageiros da composição acidentada no dia 22 de Agosto de 2008, bem como alguns momentos ao longo da linha, almoço e colocação da coroa de flores no local do último acidente na Linha do Tua.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Codeçais - II Raid BTT "Socalcos do Tua"

A Associação Cultural e Desportiva de Codeçais, organizou, o II RAID BTT, intitulado “Socalcos do Tua” a realizar no dia 06 de Setembro de 2009, tendo como principais intenções a divulgação de Codeçais, da região Trás-os-Montes e Alto Douro e a prática do desporto.

Mais informações, como Ficha de Inscrição, Regulamento e Mapa do percurso, estão disponíveis em: http://acdcodecais.blogspot.com/

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Comunicação ao país e passeio pedestre pela Linha do Tua

A COAGRET-Portugal propõe a todas as organizações idóneas da sociedade civíl, em particular aquelas que já tiveram intervenção no caso da linha do Tua que se unam em torno desta acção, a realizar no próximo sábado, dia 22 de Agosto de 2009.

Comunicação ao país e passeio pedestre pela linha do Tua
- 09h30 - concentração junto a estação de comboio de Mirandela, rumo à estação de Abreiro/Vieiro
- 09h37 - partida em transporte próprio ou em transporte público (Metropolitano para o Cachão onde se embarca no transporte complementar)
- 10h30 - conferência de imprensa em jeito de denúncia dos responsáveis pela actual situação da linha do Tua. Intervenção breve de todos os colectivos representados, segundo estrutura definida
- 11h00 - início da marcha rumo a estação da Brunheda e romagem simbólica ao local do último acidente ocorrido na linha do Tua
- 13h00 - almoço volante
Para mais informações, contactar:
Pedro Felgar Couteiro
COAGRET-Portugal
https://coagret.wordpress.com/
coagret.pt@gmail.com
Estação de Caminhos de Ferro de Mirandela, 4
5370-408 MIRANDELA
PORTUGAL
telm.COAGRET: (+351) 969761301

Fotografia: Estação de Abreiro

Vila Flor - Festas em honra de S. Bartolomeu

Vila Flor, vai estar em festa de 22 a 24 de Agosto, festas em honra de S. Bartolomeu, padroeiro da vila.
Para consultar o programa é só clicar na imagem do mesmo.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Por do Sol sobre Vilas Boas

Nossa Senhora da Assunção em Vilas Boas

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção em Vilas Boas, dia 15 de Agosto, volteu a encher, como é costume todos os anos. O andor de Nossa Senhora da Assunção é carregado por cerca de 50 pessoas, num percurso de 2 Km, desde a aldeia de Vilas Boas até ao Santuário, sendo a sua chegada saudada por milhares de pessoas, assistindo-se depois à missa no largo ao fundo do escadario.

domingo, 9 de agosto de 2009

Movimento ao rubro na Foz do Sabor

Na época do Verão, na Foz do Sabor - Concelho de Torre de Moncorvo, o movimento é ao rubro.
Nesta altura de férias a Praia Fluvial da Foz do Sabor, é procurada por um grande número de pessoas, procurando descansar, apanhar uns banhos de sol e dar um mergulho nas águas do Douro. Há mesmo quem fique acampado por uns dias.
Também se vê um grande movimento de barcos de passeio ao longo do Rio Douro, passando pela Foz do Sabor.
É sem dúvida, um local magnífico para passar um dia ou mesmo alguns dias de férias.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Codeçais - Escola Primária

Depois de um visitante do Blogue, natural de Codeçais, mas longe da sua Terra Natal, me ter pedido para colocar algumas fotografias da Escola Primária, eu não podia deixar de o fazer. Como no dia do Passeio Motar realizado em Codeçais, me lembrei fazer umas fotografias da escola, veio mesmo a proposito.
Esta, é a porta de uma escola, por onde passaram, tantos meninos, de uma aldeia do Nordeste Transmontano, que aquí aprenderam a ler e a escrever, brincaram e fizeram amizades.
Hoje, não se abre mais! Está fechada como tantas outras, à espera que um dia volte a entrar alegria por ela, como aquela que se fez sentir pelas crianças que por ela um dia entraram e sairam e hoje a recordam com saudades.

Neste pátio, houve brincadeiras e algazarras pelos meninos que um dia por aquí passaram. Não havia erva que cresce-se. Hoje encontra-se um recinto com erva e num silencio constante, não se houvem mais os gritos de felicidade dos meninos a brincar e a correr.

É mais uma, como muitas por esse pais fora, encerradas por falta de alunos. Ficam assim praticamente ao abandono, esquecidas no tempo.

domingo, 2 de agosto de 2009

O azul e o verde no Sabor

A beleza do Rio Sabor, bem perto da Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, onde o azul do rio e do céu se mistura com o verde das vinhas, dos choupos e toda a vejetação envolvente.

Vista Panorâmica da Linha do Tua


Duas lindas panorâmicas da Linha do Tua entre o Vilarinho das Azenhas e o Cachão.

sábado, 1 de agosto de 2009

'Fim de Linha' - Reportagem Especial da SIC

O Movimento Cívico pela Linha do Tua, enviou-me um mail com os licks para a reportagem que a SIC, apresentou dia 30 de Julho, especial "Fim de Linha". Eu vi na televisão, mas para quem não viu, fica aqui o video dessa reportagem, onde mostra o que se tem feito em Espanha com as linhas de comboio de via estreita, ao contrario de Portugal, que ficam num constante abandono. Em Espanha são aproveitadas para turismo, o mesmo deveria acontecer em Portugal, o caso das linhas de via estreita no norte do pais, que têm encerrado e outras em vias disso, como a Linha do Tua, tão falado nos últimos tempos, tudo por causa da construção de uma barragem. Vai-se assim um património de longa duração, ficando no esquecimento. Deveria de ser aproveitado para turismo, pois a minha opinião, é que o turismo é uma das formas de desenvolvimento do Nordeste Transmontano. E essa paisagem magnífica que a Linha e o Rio Tua nos proporcionam, deixará de ser apreciada. Vamos apostar no Turismo, não deixando ao abandono uma das formas de o proporcionar, que é manter as linhas de via estreita em funcionamento.