quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Neve em Vila Flor

Depois do gelo veio a neve.
Após uma tentativa no mês de Novembro, mas sem efeito, desta vez a neve pegou mesmo. No dia 27 de Dezembro, levantei-me e fui à janela e deparei com um pequeno manto de neve na rua. Ainda cairam uns pequenos flocos de neve, mas logo começou a chover, acabando assim com essa beleza que todos estavamos à espera.
Esperamos que a neve volte a Vila Flor com força. Já não vamos ter esse prazer no ano de 2008, mas esperamos que ainda no início de 2009 ela volte para nos alegrar.

Bom Ano de 2009

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Natal gelado

Este Ano o Natal foi passado com a família em Sampaio. De manhã levantei-me e fui à janela do quarto e fiquei maravilhado com o que vi, tudo estava branquinho coberto de gelo, não havia praticamente vegetação que não estive-se coberta de gelo. Já há alguns dias quem passa por Sampaio que pode apreciar este cenário. Mas dia de Natal estava de mais.

Prepareime então para uma caminhada a pé, pelas redondezas da aldeia, claro sem esquecer a máquina fotografica, pois de certeza iria encontrar algo de interessante que merecesse a pena fotografar.
.


Passei por olivais onde as oliveiras estavam cobertas de gelo. A maior parte da azeitona já está cozida do gelo. No tronco das oliveiras nem as teias de aranha escaparam ao gelo, o que as tornava esplendidas, parecendo uma renda feita por alguém.
Fui-me desviando da aldeia em direcção à floresta de eucaliptos, que fica bem no cimo da aldeia, donde se pode avistar grande parte da aldeia. Neste dia apenas dava para ver meia duzia de casas, pois o nevoeiro não permitia avistar a aldeia na sua totalidade.




Desde campos de cultivo a vejetação selvagem, que não deixei de ficar maravilhado com as maravilhas que o gelo nos proporciona. Os gaimões que encontrei estavam esplendidos, pois na ponta parece que tinham uma flor de veludo. Lindo de se ver!




Depois de algumas 2 horas regressei a casa, pois o frio apertava e era tanto que até o cabelo chegou a ficar congelado.
Tivemos assim este ano um Natal bem gelado e frio.
Frio este que parece querer continuar.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Frio (nevoeiro e gelo à mistura)

É este o cenário, que encontra quem desce de Vila Flor pra Sampaio. Parece um enorme manto de neve que cobre os campos de branco, mas é gelo, o qual permanece há ja alguns dias e parece querer continuar, além do nevoeiro que se mantem durante o dia, nao permintindo que o sol brilhe sobre os campos.

É nesta época do ano que se apanha a azeitona, mas nestas condições torna-se quase impossivel, pois o gelo não o permite, uma vez que as oliveiras estão cobertas de gelo. Se assim continuar vai ter que se esperar para dar continuidade à apanha da azeitona.


Este cenário além de magnífico que é, torna-se perigoso para quem trabalha no campo e para quem conduz nas estradas.
Parece que vamos ter um Natal bastante frio, com gelo e nevoeiro à mistura, nas aldeias da Vilariça.
Que seja um Natal cheio de calor humano na companhia de quem mais desejarmos!

Dias de Nevoeiro em Torre de Moncorvo

É este o cenário com que deparamos em dias de Outono em Torre de Moncorvo.
Parece que o mar vai engolir esta vila do Nordeste Transmontano.

Amanhecer no Vale da Vilariça

Na madrugada de Sabado, dia 20 de Dezembro, pelas 7:3o horas, a descer de Vila Flor pra Sampaio, deparei com este cenário maravilhoso. Parei o carro e tirei umas fotos ao Vale da Vilariça coberto de nevoeiro, o que já é costume encontrarmo-lo assim em dias de Outono e Inverno. Tem estado assim já a alguns dias este cenário e parece continuar. Pois para quem passa por alí todos os dias como eu, já não é novidade. Torna-se perigoso para quem conduz de Vila Flor em direcção a Torre de Moncorvo, que tem que enfrentar o nevoeiro e o gelo.
Mas quem por alí passa fica fascinado com estas imagens.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Época Natalícia - 2008

Vem aí mais um Natal.
É este o cenário que encontramos nas ruas em Época Natalícia.
É uma época linda em que este tipo de iluminação enche de extrema beleza as ruas das nossas vilas.

VILA FLOR E TORRE DE MONCORVO EM ÉPOCA NATALÍCIA











BOM NATAL!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Codeçais em Festa

Dia 8 de Dezembro, Festa em Codeçais em honra de Nossa Sr.ª da Conceição, Padroira de Portugal e desta aldeia do Nordeste Transmontano.
É com enorme entusiasmo que as gentes da terra preparam a festa. É a única festa na aldeia. Ao contrario de muitas outras festas que acontecem na altura do Verão, aqui em Codeçais, é bem no tempo frio.


Este dia é de festa em Codeçais. As pessoas da aldeia vivem este dia com grande alegria e devoção, em que grande parte das gentes que sairam da aldeia à procura de um modo de vida melhor noutros pontos do país ou mesmo no estrangeiro, regressam à sua terra natal, para festejar este dia junto dos seus familiares.

As pessoas assistem à missa celebrada por o Senhor padre com o máximo de atenção e devoção, em que os homens da terra ficam juntos ao altar mor, como é tradição nesta aldeia. Este ano o coro foi acompanhado ao som da viola, o que tornou a celebração eucarística mais emotiva.
No final da missa, é feita uma procissão pelas ruas da povoação, em que saem a cruz, as lanternas, os estandartes e três andores, em que o principal é o de Nossa Sr.ª da Conceição.

As pessoas seguem a procissão, com grande entusiasmo e devoção a Nossa Senhora, rezando e cantando, sendo também acompanhada ao som da banda filarmónica.





Andor de Nossa Senhora da Conceição à saida da igreja




















Passagem pelo cruzeiro da aldeia
















Os andores, estavam lindos, muito bem enfeitados, com flores e outros arranjos. Uma das coisas que me chamou à atenção foi o andor de Santo António que lavava pão (moletes).

















Andor de Santa Eufémia











Depois de percorridas as ruas, a procissão regressa à igreja, onde o Sr.ª Padre da por encerrada a celebração eucarística.

Então as pessoas saem e ficam no adro da igreja, onde se preparam para a arrematação das ofertas, que se entregaram durante a missa.

















Ofertas entregues






Preparou-se uma mesa em frente à igreja com as ofertas, onde um membro da Comissão de Festas começou por as "arrematar", onde as pessoas mandavam dinheiro pelas mesmas, em que uns mandavam menos e outros mais, depois de "dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe....,duas e meia, três, está entregue". Como acontece em todas as arrematações a maior parte das ofertas nao vale o dinheiro que se manda, mas neste caso vale sempre, as pessoas tentão chegar sempre ao valor mais alto, pois este dinheiro como elas dizem é pra santa, por isso vale sempre a pena.

Terminada a arrematação, as pessoas voltam às suas casas, mais realizadas e cheias de alegria.

Pois chega assim mais um final de festa, em que familiares vindos de fora se despedem para regressar a suas casas, pois pro ano voltarão concerteza.



Parabéns à Comissão de Festas e às gentes de Codeçais.



Daqui a um ano lá estaremos novamente a adorar a Nossa Senhora da Conceição.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Vila Flor em dia de chuva

No dia 6 de Novembro de 2008, esteve um dia de chuva em Vila Flor. Por final da tarde fui dar um passeio até à Sr.ª da Lapa (capelinhas) Chegando à Sr.ª da Lapa, tinha acabado de chover, aparecendo de seguida algum nevoeiro no ar, proporcionando uma imagem esplendida da vila e seus arredores.
Como quando saio de casa é costume levar sempre a minha sony comigo, tirei então algumas fotos, pois ao ver tais imagens nao consegui resistir a um click.



Na foto que se segue pode-se ver quase totalidade da vila, depois da chuva ter termindado.



Já há algum tempo que não apreciava tais imagens. Fiquei maravilhado por tal beleza. Pois o cabeço da Sr.ª da Lapa em Vila Flor proporciona-nos imagens esplendidas, é um lugar donde podemos avistar uma enorme área até a nossa vista se perder no horizonte.