segunda-feira, 21 de julho de 2008

FREIXIEL - VISTA PANORAMICA

Freixiel é uma das maiores freguesias do conselho de Vila Flor, contando com cerca de 900 habitantes, divididos por três aldeias: Freixiel, Folgares e Vieiro. Situa-se no extremo oeste do concelho de Vila Flor, já próximo do rio Tua, num vale rodeado de montanhas por todos os lados.
O pelourinho que existe no Largo é o símbolo da autonomia administrativa que Freixiel gozou enquanto concelho, desde o século XII até 1836, altura em que as reformas liberais ditaram que fosse integrado no concelho de Vila Flor. Também aí existe uma forca, onde era praticada a justiça concelhia, embora o povo diga que nunca foi usada.
Realizam-se anualmente quatro festas: As Maias, entre Maio e Junho; a festa em honra de Santa Maria Madalena a 22 de Julho; na segunda semana de Agosto a de Nossa Senhora do Rosário; e no segundo domingo de Setembro a festa dedicada a Santa Bárbara.

MONTES ( De Codeçais a Folgares)











sexta-feira, 18 de julho de 2008

ZEDES



















A Anta de Zedes, também conhecida pelo nome de Casa da Moura, data provavelmente do III milénio a. C. e é constituída por uma câmara poligonal, de grandes dimensões, composta por nove esteios imbricados, sobre os quais assenta a laje de cobertura. A sua entrada, virada a este, é marcada pela existência de um "vestíbulo", constituído por duas lajes, baixas, colocadas no solo segundo o seu lado maior. Existem vestígios de pinturas a vermelho num esteio, com representações estilizadas de figuras humanas e de uma serpente encimadas por um báculo. A laje de cabeceira apresenta na face externa motivos gravados, constituídos por sulcos e covas. Nas escavações efectuadas foram recolhidos dois fragmentos de cerâmica manual e uma faca em sílex.
Acesso: Estradão a partir da EM Carrazeda de Ansiães - Zedes. Encontra-se bem sinalizada partir da estrada.